Os homens veem um boi
PDF

Palavras-chave

Boi
Pecuária
Agência
Arte indígena contemporânea
Decolonial

Como Citar

LIMA, Nerian Teixeira de Macedo de. Os homens veem um boi: uma breve reflexão sobre a representação da espécie bovina no contexto brasileiro. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 370–397, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8670579. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670579. Acesso em: 18 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a representação de bovinos a partir das seguintes questões: a agência dos animais, seu papel na construção de um projeto colonial e estratégias decoloniais por meio da representação da espécie. Para tanto, a discussão se apoia nas proposições de Walker (2013), Despret (2014), Latour (2014), Ferdinand (2019), entre outros e examina brevemente o seguinte conjunto de obras:  Carro de bois, 1638 (Frans Post), Independência ou morte, 1888 (Pedro Américo), uma pintura votiva da Igreja do Bom Jesus de Matosinho, 1862, em Minas Gerais, A gare, 1925 (Tarsila do Amaral), Malditas e desejadas, 2012 (Jaider Esbell) e Uma vaca para um Índio, 2013 (Bartô).

https://doi.org/10.20396/modos.v7i1.8670579
PDF

Referências

BARLÉU, G. História dos feitos recentemente praticados durante oito anos Brasil e noutras partes sob o governo do ilustríssimo João Maurício de Nassau etc., ora Governador de Wesel, Tenente-General de Cavalaria das Províncias-Unidas sob o Príncipe de Orange. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico do Ministério da educação, 1940. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/bitstream/bbm/4496/1/039738_COMPLETO.pdf. Acesso em: 19 jul. 2022.

BRIENNER, R. P. Visions of Sacage Paradise: Albert Eckhout, Court Painter in Colonial Dutch Brazil. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006.

CAVALCANTE, R. M. Projeto do gado - "Uma vaca para um índio": Processo histórico, organização e luta pelo território. Roraima 1980-2000. TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n. 18, p. 251-268, 2010. Disponível em: https://ufrr.br/ppgsof/index.php/component/phocadownload/category/4-anais-comunicacao.html?download=148:049. Acesso em: 19 jul. 2022.

CAVALCANTE, R. M. Projeto "Uma vaca para um índio": perspectiva social na prática pastoral diocesana (Roraima, 1970-1996). 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: http://tede2.unicap.br:8080/bitstream/tede/385/1/ronalson_moura_cavalcante.pdf. Acesso em: 19 jul. 2022.

CORRÊA da S. M.; MARIA BOAVENTURA, V.; SOARES FIORAVANTI, M. C. História do povoamento bovino no Brasil Central. Revista UFG, [S. l.], v. 13, n. 13, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48451. Acesso em: 07 dez. 2021.

DESPRET, V. Que diraient les animaux, si... on leur posait les bonnes questions? Paris: La Découverte Poche, 2014.

FERDINAND, M. Une écologie décoloniale: penser l'écologie depuis le monde caribéen. Paris: Éditions du Seuil, 2019.

FRANÇOZO, M. de C. De Olinda a Olanda: Johan Maurits van Nassau e a circulação de objetos e saberes no Atlântico holandês (século XVII). 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

FROTA, L. C. Ex-votos em Congonhas: o resgate de duas coleções. Brasília: IPHAN, 2012. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/ex_votos_em_congonhas.pdf. Acesso em: 22 jul. 2022.

FURTADO, C. A formação econômica do Brasil. 32. ed. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 2005.

GÓMEZ, P. P. Decolonialidade estética: geopolíticas do sentir, do pensar e do fazer. Revista GEARTE, Porto Alegre, RS, v. 6, n. 2, p.369-389, maio/ago. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92910/53219. Acesso em: 22 jul. 2022.

GREET, M. Para francês ver: as paisagens brasileiras de Tarsila do Amaral. In: PEDROSA, A.; OLIVA, F. (Orgs.). Tarsila Popular. São Paulo: MASP, 2019. p. 116-131.

LATOUR, B. Agency at the Time of the Anthropocene. New Literary History, v. 45, n. 1, p. 1-18, 2014. Disponível em: doi:10.1353/nlh.2014.0003. Acesso em: 07 dez. 2021.

LATOUR, B. Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no antropoceno. São Paulo: Ubu, 2020.

LINHARES, M. Y. L. Pecuária, Alimentos e Sistemas Agrários no Brasil séculos XVII e XVIII. Tempo: Revista do Departamento de História da UFF. Rio de Janeiro: UFF, v. 1, n. 2, 1996. p. 132-150.

PATRIZIO, A. The ecological eye: assembling an ecocritical art history. Manchester: Manchester University Press, 2018.

SOARES, M. de C. Engenho sim, de açúcar não o engenho de farinha de Frans Post. Varia História, Belo Horizonte, v. 25, n. 41, p. 61-83, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vh/a/5Dfd85fjzRyxqxWJFdWr8Kk/?lang=pt. Acesso em: 07 dez. 2021.

VIEIRA, J. G. Missionários, fazendeiros e índios em Roraima: a disputa pela terra 1777-1980. 2003. Tese (Doutorado em história) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7322/1/arquivo7679_1.pdf. Acesso em: 19 jul. 2022.

VIEIRA, D. de S. L. Topografias imaginárias: a paisagem política do Brasil Holandês em Frans Post, 1637-1669. 2010. Tese (Doutorado em humanidades) - Leiden, 2010. Disponível em: https://scholarlypublications.universiteitleiden.nl/access/item%3A2933193/download. Acesso em: 10 jul. 2022.

WALKER, B. L. Animals and the Intimacy oh History. History and Theory, v. 52, n. 4, p.45–67, 2013. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/24542958. Acesso em: 07 dez. 2021.

ZACARIAS, G. F. Cultura Visual e política. In: SCHIAVINATTO, I. L.; MENESES, P. D. (Orgs.). A imagem como experimento: debates contemporâneos sobre o olhar. Vitória: Editora Milfontes, 2020. p. 113-124.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Nerian Teixeira de Macedo de Lima

Downloads

Não há dados estatísticos.