Travessias atlânticas e “arte negra”
PDF

Palavras-chave

Arte negra
História da arte
Coleções
Exposições
Colonialidade

Como Citar

O’NEILL , Elena. Travessias atlânticas e “arte negra”: contextos, coleções e desafios . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 175–200, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667206. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8667206. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Protestos contra o racismo, derrubada de estatuas de traficantes de escravos, requisições e promessas de restituição de artefatos africanos aos seus países de origem por parte de museus europeus foram alguns dos eventos que tiveram lugar em 2020. Mais recentemente, vários monumentos e memoriais que valorizavam o colonialismo europeu foram vandalizados ou derrubados na Colômbia no meio de protestos contra a atual administração; o ataque ao monumento a Borba Gato no bairro de Santo Amaro em São Paulo é mais um na lista de ações contra símbolos coloniais. No contexto de persistência das doutrinas sobre desigualdades raciais, esses eventos tornam necessário pensar algumas exposições com maior profundidade. Este artigo analisa algumas exposições de “arte negra” em Nova York e Montevidéu como exemplos da construção de um olhar estetizante, nem neutro nem espontâneo. Essa perspectiva construída foi forjada no início do século 20, no contexto de uma África colonizada, por meio de ações concretas e deliberadas iniciadas por um pequeno grupo de artistas de vanguarda, críticos, colecionadores e marchands. Sua responsabilidade na escolha das obras, nas exposições que organizaram e nas obras que publicaram, aponta para uma construção do “cânone” das artes africanas que sobrevive no Ocidente até hoje.

https://doi.org/10.20396/modos.v6i1.8667206
PDF

Referências

AMROUCHE, P. La Collection Pierre et Claude Vérité – un chef-d’oeuvre inconnu. In: Collection Vérité. Paris: Trocadero, 2006, p. IV-XL.

APOLLINAIRE, G. A propos de l’art des noirs. In: APOLLINAIRE, G.; GUILLAUME, P. Sculptures nègres. Paris: Paul Guillaume, 1917. Disponível em: http://www.tribalartreference.com/Early%20writings/Guillaume%20Apollinaire,%20Sculptures%20n%C3%A8gres_1917.pdf. Acesso em : 10 jul. 2021.

BIRO, Y. African Art, New York and the Avant-garde. Exhibition overview, Tribal Art. Special Issue nº 3. Arquennes: Primedia, 2012.

BIRO, Y. Charles Sheeler’s Photographic Album of the John Quinn Collection: A Window onto the African Art Market in New York before 1920. In: GROSSMAN, W. Man Ray: African Art and the Modernist Lens. Washington, D.C.: International Arts & Artists, 2009, p. 33-34 e 57-59. Disponível em: https://www.academia.edu/178155/Charles_Sheeler_s_Photographic_Album_of_the_John_Quinn_Collection_A_Window_onto_the_African_Art_Market_in_New_York_before_1920. Acesso em: 31 jul.2021.

BUCK-MORSS, S. Hegel, Haiti and Universal History. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2009.

CARDOSO, R. Churrasquinho de Borba Gato. Pessoa, Lisboa e São Paulo, 26 set. 2021. Disponível em: https://revistapessoa.com/artigo/3345/churrasquinho-de-borba-gato?fbclid=IwAR03WzZMe4nT98d5heN7wYJXdMWhhywEokazRTfs2NF-vJvFWqw7ouZLZNI. Acesso em: 26 jul. 2021.

CARVALHO, J. J. de. La diáspora africana em Iberoamérica. Série Antropologia nº 402. Brasília: UnB, 2006. Disponível em: http://www.dan.unb.br/images/doc/Serie402empdf.pdf. Acesso em: 20 ago.2021.

CHAULET ACHOUR, C. Ces statues qui font l’actu: Victor Schœlcher en Martinique. Diacritik, L'Haÿ-les-Roses,10 juin 2020. Disponível em: https://diacritik.com/2020/06/10/ces-statues-qui-font-lactu-victor-schoelcher-en-martinique/. Acesso em: 15 ago. 2021.

COMITÉ SCHOELCHER (ed.). Le monument Schoelcher à la Martinique: inauguration de la statue du libérateur de la race noire. Fort-de-France: Henri Absalon Éditeur, 1905. Disponível em: http://mediatheques.collectivitedemartinique.mq/Default/doc/SYRACUSE/172139/le-monument-schoelcher-a-la-martinique-inauguration-de-la-statue-du-liberateur-de-la-race-noire-oeuv?_lg=fr-FR. Acesso em: 20 ago. 2021.

CONDURU, R. Arte da África. Criação crítica, Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 30, p. 118-127, 2015.

CORBEY, R. Arts premières in the Louvre. Anthropology Today, London, v. 16, n. 4, p.3-6, 2000. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2678303. Acesso em: 24 ago. 2021.

