Notas sobre o amor
PDF

Palavras-chave

Pedro Escosteguy
Encontros de Arte Moderna
vanguarda
arte brasileira
regime.

Como Citar

FREITAS, Artur. Notas sobre o amor: Pedro Escosteguy em Curitiba. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 127–143, 2017. DOI: 10.24978/mod.v1i1.734. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662258. Acesso em: 6 jul. 2024.

Resumo

Este artigo aborda a passagem de Pedro Escosteguy por Curitiba em 1972, quando o artista, participando do IV Encontro de Arte Moderna, apresentou obras de sua autoria realizadas entre 1967 e 1972. O objetivo central consiste em compreender algumas das alterações no imaginário da arte de vanguarda mobilizadas pela promulgação do AI-5, de dezembro de 1968, evento que institucionalizou a repressão autoritária durante o regime militar. Para tanto, serão analisadas as seguintes obras de Escosteguy apresentadas em Curitiba: o filme Arte pública, a performação da obra Juillet-14 (Liberté) e a instalação pública dos objetos participativos Ar (Arma) e Do amo ao amor.

https://doi.org/10.24978/mod.v1i1.734
PDF

Referências

ARANTES, Otília. Depois das vanguardas. Arte em Revista, São Paulo, Centro de Estudos de Arte Contemporânea, nº 7, ago. 1983.

ARAÚJO, Adalice. Vanguarda no IV Encontro de Arte Moderna, Diário do Paraná, Curitiba, 20 ago. 1972a.

_____. Arte – é hoje pró-texto, Diário do Paraná, Curitiba, 27 ago. 1972b.

_____. Participe do IV Encontro de Arte Moderna, Diário do Paraná, Curitiba, 06 ago. 1972c.

ARTE PÚBLICA. Direção de Jorge Sirito de Vives e Paulo Roberto Martins. Roteiro de Pedro Escosteguy. Totem Filmes, 1967. Filme (14 min 28 seg), sonoro, colorido, 35 mm.

BINI, Fernando. Entrevista a Artur Freitas, PUC-PR, Curitiba, 05 dez. 2002.

BRAGANÇA, Soraya. Pedro Geraldo Escosteguy: a poética que ultrapassa fronteiras. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2009.

CINEMATECA BRASILEIRA. Site, São Paulo, s.d. Disponível em: www. cinemateca.gov.br

COUTO, Maria de Fátima Morethy. Por uma vanguarda nacional: a crítica brasileira em busca de uma identidade artística (1940-1960). Campinas-SP: Ed. Unicamp, 2004.

DECLARAÇÃO dos princípios básicos da vanguarda, diversos autores, Rio de Janeiro, 1967. In: MORAIS, Frederico. Cronologia das artes plásticas no Rio de Janeiro – 1816-1994. Rio de Janeiro: Topbooks, 1995, pp. 294-295.

ESCOSTEGUY, Pedro. Texto de narração do audiovisual Arte pública. Roteiro de Pedro Escosteguy. Totem Filmes. Filme (14 min 28 seg), 1967.

_____. Entrevista com Pedro Geraldo Escosteguy, depoimento concedido a Soraya Bragança, Porto Alegre, 01 maio 1989. Arquivo audiovisual, sonoro, colorido. Disponível em: www.pucrs.br/edipucrs/pge/frame.htm

FREITAS, Artur. Arte de guerrilha: vanguarda e conceitualismo no Brasil. São Paulo: Edusp, 2013.

IV ENCONTRO de Arte Moderna, programação do evento, folha única, datilog, 1972 (disponível no Setor de Pesquisa do MAC-PR).

IX BIENAL de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1967, catálogo de exposição.

MATOS, Olgária. Paris 1968: as barricadas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1981.

MOTA, Carlos Guilherme. A revolução francesa: 1789-1799. São Paulo: Ática, 1989.

NAPOLITANO, Marcos. Coração civil: arte, resistências e lutas culturais durante o regime militar brasileiro (1964-1980). Tese de Livre-Docência, Depto. de História, Universidade de São Paulo, 2011.

OITICICA, Hélio. Esquema geral da nova objetividade [1967]. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (orgs). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

OLIVEIRA, Liliana de. A bienal pop: a pop art analisada através das representações dos Estados Unidos e do Brasil na IX Bienal Internacional de São Paulo. Dissertação (Mestrado em História da Arte), Unicamp, Campinas-SP, 1993.

PECCININI, Daisy. Figurações Brasil anos 60: neofigurações fantásticas e neo-surrealismo, novo realismo e nova objetividade. São Paulo: Itaú Cultural; Edusp, 1999.

PLATÃO. O banquete. In: Diálogos. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

REIS, Paulo. Exposições de arte: vanguarda e política entre os anos 1965 e 1970. Tese (Doutorado em História), Curitiba, UFPR, 2005.

ROSA, Renato; PRESSER, Decio. Pedro Escosteguy. In: Dicionário de artes plásticas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1997.

SALOMÃO. Waly. Contradiscurso: do cultivo de uma dicção da diferença. In: SEVCENKO, Nicolau (et alii). Anos 70: trajetórias. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2005.

VOVELLE, Michel. A revolução francesa explicada à minha neta. São Paulo: Unesp, 2007.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.