“Joana Angélica ou a mártir da independência”
PDF

Palavras-chave

Joana Angélica
Firmino Monteiro
Pintura de história
Independˆência do Brasil
Martírio cívico

Como Citar

GOMES, Nathan. “Joana Angélica ou a mártir da independência”: história de uma pintura perdida de Firmino Monteiro. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 245–272, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668832. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8668832. Acesso em: 8 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Entre 1885 e 1887, Antônio Firmino Monteiro pintou no seu ateliê parisiense "Joana Angélica ou a mártir da Independência", que foi apresentada tão logo retornou ao Brasil, em exposições no Rio de Janeiro e em Salvador. O artigo examina aspectos relativos aos contextos de produção, circulação, recepção crítica e aquisição da tela. O trabalho também analisa a escolha do tema do martírio cívico, visando a entender como Firmino Monteiro articulou um programa iconográfico ligado aos temas históricos enquanto manuseava códigos-chave da cultura visual cristã. A pesquisa busca ainda compreender como a representação da morte da heroína da Independência do Brasil na Bahia se inseria no projeto de afirmação de Firmino Monteiro enquanto um pintor de história no final do século XIX. Por fim, faz alguns apontamentos acerca da recepção dessa imagem de Joana Angélica no contexto do culto cívico-religioso dedicado a ela na Bahia.

https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668832
PDF

Referências

A SEMANA, Rio de Janeiro, n. 12, v. I, ano I, 21 de março de 1885, p. 6.

A SEMANA, Rio de Janeiro, n. 125, v. III, ano III, 21 de maio de 1887, p. 166.

A SEMANA, Rio de Janeiro, n. 137, v. III, ano III, 13 de agosto de 1887, p. 260.

A SEMANA, Rio de Janeiro, n. 138, v. III, ano III, 20 de agosto de 1887, p. 270.

BAHIA ILLUSTRADA, Rio de Janeiro, ano 3, n. 20-21, julho-agosto de 1919, s.p.

BERBARA, M. Entre el heroísmo y el martirio: consideraciones sobre la representación del héroe latino- americano en el siglo XIX. 19&20, Rio de Janeiro, v. X, n. 2, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/uah2/mb.htm. Acesso em: 31 jul. 2022.

CARRASCO, C. V. Usos de la memoria de Policarpa Salavarrieta. Passés/Futurs, Paris, n. 2, dez. 2017 [online]. Disponível em: https://www.politika.io/en/notice/usos-memoria-policarpa-salavarrieta-colombia. Acesso em: 31 jul. 2022.

CARVALHO, J. M. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHIACCHIO, C. Perfil da monja. Ensaio sobre o heroísmo e a santidade de Sóror Joana Angélica. Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Salvador, n. 47, p. 582-606, 1922.

CHRISTO, M. de C. V. Pintura, história e heróis no século XIX: Pedro Américo e "Tiradentes Esquartejado". 2005. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

CHRISTO, M. de C. V. A pintura de história no Brasil do século XIX: panorama introdutório. Arbor, v. 185, n. 740, p. 1147-1168, 2009.

DIARIO DA BAHIA, Salvador, n. 247, ano XXXV, 5 de novembro de 1889, p.1.

ENDERS, A. O “Plutarco Brasileiro”: a produção dos vultos nacionais no Segundo Reinado. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 25, pp. 41-62, 2000.

FERNANDES, B. F. Representações da Princesa Isabel por Victor Meirelles: análise e comparação. Encontro de História da Arte, [S. l.], n. 14, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3346.

FERREIRA, F. Belas Artes: estudos e apreciações. Introdução e notas de Tadeu Chiarelli. Porto Alegre: Zouk, 2012.

GAZETA DE NOTICIAS, Rio de Janeiro, n. 282, ano XII, 9 de outubro de 1886, p.1.

GAZETA DE NOTICIAS, Rio de Janeiro, n. 206, ano XIII, 25 de julho de 1887, p.1.

GAZETA DE NOTICIAS, Rio de Janeiro, n. 12, ano XVI, 12 de janeiro de 1888, p.2.

GAZETA DE NOTICIAS, Rio de Janeiro, n. 14, ano XVI, 14 de janeiro de 1888, p.2.

GOMES, N. Teatro da memória, teatro da guerra: Maria Quitéria de Jesus na formação do imaginário nacional (1823-1979). 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

GOMES, N. A fascinação do patriotismo: cultura visual, relações de gênero e cidadania no Brasil, 1864-1873. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, v. 2, n. 1, p. 66–94, 2021. DOI: 10.20396/rhac.v2i1.15261.

GONZAGA, D. A arte brasileira. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

JORNAL DO COMMERCIO, Rio de Janeiro, n. 185, 4 de julho de 1888, p.1.

LEAL, M. das G. de A. A arte de ter um ofício: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia (1872-1972). 1995. Dissertação (mestrado em história) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1995.

LINS, V. Gonzaga Duque: crítica e utopia na virada do século. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1996.

MOREIRA, G. L. A construção da história nacional pelo pintor Firmino Monteiro entre 1879 e 1884. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

NEVES, L. P. das. A vida política. In: SILVA, A. da C.(coord.). Crise colonial e independência: 1808-1830, volume 1. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

OLIVEIRA, C. H. S. de; MATTOS, C. V. de (Orgs.). O brado do Ipiranga. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

PALHETA, A. [Gonzaga Duque]. Exposição Firmino Monteiro. A Semana, Rio de Janeiro, n. 139, 27 ago. 1887, p. 276.

PARREIRAS, A. História de um pintor contada por ele mesmo: Brasil-França: 1881-1936. Niterói: Diário Oficial, 1943.

SILVA, J. N. de S. Brasileiras celebres. Rio de Janeiro: Livraria de B. L. Garnier, 1862.

SIMIONI, A. P. C. Les portraits de l'Impératrice. Genre et politique dans la peinture d'histoire du Brésil. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, Paris, p. 1-13, fev. 2014, DOI: 10.4000/nuevomundo.66390.

SIMIONI, A. P. C.; LIMA JÚNIOR, C. Heroínas em batalhas: figurações femininas em museus em tempos de centenário: Museu Paulista e Museu Histórico Nacional, 1922. Museologia & Interdisciplinaridade¸ Brasília, v. 7, n. 13, p. 31-54, jan./jul. 2018.

SOUZA, B. de. Joanna Angelica: a primeira heroína da Independência do Brasil. Bahia: Imprensa Official do Estado, 1922.

TAUNAY, A. d’E. A retirada da Laguna. Rio de Janeiro: Typographia Americana, 1874.

TAVARES, L. H. D. A Independência do Brasil na Bahia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

VEJO, T. P. Pintura de historia e imaginario nacional: el pasado en imágenes. Historia y grafia, Cidade do México, n. 16, p. 73-110, 2001.

VISONI, R. M.; CANALLE, J. B. G. Bartolomeu Lourenço de Gusmão: o primeiro cientista brasileiro. Revista Brasileiro de Ensino de Física, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 3604.1-3604.12, set. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000300014.

WILDE, L. de. Catalogo illustrado da Exposição Artistica na Imperial Academia das Bellas Artes do Rio de Janeiro, organizado por L. de Wilde, com os desenhos originaes dos proprios artistas expositores. Rio de Janeiro: Typographia e Litographia a vapor, Lombaerts & Comp., 1884.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Nathan Gomes

Downloads

Não há dados estatísticos.