Aplicação do software Zotero para apoiar a prática de Inteligência Competitiva

  • Jandira Ferreira de Jesus Rossi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Luis Carlos Passarini Universidade de São Paulo (USP)
  • Leandro Innocentini Lopes de Faria Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Palavras-chave: Inteligência competitiva. Informação tecnológica. Zotero

Resumo

Existem softwares que podem ser aplicados às várias fases do ciclo de Inteligência Competitiva – IC, como por exemplo, os que fazem a garimpagem de informações. Porém esses softwares são deficientes quando se trata de atividades realizadas entre as fases da coleta e análise que necessitam da leitura humana de documentos. Em geral, um software não consegue analisar dados puramente qualitativos nas fases do ciclo de IC. Por essa razão é de suma importância estudar softwares que tenham cunho colaborativo para saber até onde podem ser efetivos na prática de IC. Este artigo relata a aplicação do software Zotero por coletores e analistas de IC. Para averiguar seu apoio foi realizado um experimento simulando-o em um projeto de inteligência competitiva dividido em duas partes: sem o uso do software e com o uso do software. A simulação teve a participação de duas equipes locadas em diferentes pontos tendo a comunicação somente via web. O resultado indicou que com o uso do software foi possível comprovar que efetivamente o Zotero auxilia coletores e analistas em suas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jandira Ferreira de Jesus Rossi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Mestre em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bibliotecária na BCo - Biblioteca Comunitária (UFSCar)
Luis Carlos Passarini, Universidade de São Paulo (USP)
Livre docente e doutor em Engenharia Mecânica. Professor universitário. Escola de Engenharia de São Carlos – USP.
Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2002, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. Coordenador executivo do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar. Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e em Ciência da Informação e Comunicação pela Universite dAix-Marseille III (2001)
Publicado
2012-07-10
Como Citar
Rossi, J. F. de J., Passarini, L. C., & Faria, L. I. L. de. (2012). Aplicação do software Zotero para apoiar a prática de Inteligência Competitiva. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 10(2), 1-15. https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1893
Seção
Artigos