Resumo
Este artigo procura refletir sobre tecnologias audiovisuais, plataformas digitais e softwares de inteligência artificial voltados à personalização do ensino. A análise aborda o uso de algoritmos para avaliação de professores, defesa de empresas de tecnologia educacional, gamificação como estratégia para incentivar os estudos e elaboração de propostas pedagógicas que preparem o aluno para um mercado cada vez mais apoiado em sistemas operacionais automatizados e artificialmente “inteligentes”. Ao final procurou-se apontar reconfigurações do processo de semiformação no início do século XXI ocasionadas pela instrumentalização computacional da educação e a industrialização digital da cultura.
Referências
Adorno, T. W. (1995). Educação para quê? In Educação e emancipação. (pp. 139- 154). São Paulo: Paz e Terra.
Adorno, T. W. (2009). A dialética negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Adorno, T. W. (2010). Teoria da semiformação. In B. Pucci, A. A. S. Zuin, & L. A. C. N. Lastória. Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. (pp. 7-40). Campinas: Autores Associados.
Aoun, J. E. (2017). Robot-proof: higher education in the age of artificial intelligence. Cambridge, MA: MIT Press.
Berry, D. M. (2015). Critical theory and the digital. London: Bloomsbury.
Domingos, P. (2017). O algoritmo mestre: como a busca pelo algoritmo de machine learning definitivo recriará nosso mundo. São Paulo: Novatec.
Flusser, V. (2005). Para uma escola do futuro. Facom, 15, 4-7. Recuperado de: http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_15/_flusser.pdf
Flusser, V. (2011). Pós-história: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Annablume.
Gruschka, A. (2008). Escola, didática e indústria cultural. In F. A. Durão, A. Zuin, & A. F. Vaz. A indústria cultural hoje (pp. 173-183). São Paulo: Boitempo.
Lorenzoni, M. (2016). Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem. Recuperado de http://info.geekie.com.br/gamificacao
Lorenzoni, M. (2016). Geekie: o caminho para impactar 5 milhões de estudantes. Recuperado de http://info.geekie.com.br/geekie-5-milhoes
O’Neil, C. (2016). Weapons of math destruction: how big data increases inequality and threatens democracy. New York: Broadway Books.
Sadin, E. (2017). La humanidad aumentada: la administración digital del mundo. Buenos Aires: Caja Negra.
Tercek, R. (2015). Vaporized: solid strategies for success in a dematerialized world. Recuperado de https://vaporizedbook.com
Türcke, C. (2016). Hiperativos! Abaixo a cultura do déficit de atenção. Rio de Janeiro: Paz & Terra.
Türcke, C. (2010). Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas: Editora da Unicamp.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Pró-Posições