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O discurso da mídia das instituições privadas de Ensino Superior e a produção do sujeito universitário
Acesso Remoto

Palavras-chave

Discurso
Mídia
Sujeito universitário

Como Citar

NUNES , Antônio Carlos da Costa; FAVACHO , André Márcio Picanço. O discurso da mídia das instituições privadas de Ensino Superior e a produção do sujeito universitário. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–25, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656532. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, tomam-se como materialidade as campanhas publicitárias, as postagens e as palestras de três instituições privadas de Ensino Superior, dispostas no facebook e no youtube no período de 2008 a 2015, para identificar o que se nomeia discurso da mídia universitária. Também interessa saber como a mídia universitária age em relação ao estudante do Ensino Superior privado. Para isso, inicialmente, retoma-se a noção de discurso em Michel Foucault e defende-se que o discurso da mídia tem a função de produzir e assimilar capacidades técnicas, induzir efeitos de poder e disponibilizar verdades. A partir das discussões de Foucault sobre o neoliberalismo, argumenta-se que esse funcionamento se dá por meio de uma teia discursiva que associa pelo menos três discursos: mercado, política e aprendizagem. Ao analisar a materialidade à luz das teorizações aqui referidas, constata-se que o discurso da mídia universitária produz um tipo específico de sujeito universitário: o sujeito empreendedor de si.

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