Banner Portal
Encontro com diários visuais e/ou textuais
Acesso Remoto
Acesso Remoto (English)

Palavras-chave

Diário de aula
Experiência educativa
Problematização
Acontecimento.

Como Citar

CARDONETII, Vivien Kelling; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–23, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658081. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este texto, recorte de pesquisa de doutorado, intenciona discutir como ocorre em uma experiência educativa o encontro com diários de aula, oferecendo um sobrevoo sobre eles, com eles e para além deles. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada na problematização dos diários (visuais e textuais) produzidos pelos acadêmicos do curso de graduação em artes visuais da Universidade Federal de Santa Maria e nas redes de afetos que potencializaram ou não o pensar da experiência docente. Assim, com o intento de dar conta das exigências suscitadas pelas narrativas produzidas nos diários, passou-se a dialogar com o conceito de acontecimento. Neste tangenciar de narrativas próprias e alheias, foi possível desenhar outras paisagens e pensar na docência como um processo em constante renovação e invenção.

Acesso Remoto
Acesso Remoto (English)

Referências

Blanchot, M. (2005). O livro por vir (L. Perone-Moisés, trad.). São Paulo: Martins Fontes.

Carrillo, I. (2001). Dibujar espacios de pensamiento y diálogo. Cuadernos de Pedagogía, (305), 50- 54.

Deleuze, G. (1990). Cinema 2: a imagem-tempo (E. A. Ribeiro, trad.). São Paulo: Brasiliense.

Deleuze, G. (2010). Conversações (P. P. Pelbart, trad., 2a ed.). São Paulo: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2005). O que é a filosofia? (B. Prado Júnior, & A. A. Munhoz, trad., 2a ed., 4a reimp.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Foucault, M. (2012a). O cuidado com a verdade. In Ditos e escritos (E. Monteiro, & I. A. D. Barbosa, trad., Vol. 5, pp. 234-245). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Foucault, M. (2012b). Polêmica, política e problematizações. In Ditos e escritos (E. Monteiro, & I. A. D. Barbosa, trad., Vol. 5, pp. 219-227). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Hernández, F. (2013). Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura visual. In R. Martins, & I. Tourinho (Orgs.), Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação (pp. 77-95). Santa Maria: Editora UFSM.

Levy, T. (2011). A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Martins, R., & Tourinho, I. (2009). Pesquisa narrativa: concepções, práticas e indagações. In Anais do II Congresso de Educação, Arte e Cultura. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Oliveira, M. O. (2009). O papel da cultura visual na formação inicial em artes visuais. In R. Martins, & I. Tourinho (Orgs.), Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa (pp. 213-223). Santa Maria: Editora UFSM.

Oliveira, M. O. (2010). A experiência educativa em artes visuais como um lugar de encontro: sobre (su)postas corpografias (projeto de pesquisa). Santa Maria: UFSM.

Oliveira, M. O. (2011). Por uma abordagem narrativa e autobiográfica: os diários de aula como foco de investigação. In R. Martins, & I. Tourinho (Orgs.), Educação da cultura visual: conceitos e contextos (pp. 175-190). Santa Maria: Editora UFSM.

Oliveira, M. O. (2013). O que pode um diário de aula? In R. Martins, & I. Tourinho (Orgs.), Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação (pp. 225-236). Santa Maria: Editora UFSM.

Oliveira, M. O. (2014). Diário de aula como instrumento metodológico da prática educativa. Revista Lusófona de Educação, 27(27), 111-126.

Pelbart, P. P. (2010). O tempo não reconciliado: imagens de tempo em Deleuze. São Paulo: Perspectiva.

Preciosa, R. (2010). Rumores discretos da subjetividade: sujeito e escritura em processo. Porto Alegre: Sulina: Editora da UFRGS.

Van Manen, M. (2003). Investigación educativa y experiencia vivida. Barcelona: Idea.

Zabalza, M. A. (2004). Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional (E. Rosa, trad.). Porto Alegre: Armed.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.