Indicadores de desempenho de bibliotecas no campo da saúde: um estudo piloto na FIOCRUZ

Autores

  • Etiene G. Lins FIOCRUZ
  • Maria Cristina S. Guimarães FIOCRUZ
  • Jeorgina Gentil Rodrigues FIOCRUZ
  • Camila Clementino Lamarão FIOCRUZ
  • Vânia Guerra Silva FIOCRUZ
  • Diones Ramos Silva FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v4i1.2039

Palavras-chave:

Performance indicators. International standard. Library service quality

Resumo

O Cict - Centro de Informação Científica e Tecnológica, percebendo a mudança no ambiente das bibliotecas e da clientela crescente, e em busca de melhores resultados institucionais, focado no atendimento aos usuários, estabeleceu um projeto de pesquisa para desenvolver uma metodologia para indicadores do desempenho. Baseado na Norma ISO 11620 uma equipe de pesquisadores e bibliotecários tem trabalhado em uma série de indicadores para a finalidade de avaliação para todas as três bibliotecas do Cict. O artigo descreve o caminho trilhado até então neste projeto e aponta alguns resultados que tem dado forma a todo processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Etiene G. Lins, FIOCRUZ

Currículum Lattes não disponível

Maria Cristina S. Guimarães, FIOCRUZ

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (1992) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (1998). Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict (PPGICS/Icict) e coordenadora do Curso de Especialização lato sensu Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict,. foi Vice-diretora de Informação e Comunicação do Icict (2009-2013) e Editora Científica da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde RECIIS (2009-2013). Atualmente é chefe do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICTS/Icict). Principais temas de interesse: Acesso livre e Informação científica e tecnológica em saúde, