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O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil
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Palavras-chave

Competência Informacional. Letramento Informacional. Literatura Infantil

Como Citar

DE LUCCA, Djuli Machado; CALDIN, Clarice Fortkamp; RIGHI, João Primo Ramirez. O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 192–206, 2015. DOI: 10.20396/rdbci.v13i1.1588. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1588. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

Objetiva realizar uma reflexão acerca da prática de leitura de literatura infantil para o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. A Competência Informacional é caracterizada por um movimento que estimula o uso crítico e reflexivo da informação. Trata da primeira fase de desenvolvimento da Competência Informacional, entendida, nesse artigo, como letramento informacional, que se constitui em um processo. É nessa fase que o indivíduo desenvolve habilidades básicas relacionadas aos suportes informacionais, geralmente na infância. Nesse contexto, insere a prática de leitura de literatura infantil como meio de propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. Aponta o bibliotecário e a biblioteca como propulsores do desenvolvimento deste conjunto de habilidades. Afirma que a função social da literatura infantil é, de certa forma, propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional, pois apresenta o maravilhoso como forma de entender a realidade. Conclui com sugestões de mudança de comportamento do bibliotecário – de técnico para educador, a fim de que o mesmo possa participar de forma dinâmica, do letramento informacional, fomentando a leitura de textos literários infantis.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i1.1588
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