Nordestes, curadoria e identidade
PDF

Palavras-chave

Nordestinidade
Curadoria
Moacir dos Anjos
Identidade
Exposição

Como Citar

LIMA, Pedro Ernesto Freitas. Nordestes, curadoria e identidade: Moacir dos Anjos e o uso estratégico da “nordestinidade”. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 33–52, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i1.8663904. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663904. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente artigo, síntese da minha tese de doutorado, se detém sobre como obras de artistas contemporâneos do Nordeste têm sido interpeladas a partir de narrativas identitárias em uma série de curadorias de Moacir dos Anjos dedicadas à discussão de sua proposição sobre o “artista nordestino”, compreendendo eventos realizados entre os anos de 1998 e 2006 nas cidades de Fortaleza, Recife e São Paulo. Questionamos como os trabalhos desses artistas reverberam e lidam com essa interpelação identitária, atravessada por questões como a “invenção” do Nordeste e o “regionalismo” freyreano. Para isso, discutimos a trajetória de algumas obras recorrentes nesses eventos e o modo como foram interpeladas por outras narrativas propostas por diferentes curadores. Procuramos demonstrar como obras e curadorias se beneficiam de associações estratégicas e temporárias às identidades, complexificando noções como “rótulo” e representação.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663904
PDF

Referências

ª BIENAL DE SÃO PAULO: Como viver junto. [Eds. Lisette Lagnado, Adriano Pedrosa]. São Paulo: Fundação Bienal, 2006.

ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. de. A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FUNDAJ, Editora Massangana; São Paulo: Cortez, 1999.

ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. de. Nordestino: invenção do “falo” – uma história do gênero masculino (1920-1940). São Paulo: Intermeios, 2013.

ALVES, C. A curadoria como historicidade viva. In: RAMOS, Alexandre Dias (Org.). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Zouk, 2010, p. 43-57.

ANJOS, M. Quinze notas sobre identidade cultural no Nordeste do Brasil globalizado. Cadernos de Estudos Sociais, Recife: v. 14, n. 1, jan./jun. 1998, p.5-16.

ANJOS, M. Arte em trânsito. In: ANJOS, Moacir dos et al. Nordestes [catálogo de exposição]. São Paulo: Sesc Pompeia, Fundação Joaquim Nabuco, 1999.

ANJOS, M. Desmanche de bordas: notas sobre identidade cultural no Nordeste do Brasil. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque; RESENDE, Beatriz (Orgs.). Artelatina: cultura, globalização e identidades. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000, p. 45-59.

ANJOS, M. Martinho Patrício [folheto de exposição]. Recife: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, 2002.

ANJOS, M. (Org.). Armazém de tudo. Marcelo Silveira. Recife: Prefeitura do Recife, Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), 2005a.

ANJOS, M. Delson Uchôa [catálogo de exposição]. Recife: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, 2005b.

ANJOS, M. Local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Zahar, 2005c.

ANJOS, M. Panorama da Arte Brasileira: Contraditório. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.

ANJOS, M. Do que no corpo é falta, pedaço ou desaparecimento. In: ANJOS, Moacir dos. Crítica, Moacir dos Anjos. Rio de Janeiro: Automatica, 2010a, p.105-113.

ANJOS, M. Longe ou perto demais para saber do que se trata. In: Crítica, Moacir dos Anjos. Rio de Janeiro: Automatica, 2010b, p.183-197.

ANJOS, M. ANJOS, Moacir dos. Arte menor e sotaque. In: FIALHO, Ana Letícia et al. Depois do muro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010c, p. 111-128.

ANJOS, M. Contraditório: arte, globalização e pertencimento. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

APPIAH, K. A. Identidade como problema. In: SALLUM J. R., et al. (Orgs.). Identidades. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016, p. 17-32.

BARRIENDOS, J. O sistema internacional da arte contemporânea: universalismo, ‘colonialidade’ e transculturalidade”. Arte & ensaios, Rio de Janeiro, n. 25, p.176-183, maio 2013.