DOGBE, B.K. The influence of African sculpture on British art, 1910-1930. 1988. Tese (Doutorado em Filosofia) – Department of Art History, Saint Andrews University, St. Andrews, 1988. Disponível em: https://research-repository.st-andrews.ac.uk/handle/10023/7118. Acesso em: 15 jul. 2021.

EINSTEIN, C. Negerplastik [1915]. In: O’NEILL, Elena; CONDURU, Roberto (orgs.). Carl Einstein e a arte da África. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015, p. 26-77.

FERRARI, G. El arte africano y el MuHAr. In: Arte Negro 50 + 50. Montevideo: BMR Productora Cultural, 2019, p. 11-13.

FLAM, J.; DEUTSCH, M. Primitivism and Twentieth-Century Art: A Documentary History. Berkeley: University of California Press, 2003.

GOMBRICH, E. Hegel e a história da arte [1977]. Gávea, Rio de Janeiro, n. 5, p.57-72, 1988.

GUILLAUME, P. Opinions sur l’art nègre, Action, Paris, n. 3, p. 23-26, avril1920. Disponível em : https://bluemountain.princeton.edu/pdfs/periodicals/bmtnaab/issues/1920/04_01/bmtnaab_1920-04_01.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.

LEIRIS, M. Les nègres de l’Afrique et les arts sculptureaux, L’originalité des cultures. Paris: Unesco, 1953, p. 368-369. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000161118/PDF/161118freo.pdf.multi. Acesso em: 10 jul.2021.

McEVILLEY, T. Doctor Lawyer, Indian Chief, Artforum, New York, v. 23, n. 3, p.54-61, nov. 1984. Disponível em: https://www.artforum.com/print/198409/on-doctor-lawyer-indian-chief-primitivism-in-20th-century-art-at-the-museum-of-modern-art-in-1984-35322. Acesso em: 28 jul. 2021.

NEUMEISTER, H. Carl Einstein’s Negerplastik. Early twentieth century avantgarde encounters between art and ethnography. 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculty of Arts, Design and Media, Birmingham Institute of Art and Design, Birmingham City University, Birmingham, 2010. Disponível em: http://www.open-access.bcu.ac.uk/4911/. Acesso em: 28 jul. 2021.

QUIJANO, A. Raza, etnia y razón em Mariátegui. In: Cuestiones y horizontes: de la dependencia histórico-estructural a colonialidad / descolonialidad del poder. Buenos Aires: Clacso, 2014.

QUIJANO, A. Que tal raza! Ecuador Debate. Etnicidades e identificaciones, Quito, n. 48, p. 141-152, dic. 1999. Disponível em: https://www.alainet.org/es/articulo/104865. Acesso em: 15 jun. 2021.

SCHEELER, C.; ZAYAS, M. African Negro Wood Sculpture. New York: Marius de Zayas Gallery, 1918. Disponível em: https://libmma.contentdm.oclc.org/digital/collection/p16028coll4/id/26013/. Acceso em: 18 jul. 2021.

STIEGLITZ, A.(ed). Camera Work – A Photographic Quarterly, nº48. New York: Alfred Stieglitz, 1916. Disponível em: https://digi.ub.uni-heidelberg.de/diglit/camera_work1916_48. Acesso em: 20 ago. 2021.

ZAYAS, M. How, when and why Modern Art came to New York. Cambridge: MIT Press, 1996.

ZAYAS, M. African Art: Its influence on Modern Art. New York: Modern Gallery, 1916. Disponível em: https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=ucbk.ark:/28722/h2rr3p&view=1up&seq=21&skin=default. Acesso em: 31 jul. 2021.

Catálogos

ARTE NEGRO. Montevideo: Museo de Arte Precolombino, 1969. Disponível em: http://www.franciscomatto.org/pdfs/arte_precolombino/1969_arte_negro.pdf. Acesso em: 15/06/2021.

ARTE NEGRO 50 + 50. Montevideo: BMR Productora Cultural, 2019. Disponível em: https://issuu.com/bmrproductoracultural/docs/arte_negro_issuu. Último acesso em: 23/08/2021.

COLLECTION VÉRITÉ. Paris: Trocadéro, 2006.

COLLECTION VÉRITÉ. Arts d’Afrique, d’Océanie et d’Amérique du Nord. Paris: Christie’s, 2017. Disponível em: https://detoursdesmondes.typepad.com/files/20171121christies.pdf. Acesso em: 12/08/2021.

PREMIÈRE EXPOSITION D’ART NÈGRE ET D’ART OCÉANIEN. Paris: Galerie Devambez, 1919. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1173278x. Acesso em: 15/06/2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Elena O’Neill

Downloads

Não há dados estatísticos.