Seres em metamorfose
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Palavras-chave

Claudia Andujar
Série Sonhos Yanomami
Refotografia
Perspectivismo ameríndio
Metamorfose

Como Citar

MORAES, Ana Carolina Albuquerque de. Seres em metamorfose: sonhos, de Claudia Andujar, e o perspectivismo ameríndio. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 219–258, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i2.8675612. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8675612. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

Este artigo propõe um caminho interpretativo para a série Sonhos Yanomami (1974-2003), da fotógrafa suíça naturalizada brasileira Claudia Andujar (1931- ). Na série, considerada pela artista como um turning point em sua produção fotográfica sobre os Yanomami, Andujar acredita ter conseguido interpretar visualmente a “essência” daquele povo, que, segundo ela, estaria associada à sua experiência xamânica. O exercício interdisciplinar de aproximação entre imagens de Sonhos e aspectos da teoria do perspectivismo ameríndio, sobretudo no que concerne às relações entre xamanismo e mitologia ameríndia, parece ampliar a compreensão sobre o conceito transmitido pela série, em sua estreita conexão com as opções técnicas efetuadas pela fotógrafa. As sobreposições e transparências operadas por Andujar em Sonhos parecem coadunar-se com a noção de metamorfose mítica, atualizada pelo ritual xamânico, na esteira dos escritos do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675612
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