As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI/UFMG

  • José Alimateia de Aquino Ramos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Arquivologia. Museologia. Biblioteconomia. Ciência da Informação – diálogo. Ciência da Informação – modelo formativo – campo integrador

Resumo

Apresenta resultados de uma pesquisa que buscou identificar as percepções dos docentes da Escola de Ciência da Informação da UFMG sobre as possibilidades de aproximação e diálogo via modelo formativo entre os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia tendo a Ciência da Informação como campo integrador. Os resultados destacam as relações estabelecidas entre a Ciência da Informação e estas áreas, bem como a visão dos docentes sobre a ideia de Ciência da Informação como base para a formação nestas áreas. Apresenta a visão dos docentes sobre os pontos convergentes entre as áreas, bem como os pontos que dificultam a integração destas áreas do ponto de vista do modelo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Alimateia de Aquino Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo
Professor do Departamento de Biblioteconomia da UFES. Doutorando em Ciência da Informação na UFMG.
Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutor em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFMG
Publicado
2014-05-28
Como Citar
Ramos, J. A. de A., & Araújo, C. A. Ávila. (2014). As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI/UFMG. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 12(2), 59-80. https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i2.1603
Seção
Artigos