Metodologia para planejamento estratégico e gestão de serviços em unidades de informação

Autores

  • Luciane Paula Vital
  • Vivian Mengarda Floriani

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v6i2.1987

Palavras-chave:

Gestão de serviços. Planejamento estratégico. Planejamento de serviços de informação, Gestão de serviços, Planejamento estratégico., Planejamento de serviços de informação

Resumo

O setor de serviços tem crescido e se tornado um fator de diferenciação nas organizações. Nesse contexto, as unidades de informação precisam dispor de instrumentos que possibilitem um planejamento e gestão adequados na prestação de seus serviços. Assim, se faz necessária adoção de metodologias que permitam às unidades de informação desenvolver vantagem competitiva. O objetivo desse artigo é construir uma metodologia para o gerenciamento dos processos de serviço nesses ambientes. A Metodologia para Planejamento Estratégico e Gestão em Unidades de Informação (METUNI) é composta por quatro etapas: diretrizes operacionais, diagnóstico, definição de estratégias e controle e avaliação. As etapas da METUNI são apresentadas, discutidas e, posteriormente passiveis de verificação junto a uma biblioteca universitária localizada na região do Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina. Conclui-se que a METUNI permite o planejamento e a gestão de uma unidade de informação de forma a responder as exigências do ambiente no qual estão inseridas. Recomenda-se que ela seja adaptada a diferentes realidades e necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciane Paula Vital

Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em gestão de bibliotecas pela Universidade Estadual de Santa Catarina.

Vivian Mengarda Floriani

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Turismo: Planejamento, gestão e marketing e Bacharel e Turismo e Hotelaria em Universidade do Vale do Itajaí. Docente do Curso de Turismo – IFES.

Referências

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

BELLUZZO, R.C.B. Gestão de bibliotecas. Florianópolis: UDESC, 2005. Trabalho não publicado.

GIANESI, I. G. N; CORRÊA, H. L. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 1996.

GRONROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campos, 1993.

KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MCDONALD, M.; KNOX, M.C.S.; PAYNE, A. Clientes verdadeiros donos da empresa: como construir uma organização orientada para o mercado. São Paulo: Futura, 2001.

OLIVEIRA, D.P.R. Excelência na administração estratégica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1995.

PORTER, M.E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

STONER, J.A.F. Administração. 2.ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1985.

TACHIZAWA, T.; FERREIRA, V.C.P.; FORTUNA, A.A. M. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

VARVAKIS, G. J. O cliente de serviços. Florianópolis: UFSC, [199-]. Disponível em: < http://www.lgti.ufsc.br/posgraduacao/index.htm> . Acesso em: 01 set. 2006.

Downloads

Publicado

2009-03-13

Como Citar

VITAL, L. P.; FLORIANI, V. M. Metodologia para planejamento estratégico e gestão de serviços em unidades de informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 24–44, 2009. DOI: 10.20396/rdbci.v6i2.1987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1987. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos