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v. 10 n. 1 (2020): Teatro Negro: resistência e representatividade
Teatro Negro: resistência e representatividade

Imagem da atriz Ana Bárbara Coura no espetáculo Pixaim(2012), dirigido por Emerson de Paula a partir do texto de Cristiane Sobral, realizado junto a ONG Dona Clitia, em Ponte Nova - MG. A peça foi desenvolvida dentro do Projeto Arirê Atundá, da referida ONG, com o intuito de trabalhar com jovens negros e negras a partir de 15 anos promovendo o lançamento de novos talentos no cenário teatral mineiro. Fotos de Marcello Nicolato.

Editorial

Isa Etel Kopelman, Maria Alice Possani
Editorial: Teatro Negro
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8660724
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8660724

Seção Temática

Emerson de Paula Silva, Adélia Aparecida da Silva Carvalho
2-11
O Teatro Negro Brasileiro na formação dos Licenciandos em Teatro no Amapá: reflexões e encruzilhadas
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658640
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658640
Marcos Fábio Cardoso de Faria
14-24
Série Aquilombô e a publicação como resistência negra
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659832
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659832
Evani Tavares Lima
25-37
Um fórum negro de artes cênicas na Escola de Teatro da UFBA: contribuições para pensar a formação em artes na universidade
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658803
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658803
Joana Ribeiro da Silva Tavares, Fernanda Cristina Machado Dias
38-53
A Dança Negra de Mercedes Baptista e o gesto cênico
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659011
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659011
Raquel Pires Cavalcanti, Andre Luiz de Sousa
54-65
“Antônio” e o desvelar de uma negritude: processo de criação coreográfica enquanto propulsor da construção do discurso negro dentro da academia
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658577
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658577
Julianna Rosa de Souza
67-80
As estruturas do racismo no campo teatral: contribuições para pensar a branquitude e a naturalização do perfil branco na construção de personagens
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658730
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658730
Dênis Moura de Quadros
81-94
Dramaturgia negrofeminina brasileira: notas introdutórias de uma textualidade dramática enegrecida
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659037
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659037
Luciano Mendes de Jesus, Sayonara Sousa Pereira
95-110
Encruzilhadas em preto e branco: cantos de tradição e transcriação em poéticas diaspóricas
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659066
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659066
Regia Mabel Freitas
111-123
Erê: a insurreição cênica das Bodas de Prata do Bando de Teatro Olodum
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658497
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658497
João Victor Soares Santos, Evani Tavares Lima
123-136
Escrito em Negro: um experimento cênico artístico-pedagógico a partir da música afro-brasileira
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658734
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658734
Ana Julia Marko, Maria Lucia de Souza Barros Pupo
136-152
Espaço vazio entre tambores: a retomada da dança afro peruana Son de los diablos pelo grupo Cultural Yuyachkani.
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658942
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658942
Tássio Ferreira
152-164
Notações sobre a circularidade na cena negra contemporânea e as ensinagens tradicionais do Candomblé Congo-Angola no Coletivo AFRO(en)CENA
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658715
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658715
Gustavo Melo Cerqueira
164-176
Violência e discurso político em A roda do mundo da Cia dos Comuns
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659068
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659068
Luciana da Costa Dias, Thais Soares Garcia
177-188
Pelas vestes de Oxum: ancestralidade e memória em cena
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658740
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658740