As tecnologias da informação e comunicação no novo espaço educacional: reflexão a partir da proposição dos centros de recursos para el aprendizaje y la investigación (CRAIs)

  • Claudio Marcondes Castro Filho
  • Waldomiro Vergueiro
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação. Ensino - Aprendizagem. CRAI

Resumo

A tecnologia de informação e comunicação desenvolve mecanismos que auxiliam no ensino e aprendizagem em ambientes universitários, que, a partir da Declaração de Bologna, geraram mudanças no sistema de ensino superior na União Européia. Como suporte informacional no ensino superior, os Centros de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación – CRAI propõem um modelo de intersecção e interação utilizando as tecnologias de informação e comunicação, criando serviços que dão suporte ao ensino e à pesquisa. Esse modelo inclui tanto a seleção e organização dos conteúdos, como, também, processos de interação e comunicação que favoreçam a criação de comunidades críticas na aprendizagem. Neste sentido verificamos o papel dos CRAIs utilizando os recursos midiáticos no processo educacional, criando uma nova distribuição de espaço, relação de tempo entre o trabalho do professor com o aluno e na construção da virtualização no sentido da ampliação do conhecimento e da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudio Marcondes Castro Filho
Mestre em Ciências da Comunicação e Doutorando em Ciência da Informação pela ECA/USP. Professor Assistente do Curso de Ciências da Informação e Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Av. dos Bandeirantes, 3900 – 14040-901 Ribeirão Preto – Brasil
Waldomiro Vergueiro
Doutor e Livre-Docente em Ciências da Comunicação, Professor Titular do Curso de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes da USP, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 05508-900 - São Paulo – Brasil

Referências

ALBA PASTOR, Carmen; CARBALLO SANTAOLALLA, Rafael. Viabilidad de las propuestas metodológicas para la aplicación del crédito europeo por parte del profesorado de las universidades españolas, vinculadas a la utilización de las TIC en la docencia y la investigación. Revista de Educación, Madrid, n.337, mayo/ago, p. 71-97, 2005.

BURSZTYN, Marcel. A institucionalização da interdisciplinaridade e a universidade brasileira. Liinc em revista, v.1, n.1, mar. 2005. Disponível em: < www.ibict .br /iinc/viewissue.php>. Acesso em 01 ago. 2006.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. In: CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. 2.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CHEN, Ching-Chih. As tecnologias multimídia. In: A informação: tendências para o novo milênio. Brasília: IBICT, 1999.

CONNELL, R.W. Escuelas, mercados, justicia: la educación en un mundo fracturado. Kikiriki, Sevilla, n.55/56, p. 4-13, 2000.

GATES, Bill. A empresa na velocidade do pensamento: com um sistema nervoso digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

GATTI, Bernadete A. Os agentes escolares e o computador no ensino. Acesso: Revista de Educação e Informática, São Paulo, ano 4, n.esp., p.22-27, dez. 1993.

KENSKI, Vani Moreira. O que são tecnologias? Como convivemos com as tecnologias?. In: KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

LAURILLARD, D. Multimedia and the changing experience of the learner. British Journal of Educational Technology, London, v.26, n.3, p.179-189, 1995.

LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARGALEF GARCÍA, Leonor; ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. La formación del profesorado universitario para la innovación en el marco de la integración del espacio europeo de educación superior. Revista de Educación. Madrid, n.337, mayo/ago, p.51-70, 2005.

MARTÍNEZ, Dídac. El Centro de Recursos para el Aprendizaje CRAI. El nuevo modelo de biblioteca universitaria. Madrid, 2004. Disponível em: http://www.edullab.org/pcrai/documentos/nuevo_modelo_de_BU.pdf. Acesso em 23 jul. 2005.

MEISTER, J. C. Educação Corporativa. São Paulo: Makron Books, 1999.

MICHAVILA PITARCH, Francisco. No sin los profesores. Revista de Educación. Madrid, n.337, mayo/ago, 2005. p. 37-49.

PABLOS PONS, Juan de; VILLACIERVOS MORENO, Patricia. El espacio europeo de educación superior y las tecnologías de la información y la comunicación. Percepciones y demandas del profesorado. Revista de Educación, Madrid, n.337, mayo/ago, p. 99-124, 2005.

Publicado
2008-10-29
Como Citar
Castro Filho, C. M., & Vergueiro, W. (2008). As tecnologias da informação e comunicação no novo espaço educacional: reflexão a partir da proposição dos centros de recursos para el aprendizaje y la investigación (CRAIs). RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 5(2), 1-12. https://doi.org/10.20396/rdbci.v5i1.2001
Seção
Artigos