Encontro com diários visuais e/ou textuais

espaço disparador do pensar na experiência educativa

Palavras-chave: Diário de aula, Experiência educativa, Problematização, Acontecimento.

Resumo

Este texto, recorte de pesquisa de doutorado, intenciona discutir como ocorre em uma experiência educativa o encontro com diários de aula, oferecendo um sobrevoo sobre eles, com eles e para além deles. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada na problematização dos diários (visuais e textuais) produzidos pelos acadêmicos do curso de graduação em artes visuais da Universidade Federal de Santa Maria e nas redes de afetos que potencializaram ou não o pensar da experiência docente. Assim, com o intento de dar conta das exigências suscitadas pelas narrativas produzidas nos diários, passou-se a dialogar com o conceito de acontecimento. Neste tangenciar de narrativas próprias e alheias, foi possível desenhar outras paisagens e pensar na docência como um processo em constante renovação e invenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivien Kelling Cardonetii, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

         
Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

     

Referências

Blanchot, M. (2005). O livro por vir (L. Perone-Moisés, trad.). São Paulo: Martins Fontes.

Carrillo, I. (2001). Dibujar espacios de pensamiento y diálogo. Cuadernos de Pedagogía, (305), 50- 54.

Deleuze, G. (1990). Cinema 2: a imagem-tempo (E. A. Ribeiro, trad.). São Paulo: Brasiliense.

Deleuze, G. (2010). Conversações (P. P. Pelbart, trad., 2a ed.). São Paulo: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2005). O que é a filosofia? (B. Prado Júnior, & A. A. Munhoz, trad., 2a ed., 4a reimp.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Foucault, M. (2012a). O cuidado com a verdade. In Ditos e escritos (E. Monteiro, & I. A. D. Barbosa, trad., Vol. 5, pp. 234-245). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Foucault, M. (2012b). Polêmica, política e problematizações. In Ditos e escritos (E. Monteiro, & I. A. D. Barbosa, trad., Vol. 5, pp. 219-227). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Hernández, F. (2013). Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura visual. In R. Martins, & I. Tourinho (Orgs.), Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação (pp. 77-95). Santa Maria: Editora UFSM.

Levy, T. (2011). A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Martins, R., & Tourinho, I. (2009). Pesquisa narrativa: concepções, práticas e indagações. In Anais do II Congresso de Educação, Arte e Cultura. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Oliveira, M. O. (2009). O papel da cultura visual na formação inicial em artes visuais. In R. Martins, & I. Tourinho (Orgs.), Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa (pp. 213-223). Santa Maria: Editora UFSM.

Oliveira, M. O. (2010). A experiência educativa em artes visuais como um lugar de encontro: sobre (su)postas corpografias (projeto de pesquisa). Santa Maria: UFSM.

Oliveira, M. O. (2011). Por uma abordagem narrativa e autobiográfica: os diários de aula como foco de investigação. In R. Martins, & I. Tourinho (Orgs.), Educação da cultura visual: conceitos e contextos (pp. 175-190). Santa Maria: Editora UFSM.

Oliveira, M. O. (2013). O que pode um diário de aula? In R. Martins, & I. Tourinho (Orgs.), Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação (pp. 225-236). Santa Maria: Editora UFSM.

Oliveira, M. O. (2014). Diário de aula como instrumento metodológico da prática educativa. Revista Lusófona de Educação, 27(27), 111-126.

Pelbart, P. P. (2010). O tempo não reconciliado: imagens de tempo em Deleuze. São Paulo: Perspectiva.

Preciosa, R. (2010). Rumores discretos da subjetividade: sujeito e escritura em processo. Porto Alegre: Sulina: Editora da UFRGS.

Van Manen, M. (2003). Investigación educativa y experiencia vivida. Barcelona: Idea.

Zabalza, M. A. (2004). Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional (E. Rosa, trad.). Porto Alegre: Armed.
Publicado
2020-01-13
Como Citar
Cardonetii, V. K., & Oliveira, M. O. de. (2020). Encontro com diários visuais e/ou textuais. Pro-Posições, 30, 1-23. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658081
Seção
Artigos