O comportamento informacional no estágio curricular

Autores

  • Sandra Regina Moitinho Lage Universidade Estadual de Londrina-UEL
  • Patricia Santana Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina-UEL
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i1.1620

Palavras-chave:

Comportamento informacional. Estágio curricular. Teoria e prática. Ambiente de estágio. Formação profissional

Resumo

Com o objetivo de investigar o comportamento informacional no desenvolvimento do estágio curricular obrigatório dos alunos de um curso de graduação em Biblioteconomia, realizou-se este estudo. Um questionário foi aplicado para 20 estagiários, investigando as suas necessidades de informação, as formas e as fontes em que buscam a informação e o uso que dela fazem. Dentre os principais resultados constatou-se que os participantes percebem a relação da teoria aprendida em sala de aula quando enfrentam situações no ambiente de estágio, e que este ambiente sempre possibilita a interação na troca de conhecimentos e experiências. A fonte de informação mais utilizada no desenvolvimento das atividades no estágio são os colegas de sala de aula. No entanto, a internet, livros, artigos e os professores merecem destaque. Para muitos participantes o estágio contribuiu de alguma forma, atendendo às expectativas para aquisição de novos conhecimentos e experiências práticas importantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Regina Moitinho Lage, Universidade Estadual de Londrina-UEL

Mestranda do Curso de Ciência da Informação. Temáticas desenvolvidas: Comportamento Informacional e a Organização da Informação

Patricia Santana, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-UEL (Mestrado)

Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina-UEL

Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-UEL

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor adjunto IV da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Pós-doutor pela Universidade do Porto, Portugal (2011).

Downloads

Publicado

2014-02-07

Como Citar

LAGE, S. R. M.; SANTANA, P.; BARTALO, L.; ARAÚJO, C. A. Ávila. O comportamento informacional no estágio curricular. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 102–122, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i1.1620. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1620. Acesso em: 23 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos