Banner Portal
Análise acerca da informação, do conhecimento e do aprendizado como estratégias em resposta ao ambiente de concorrência sistêmica
PDF

Palavras-chave

Informação
Aprendizado
Conhecimento
Administração
Concorrência

Como Citar

ELIAS, Paulo César; ELIAS, Jorge José. Análise acerca da informação, do conhecimento e do aprendizado como estratégias em resposta ao ambiente de concorrência sistêmica. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 21–38, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i1.1649. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1649. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Sob a ótica da concorrência sistêmica acelerada pelo fator da globalização, aliadas as constantes variações dos mercados proporcionados pelas crises econômicas mundiais, cria-se um cenário altamente instável e competitivo em que diversas estratégias organizacionais acabam sendo insuficientes, levando por vezes muitas organizações a sucumbir. Neste contexto, observa-se que diversas empresas situadas nos países de industrialização recente, como as da Ásia, reacendem a questão da importância do uso do aprendizado, do conhecimento e da informação como alicerce para vencer as ondas de turbulência presentes no capitalismo. Baseado neste pano de fundo, este artigo propõe inicialmente uma discussão sobre o tema considerando suas relações com a informação, o conhecimento e o aprendizado, apoiando-se nas contribuições da Ciência da Informação e, seguidamente, investigando como as estratégias propostas por diferentes autores da área de Administração Empresarial abordam o tema.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i1.1649
PDF

Referências

ASHKENAS, Ron. A roupa da nova organização. In: HESSELBEIN, Frances; GOLDSMITH, Marshall; BECKHARD, Richard (Org.). A organização do futuro: como preparar hoje as empresas de amanhã. São Paulo: Futura, 1997.

BOLETIM REGIONAL DO BANCO CENTRALDO BRASIL. Impacto da crise econômica mundial sobre a indústria regional. v.4, n.1, jan.2010. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/pec/boletimregional/port/2010/01/br201001P.pdf. Acesso em: 20 ago. 2010.

BUCKLAND, Michael. Informationas thing.Journal of the American Society for Information Science, v.45, n.5, p.351-360, 1991.

CHAMPY, James A. Preparando-se para a mudança organizacional. In: HESSELBEIN, Frances; GOLDSMITH, Marshall; BECKHARD, Richard (Org.). A organização do futuro: como preparar hoje as empresas de amanhã. São Paulo: Futura, 1997.

CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo : Futura, 1998.

DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanças. 3 ed. São Paulo: Pioneira, 1996.

GALBRAITH, Jay R. A organização “reestruturável”. In: HESSELBEIN, Frances; GOLDSMITH, Marshall; BECKHARD, Richard (Org.). A organização do futuro: como preparar hoje as empresas de amanhã. São Paulo: Futura, 1997.

ISIDRO-FILHO, A., GUIMARÃES, T.Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações:uma proposta de articulação conceitual. Revista de Administração e Inovação,v.7, n.2. ago. 2010. Disponível em: http://revistarai.org/ojs-2.2.4/index.php/rai/article/view/502. Acesso em: 25 ago. 2010.

KANTER, R. M. Empresas fora de série: gestão da mudança para criar valor inovação e crescimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KIM, Linsu. O sistema nacional de inovação sul-coreano. In: KIM, L.; NELSON, R.R. (Org.). Tecnologia, aprendizadoe inovação: as experiências das economias de industrialização recente. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.

KIM, Linsu; NELSON, R.R. (Org.). Tecnologia, aprendizado e inovação: as experiências das economias de industrialização recente. Campinas: Editorada Unicamp, 2005.

LARA, C. R. D. A atual gestão do conhecimento: a importância de avaliar e identificar o capital intelectual dentro das organizações. São Paulo: Nobel, 2004.

LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. Brasília. Briquet de Lemos, 1996.MOTTA, Paulo Roberto. Transformação organizacional:a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

MINTIZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia:umroteiro pela selva do planejamento estratégico.Porto Alegre: Bookman, 2000.

NONAKA, Ikujiro. A empresa criadora de conhecimento. In: Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

OLIVEIRA, V.P. Uma informação tácita. Revista Datagramazero, v.6 n.3, jun.2005. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun05/Art_04.htm. Acesso em: 10 out. 2005.

PASSOS, Carlos A. K. Novos modelos de gestão e as informações. In: LASTRES, H. M. M; ALBAGLI, S. (Org.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PEPPERS, D.; ROGERS, M. Marketing um a um: individualizado na era do cliente.Rio de Janeiro: Campus, 1994.

ROBREDO, Jaime. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília: Thesaurus, 2003.

SCHUMPETER, Joseph A.Capitalismo, socialismo e democracia.Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984.

SCHUMPETER, Joseph A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

TEECE, David J. As aptidões das empresas e o desenvolvimento econômico: implicações para as economias de industrialização recente. In: KIM, L.; NELSON, R.R. (Org.). Tecnologia, aprendizado e inovação: as experiências das economias de industrialização recente. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.

ULRICH, Dave. Organizando de acordo com a capacidade. In: HESSELBEIN, Frances; GOLDSMITH, Marshall; BECKHARD, Richard (Org.). A organização do futuro: Como preparar hoje as empresas de amanhã. São Paulo: Futura, 1997.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Paulo César Elias, Jorge José Elias

Downloads

Não há dados estatísticos.