África y art brut en el siglo XXI
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Jean Dubuffet
Arte bruta
Arte marginal
Arte folclórica
Estética afro-brasileira

Como Citar

MÉNDEZ SÁNCHEZ, José Emmanuel. África y art brut en el siglo XXI: una reflexión desde los márgenes. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 495–513, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8664898. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664898. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo explora os aspectos particulares da chamada art brut no que diz respeito às expressões artísticas de raízes africanas. Em princípio, as artes plásticas do continente negro influenciaram o projeto do pintor francês Jean Dubuffet, que reconheceu seus valores "primitivos" ou "selvagens", equiparando-os às criações feitas por pacientes de hospitais psiquiátricos. A crítica a essa categorização herdada do colonialismo europeu é complementada por uma breve revisão das variações teóricas mais recentes conhecidas como outsider art e folk art, que retomam as obras de afrodescendentes oriundos de contextos tão díspares como Cuba, Gana ou Benin, e lhes impõem seu sentido de globalização. Já no século 21, o Brasil é um caso peculiar, pois embora esteja inscrito no circuito comercial da arte bruta, também tem uma tradição própria de arte psicoterapêutica. Ao focar na análise estética e cultural das obras de dois criadores afro-brasileiros marginais (Antônio Roseno de Lima e Arthur Bispo do Rosário), que realizaram projetos importantes em condições adversas e motivados por razões diversas, conclui-se que a expressão criativa é também um ato de resistência que não deve se limitar às fórmulas dadas pela história da arte ou pela rede institucionalizada.

https://doi.org/10.20396/modos.v6i1.8664898
PDF (Español (España))

Referências

ACHA, J. Juan Acha: Despertar revolucionario. México: MUAC, 2017.

BAUDRILLARD, J. El sistema de los objetos. México: Siglo XXI, 1969.

CABAÑAS, K. A contemporaneidade de Bispo. ARS, año 16, n. 32, 2018, São Paulo, pp. 87-120. Disponible: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/143624

CABAÑAS, K. O monolinguismo do global. O que nos faz pensar, v. 26, n. 40, enero-junio 2017, Río de Janeiro, pp. 119-134. Disponible: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/552

CAMPOS, M. (org.). Um canto, dois sertões. Bispo do Rosário e os 90 anos da Colônia Juliano Moreira. Río de Janeiro: Azogue, 2016.

DANTAS, M. Arthur Bispo do Rosário. A poética do delírio. São Paulo: Unesp, 2009.

DEPESTRE, R. Saludo y despedida a la negritud. En Moreno Fraginals, Manuel (relator). África en América Latina, México: Siglo XXI, 1977.

DIXON, A. Arabe au burnous. Art Bulletin of Victoria, n. 23, mayo de 1982. Disponible: https://www.ngv.vic.gov.au/essay/jean-dubuffet-arabe-au-burnous/

DUBUFFET, J. Cultura asfixiante, Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 1970.

DUBUFFET, J. El hombre de la calle ante la obra de arte. Madrid: Debate, 1992.

EINSTEIN, C. Georges Braque. Bruselas: La Part de l’Oeil, 2003.

FAUCHERAU, S. (ed.). En torno al art brut. Madrid: Círculo de Bellas Artes, 2007.

GREAVES, B. Dream the rest. On the mistery and vernacular modernism of Felipe Jesus Consalvos, cubamerican “cigarmaker, creator, healer and man”. Tesis de maestría en Arte, University of North Carolina, 2008. Disponible: https://deathrayboogie.files.wordpress.com/2008/05/dream-the-rest-greaves-thesis-formatted-with-images-lr1.pdf.

HIDALGO, L. Arthur Bispo do Rosário. O senhor do labirinto. Río de Janeiro: Rocco, 2011.

MARTÍ, J. Carta inconclusa a su amigo Manuel Mercado (18 de mayo de 1895). Diario Granma, n. 138, 18 de mayo de 2010, La Habana. Disponible: http://www.granma.cu/granmad/2010/05/18/nacional/artic01.html

MELLO, L. Flores do Abismo. Imagens do inconsciente, Mostra do Redescobrimento. Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais/Fundação Bienal de São Paulo/Takano Editora, 2000.

PORTO, G. Antônio Roseno de Lima, fotógrafo e pintor. Revista Studium, São Paulo, primavera de 2001. Disponible: http://www.studium.iar.unicamp.br/sete/6.html

YÉBENES ESCARDÓ, Z. Travesías nocturnas: ensayos entre locura y santidad. México: UAM/Anthropos, 2011.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 José Emmanuel Méndez Sánchez

Downloads

Não há dados estatísticos.