"Projeto terra"
PDF (English)

Palavras-chave

Historiografia da arte
Ecologia
Arte global
Bienais de arte
Juraci Dórea

Como Citar

STEEDS, Lucy. "Projeto terra": or revisiting the work of art in the age of ecological exposability?. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 193–215, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8670568. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670568. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio apresenta uma reflexão sobre arte e ecologia a partir do estudo de obras originárias do interior do Nordeste brasileiro da década de 1980, que passaram a figurar em bienais no final daquela década. Ao se basear na escrita de Walter Benjamin, Denise Ferreira da Silva, Carolyn Merchant e Anna Tsing, centra-se nas montagens escultóricas do Projeto Terra, realizado no sertão baiano por Juraci Dórea. Retrabalhando convenções acadêmicas, o texto discute a historiografia da arte e oferece novas interpretações sobre a obra.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i1.8670568
PDF (English)

Referências

BENJAMIN, W. ‘The Work of Art in the Age of Its Technological Reproducibility’. First version (1935), trans. Michael Jennings, Grey Room 39 (Spring 2010). Second version (1935–36), trans. Edmund Jephcott and Harry Zohn, in Howard Eiland and Michael W. Jennings (ed.), Water Benjamin, Selected Writings, vol.3, 1935–38 (Cambridge, MA: Belknap/Harvard University Press, 2002). Third version (1936–39), trans. Harry Zohn and Edmund Jephcott, in Howard Eiland and Michael W. Jennings (Ed.), Walter Benjamin, Selected Writings, vol.4, 1938–1940 (Cambridge, MA: Belknap/Harvard University Press, 2003).

CAMNITZER, L. The Third Biennial of Havana. Third Text, vol.4, n. 10, Spring 1990.

CUNHA, E. da. Os Sertões. Rio de Janeiro: Laemmert & C. Editories, 1902. Rebellion in the Backlands, trans. Samuel Putman. Chicago: University of Chicago Press, 1944. Backlands: The Canudos Campaign, trans. Elizabeth Lowe. London: Penguin Classics, 2010.

DÓREA, J. (ed.). Sertão Sertão. Salvador, Bahia: Edições Cordel, 1987.

ENWEZOR. O. E. ‘Preface’, documenta11_Platform5: Exhibition. Ostfildern: Hatje Cantz Verlag, 2002.

FERREIRA DA SILVA, D. Fractal thinking. Accessions n. 2, April 27, 2016. Center for Curatorial Studies at Bard College, https://accessions.org/article2/fractal-thinking

FERREIRA DA SILVA, D. Blacklight. In: MOLLOY, C. et al. (Ed.). Otobong Nkanga: Luster and Lucre. Berlin: Sternberg Press, 2017.

FERREIRA DA SILVA, D. In the Raw. e-flux journal, n. 93. September 2018. https://www.e-flux.com/journal/93/215795/in-the-raw/

FERREIRA DA SILVA, D. The Colonial Resident Question. Foreword to HERN Matt et al. On this Patch of Grass: City Parks on Occupied Land. Halifax and Winnipeg: Fernwood Publishing, 2018.

MATOS, M. Juraci Dórea: Projetos de Arte No Sertão. In: DOREA, J. (Ed.) Terra – Juraci Dórea. Salvador, Bahia: Edições Cordel, 1985.

MERCHANT, C. The Death of Nature: Women, Ecology, and the Scientific Revolution. New York: HarperCollins Publishers, 2020 (40th Anniversary Edition).

OSBORNE, P. Anywhere or Not At All: Philosophy of Contemporary Art. London: Verso, 2013.

STEEDS, L. Project Earth and Art’s Exposability. Afterimage, vol. 49, n. 3, September 2022.

TSING, Anna L. et al. (ed.). Arts of Living on a Damaged Planet: Ghosts and Monsters of the Anthropocene. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press, 2017.

TSING, Anna L. The Mushroom at the End of the World: On the Possibility of Life in Capitalist Ruins. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2015.

TUCK, E.; REE, C. A Glossary of Haunting. In: JONES, S. H. et al (Ed.). Handbook of Autoethnography. Walnut Creek, CA: Left Coast Press, 2013.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Lucy Steeds

Downloads

Não há dados estatísticos.