Qualidade de produtos e serviços turísticos em eventos: uma proposta para análise de conteúdos do twitter

  • Augusto José Waszczynskyj Antunes das Neves Universidade Federal do Paraná
  • Patricia Zeni Marchiori Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Análise representacional. Produtos e serviços turísticos. Mídias sociais. Eventos.

Resumo

Ao se considerar a crescente adoção de mídias sociais e seu uso estratégico em organizações, o trabalho objetiva discutir o uso da análise de conteúdo no Twitter como recurso para a avaliação da qualidade percebida de produtos e serviços turísticos em eventos. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como qualitativo, tendo caráter exploratório e descritivo. A partir do levantamento de literatura pertinente voltada à exploração dos impactos do Twitter, especialmente na atividade turística, sugeriu-se uma estrutura de análise de conteúdo – baseada na técnica Análise de Avaliação/Evaluation Assertion Analysis (EAA) – a qual foi aplicada a uma amostra de postagens feitas por usuários do Twitter durante os Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Tal estrutura, embora apresente aplicabilidade restrita por necessitar de mão de obra especializada e o investimento de horas de trabalho para a sua operacionalização, mostra-se útil para determinar as percepções/atitudes de usuários expressadas no Twitter em relação aos produtos e serviços turísticos consumidos quando da participação em eventos. Uma possibilidade de continuidade desta investigação estaria no efetivo levantamento e comparação de algoritmos que viabilizam a análise de conteúdo em ferramentas automatizadas, verificando-se o alinhamento destas a uma metodologia “clássica”. Os resultados da investigação podem, igualmente, oferecer subsídios para a criação de uma ferramenta que alie a estrutura da EAA à eficiência da operacionalização de processos decorrentes da automação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Augusto José Waszczynskyj Antunes das Neves, Universidade Federal do Paraná
Graduado em Turismo pela UFPR; Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR
Patricia Zeni Marchiori, Universidade Federal do Paraná
Bacharel em Biblioteconomia pela UFPR, Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT, Doutora em Comunicação ECA/USP. Professor Titular do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR.
Publicado
2014-02-07
Como Citar
Neves, A. J. W. A. das, & Marchiori, P. Z. (2014). Qualidade de produtos e serviços turísticos em eventos: uma proposta para análise de conteúdos do twitter. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 12(1), 61-77. https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i1.1618
Seção
Artigos