As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI/UFMG

Autores

  • José Alimateia de Aquino Ramos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i2.1603

Palavras-chave:

Arquivologia. Museologia. Biblioteconomia. Ciência da Informação – diálogo. Ciência da Informação – modelo formativo – campo integrador

Resumo

Apresenta resultados de uma pesquisa que buscou identificar as percepções dos docentes da Escola de Ciência da Informação da UFMG sobre as possibilidades de aproximação e diálogo via modelo formativo entre os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia tendo a Ciência da Informação como campo integrador. Os resultados destacam as relações estabelecidas entre a Ciência da Informação e estas áreas, bem como a visão dos docentes sobre a ideia de Ciência da Informação como base para a formação nestas áreas. Apresenta a visão dos docentes sobre os pontos convergentes entre as áreas, bem como os pontos que dificultam a integração destas áreas do ponto de vista do modelo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Alimateia de Aquino Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Biblioteconomia da UFES. Doutorando em Ciência da Informação na UFMG.

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutor em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFMG

Downloads

Publicado

2014-05-28

Como Citar

RAMOS, J. A. de A.; ARAÚJO, C. A. Ávila. As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI/UFMG. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 59–80, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i2.1603. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1603. Acesso em: 30 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.