No movimento da leitura das histórias em quadrinhos: uma proposta discursiva para a ciência da informação

Autores

  • Angela Ferraz Universidade Federal de São Carlos
  • Daiana Ellen Canato Universidade Federal de São Carlos
  • Nádea Regina Gaspar

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v9i1.1922

Palavras-chave:

Análise de discurso., Histórias em quadrinhos. , Ciência da informação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo expor alguns princípios teóricos da Análise do discurso (AD) de linha francesa, quais sejam: quais sejam: “discurso” “enunciado” e “trajeto temático”, advindos, respectivamente, de Pêcheux (1997, 2008), Foucault (1997) e Guilhaumou e Maldidier (1994), aplicando-os na análise de um acervo composto por 100 exemplares - dos quais foram analisados 57 exemplares - de revistas em quadrinhos intitulada “Sesinho”, no período de 2001 a 2008. A recorrência aos procedimentos teóricos da AD francesa apontaram para os seguintes resultados: a) o encontro de temas inclusos nas histórias em quadrinhos, mediante a leitura integral das mesmas; b) a oferta aos leitores/usuários de relações pormenorizadas e diversas sobre um mesmo tema, por meio da identificação de enunciados discursivos. Conclui-se que a AD pode ser um ferramental teórico metodológico e analítico a mais para a Ciência da Informação, por exemplo, em análises das revistas em quadrinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angela Ferraz, Universidade Federal de São Carlos

Aluna do quarto ano no Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Daiana Ellen Canato, Universidade Federal de São Carlos

Aluna do quarto ano no Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Nádea Regina Gaspar

Professora no Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e no curso de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/ Linha de pesquisa em Linguagens, Comunicação e Ciência.

Downloads

Publicado

2011-07-25

Como Citar

FERRAZ, A.; CANATO, D. E.; GASPAR, N. R. No movimento da leitura das histórias em quadrinhos: uma proposta discursiva para a ciência da informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 106–127, 2011. DOI: 10.20396/rdbci.v9i1.1922. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1922. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos