Anticlassicismo da apropriação de imagem no tempo presente
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Palavras-chave

Apropriação de Imagem. Anticlassicismo. Arte no Brasil.

Como Citar

MIDLEJ, Dilson Rodrigues. Anticlassicismo da apropriação de imagem no tempo presente. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 272–287, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i2.4550. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662845. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Procedimento muitas vezes visto pela historiografia da arte como marginal e periférico, a apropriação de imagem tem sido fundamental para artistas contraporem valores entre tempos históricos distintos. O artigo objetiva refletir acerca dos desvios semânticos presentes nas abordagens de produções dos artistas brasileiros Caetano de Almeida, Renato Medeiros, Alex Flemming, Odires Mlászho, Camila Soato e Calasans Neto, que utilizam a apropriação de imagem de obras classiciantes, com ênfase na francesa Orlan. As reflexões originam-se de conteúdos inicialmente abordados em pesquisa de doutoramento, agora ampliados, e utiliza uma combinação dos métodos de análise e síntese, analítico-comparativo e conhecimentos do método histórico. Os artistas enfocados evidenciam olhares críticos e anticlássicos ao contrapor culturas e tradições distintas, em especial em obras classicizantes de Ingres e David. Seus tabalhos resultam em apropriações de imagens de obras-fontes de diversas origens e tempos históricos, constituindo-se em manifestações híbridas que rechaçam valores colonialistas e eurocentristas, e trazem à luz questões pluralistas relevantes do tempo presente. O artigo conclui ser a apropriação de imagem um locus preferencial das expressões da arte contemporânea, por conferir novos e diferenciados significados à arte antiga.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i2.4550
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