Em busca da pedagogia da emancipação na educação para a competência em informação sustentável

  • Elisabeth Adriana Dudziak Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Ciência da informação. Competência em informação

Resumo

O projeto de pesquisa Competências Info-Midiáticas no Ensino Superior (CIMES), ainda em andamento, permite neste momento apresentar apenas alguns resultados parciais. Tomando por base o campo de estudos internacionalmente reconhecido como IML (Information and Media Literacy), o projeto CIMES tem por objetivo implantar um Sistema Educacional Interativo de Promoção da Competência Info-Midiática dos Estudantes de Ensino Superior das universidades públicas brasileiras. Considerando a magnitude do projeto, várias frentes de trabalho têm sido desenvolvidas, traduzidas em sub-projetos a serem implementados paulatinamente, com a colaboração de diferentes agentes. Um destes sub-projetos está relacionado à conceituação da educação para a competência info-midiática e a definição dos processos de ensino-aprendizagem-avaliação. O objetivo deste artigo não é descrever o projeto e sim propor uma reflexão a respeito das diferentes concepções pedagógicas possíveis a serem utilizadas nos processos de educação para a competência em informação. Com base na revisão teórica feita até o momento, resultados parciais revelam que há distintas concepções e apropriações da pedagogia da competência em informação, determinando diferentes tipos e níveis de ação e intervenção no processo de ensino-aprendizagem-avaliação, e respectivos resultados. A pedagogia da competência em informação, em seu nível mais elevado, conduz à emancipação do estudante como usuário e produtor de informação. Definida como fenômeno dialético, a pedagogia da emancipação constrói-se ininterruptamente mediante um diálogo recursivo entre o ser humano e a realidade, entre sujeito e sociedade, entre meio e mensagem. A proposta é avançar na discussão sobre o modelo pedagógico a ser adotado e, a partir dele, considerar o design do processo educacional como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisabeth Adriana Dudziak, Universidade de São Paulo
Doutora em Engenharia de Produção (EPUSP). Mestre em Ciência da Informação (ECA-USP). Docente da Universidade Paulista (UNIP). Bibliotecária no DT-SIBI –Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo.
Publicado
2011-07-25
Como Citar
Dudziak, E. A. (2011). Em busca da pedagogia da emancipação na educação para a competência em informação sustentável. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 9(2), 166-183. https://doi.org/10.20396/rdbci.v9i1.1925
Seção
Artigos de Pesquisa