Desinfestação por atmosfera anóxia:

método utilizado pela biblioteca do conjunto das Químicas/USP

Autores

  • Marina Mayumi Yamashita USP- Universidade de São Paulo
  • Edna Tiemi Yokoti Watanabe USP- Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-4872-9135
  • Fátima Aparecida Colombo Paletta USP- Universidade de São Paulo
  • José Francisco da Silva USP- Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i1.1657

Palavras-chave:

Preservação do acervo, Conservação, Desinfestação por anoxia

Resumo

Este trabalho descreve como foi realizada a desinfestação, por atmosfera anóxia, nas coleções de livros e periódicos. O objetivo é relatar o tratamento nas obras infestadas. A desinfestação mostrou-se eficiente e eficaz resultando na valorização da preservação do patrimônio bibliográfico da Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas da Universidade de São Paulo e criando uma consciência da importância das medidas preventivas e corretivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marina Mayumi Yamashita, USP- Universidade de São Paulo

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); especializou-se na área de preservação, conservação e restauração do patrimõnio documental e bibligráfico na FESPSP e Master em Gestão da Informação Digital e do Conhecimento (FAAP)convênio com a Université Paul-Valéry Montpellier III - França. É bibliotecária da Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas da Universidade de São Paulo (USP).

Edna Tiemi Yokoti Watanabe, USP- Universidade de São Paulo

Graduada em Biblioteconomia pela Fundação Educacional São Carlos- Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos; especializou-se na área de sistemas automatizados de informação.É bibliotecária da Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas da Universidade de São Paulo (USP).

Fátima Aparecida Colombo Paletta, USP- Universidade de São Paulo

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina(UEL); especializou-se na área de preservação, conservação e restauração do patrimõnio documental e bibligráfico na FESPSP e Master em Gestão da Informação Digital e do Conhecimento (FAAP) convênio com a Université Paul-Valéry Montpellier III - França.É bibliotecária da Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas da Universidade de São Paulo (USP).

José Francisco da Silva, USP- Universidade de São Paulo

Graduado em Biblioteconomia pela UNIFAI (Centro Universitário Assunção). É técnico de Informação e Documentação da Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BECK , I. Desinfestação de coleções usando anóxia. Boletim Eletrônico da ABRACOR, n.1, p.10-13, jun. 2010. Disponível em: <http://www.abracor.com.br/boletim/062010/ArtigoIngrid.pdf>. Acessoem: 07 mar. 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENCADERNAÇÃO E RESTAURO(ABER).Biblioteca Mario de Andrade realiza projeto de desinfestação inédito. Disponível em: <http://www.aber.org.br/noticia.php?IdNoticia=2029>. Acesso em: 24 fev. 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENCADERNAÇÃO E RESTAURO(ABER). Desinfestação anóxia:veja de perto. Disponível em: http://www.aber.org.br/noticia.php?IdNoticia=2065>. Acesso em: 24 fev. 2012.

EXPERIMENTO COM ATMOSFERA ANÓXIA. Disponível em: <http://conservacaorestauracao.blogspot.com/2010/11/experimento-com-atmosfera-anoxia.html>. Acesso em: 23 fev. 2012.

FLAESCHEN, J.H.F. O método de atmosfera anóxia: tratamento atóxico para a desinfestação de acervos bibliográficos. Rio de Janeiro: MAST/MCT, 2009. 84p. Disponível em: <http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/MONOGRAFIA_Jandira_%20Flaeschen.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2012.

FRANÇA, C.L.; BARBOZA, K.M. Uso da radiação gama com fonte de cobalto 60 na desinfestação de acervos documentais. Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação: ARC, v. 3, n. ed. esp., p.1-4, 2011.

MACHADO, R. R.; COUTINHO, E. Conservação do acervo da biblioteca de Manguinhos-FIOCRUZ: desinfestação de brocas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 8, n.16, p. 61-70, 2003.

SCHAEFER, S. Desinfestação com métodos alternativos, atóxicos e manejo integrado de pragas (MIP) em Museus, Arquivos, e Acervos & armazenamento de objetosem atmosfera modificada. São Paulo: ABER, 2008. 19 p. Disponível em: http://www.aber.org.br/pdfs/artigo_Anoxia_ABER.pdfAcesso em: 17 fev. 2012

Downloads

Publicado

2013-01-04

Como Citar

YAMASHITA, M. M.; WATANABE, E. T. Y.; PALETTA, F. A. C.; SILVA, J. F. da. Desinfestação por atmosfera anóxia: : método utilizado pela biblioteca do conjunto das Químicas/USP. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 155–163, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i1.1657. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1657. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Relato de Experiencia