O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil

  • Djuli Machado De Lucca Universidade Federal de Santa Catarina
  • Clarice Fortkamp Caldin Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Primo Ramirez Righi Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Competência Informacional. Letramento Informacional. Literatura Infantil

Resumo

Objetiva realizar uma reflexão acerca da prática de leitura de literatura infantil para o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. A Competência Informacional é caracterizada por um movimento que estimula o uso crítico e reflexivo da informação. Trata da primeira fase de desenvolvimento da Competência Informacional, entendida, nesse artigo, como letramento informacional, que se constitui em um processo. É nessa fase que o indivíduo desenvolve habilidades básicas relacionadas aos suportes informacionais, geralmente na infância. Nesse contexto, insere a prática de leitura de literatura infantil como meio de propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. Aponta o bibliotecário e a biblioteca como propulsores do desenvolvimento deste conjunto de habilidades. Afirma que a função social da literatura infantil é, de certa forma, propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional, pois apresenta o maravilhoso como forma de entender a realidade. Conclui com sugestões de mudança de comportamento do bibliotecário – de técnico para educador, a fim de que o mesmo possa participar de forma dinâmica, do letramento informacional, fomentando a leitura de textos literários infantis.

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Biografia do Autor

Djuli Machado De Lucca, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina
Clarice Fortkamp Caldin, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina
João Primo Ramirez Righi, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado
2015-01-30
Como Citar
De Lucca, D. M., Caldin, C. F., & Righi, J. P. R. (2015). O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 13(1), 192-206. https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i1.1588
Seção
Artigos