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Crianças agitadas/desatentas
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Palavras-chave

Atenção
Educação
Ensino fundamental
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Como Citar

SILVA, Izabel Penteado Dias da; BATISTA, Cecilia Guarnieri. Crianças agitadas/desatentas: modelos de explicação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 31, p. e20170184, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660668. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta diferentes perspectivas teóricas que dizem respeito às crianças vistas como agitadas e desatentas na escola. Foram identificadas duas abordagens: uma predominantemente biológica e outra predominantemente social. Na primeira abordagem, a agitação e a desatenção são caracterizadas como alterações situadas no indivíduo, com base biológica, e descritas como sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), uma doença mental. Na segunda abordagem, o foco é deslocado para o contexto psicológico, educacional, social, histórico e cultural, e suas influências sobre o processo de desenvolvimento humano. São discutidos conceitos de normalidade e suas implicações sociais. É apresentada uma visão crítica à crescente medicalização do processo de ensinoaprendizado e à transformação de problemas coletivos em problemas individuais, de modo a eximir as instituições de suas responsabilidades. Inspirada na  perspectiva histórico-cultural, é proposta uma visão integradora, que abranja escola, família e sociedade, expandindo possibilidades de planejamento e atuação educacional e social.

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