Resumo
O artigo busca interpretar a exposição Levantes, organizada pelo teórico da arte e filósofo francês Georges Didi-Huberman em 2016. A leitura parte da influência que o filósofo alemão Walter Benjamin tem para o seu pensamento. Busca compreender mediante a análise de algumas obras expostas como é possível repensar as relações entre arte e política hoje como atividade de montagem, rememoração e deslocamento.
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1994.
_____. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
_____. L’ivresse des formes et l’illumination profane. Images Re-vues [En ligne], Hors-série 2 | 2010, document 3, mis en ligne le 01 janvier 2010. Disponível em : http://journals.openedition.org/imagesrevues/291. Acesso: 10 jun. 2018.
_____. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2015a.
_____. Diante do tempo: História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015b.
_____. Quando as imagens tomam posição. O olho da história I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017a.
_____. (org.). Levantes. Catálogo de exposição. Textos de Nicole Brenez, Judith Butler, Marie-José Mondzain, Antonio Negri e Jacques Rancière. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017b.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 MODOS