BARRIENDOS, J. Confluência esférica: curadoria global após ‘Magiciens de la Terre’. Art Research Journal, v. 2, n. 2, p. 1-14, jul. / dez. 2015.

BASUALDO, C. (Org.) Tropicália: uma revolução na cultura brasileira (1967-1972). São Paulo: Cosac Naify, 2007.

BELTING, H. O fim da história da arte – uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

BONFIM, L. A. S. O signo votivo católico no Nordeste oriental do Brasil: mapeamento e atualidade. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

CASSUNDÉ, B.; DINIZ, C.; CAMPOS, M. À Nordeste [catálogo de exposição]. São Paulo: SESC 24 de Maio, 2019. Disponível em: https://viewer.aemmobile.adobe.com/index.html#project/a74a5c10-e5ec-4958-9f98-62ababda2de3/view/anordeste_tablet/article/anordeste_tablet_rosto. Acessado em: out. 2019.

CASTILLO, S. S. del. Arte de expor: curadoria como expoesis. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2014.

CESAR, M. F. Curadoria: deslocamentos, impasses, possibilidades. Poiésis, Niterói, n. 26, p. 41-50, dez. 2015.

DIMITROV, E. Regional como opção, regional como prisão: trajetórias artísticas no modernismo pernambucano. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

DINIZ, C. Pernambuco experimental. In: DINIZ, C. (Org.). Pernambuco experimental [catálogo de exposição]. Rio de Janeiro: Instituto Odeon, 2014, p. 14-121.

FARIAS, A. Tempos sensíveis: mostra do acervo Museu de Arte Contemporânea do Paraná [folheto de exposição]. Curitiba: Museu de Arte Contemporânea do Paraná; Museu Oscar Niemeyer, 2018.

HALL, S.; SOVIK, L. (Org.). Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

HEINICH, N. As reconfigurações do estatuto de artista na época moderna e contemporânea. Revista Porto Arte, Porto Alegre, v. 13, n. 22, p. 137-147, maio 2005.

KWON, M. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 17, p. 166-187, dez. 2008.

LAGNADO, L. Marepe [catálogo de exposição]. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 2002.

LIMA, J. D. Cartografias das artes plásticas no Recife dos anos 1980: deslocamentos poéticos entre as tradições e o novo. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

LIMA, J. D. Fora do eixo? Eixo, eixo, eixo... Situações, experiências e movimentos nas artes plásticas no Recife dos anos 80. In: TEJO, Cristiana et al. Uma história da arte? Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2012. p. 43-65.

LONTRA, M. O luar do sertão [catálogo de exposição]. São Paulo, Recife: Galeria Nara Roesler, Amparo 60, 1999.

MIGNOLO, W. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

MORAIS, F. Cinco pernambucanos [catálogo de exposição]. Rio de Janeiro: Galeria de Arte IBEU Copacabana, 1986.

RAMÍREZ, M. C. Identidad o legitimación? Apuntes sobre la globalización y el arte em América Latina. In: HOLLANDA, H. B.; RESENDE, B. (orgs.). Artelatina: cultura, globalização e identidades. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000, p.11-34.

RAMOS, E. Do mercado ao museu: a legitimação artística da gravura popular. Visualidades. Goiânia, v. 8, n. 1, p. 38-57, jan./jun. 2010.

REZENDE, R.; BUENO, G. Conversas com curadores e críticos de arte. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2013.

SAID, E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SHOHAT, E.; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

TEJO, C. S. Made in Pernambuco: Arte contemporânea e o sistema de consumo cultural globalizado. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

TEJO, C. S. Não se nasce curador, torna-se curador. In: RAMOS, Alexandre Dias (Org.). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Zouk, 2010, p. 149-163.

TEJO, C. S. Salto no escuro: curadoria de arte como experimento. Recife: Funcultura, 2011.

WAGNER, R. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

YUN, K. The role of exoticism in international contemporary art in the era of globalization – an empirical study of international art magazines from 1971 to 2010. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 362-388, abr. 2018.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Pedro Ernesto Freitas Lima

Downloads

Não há dados estatísticos.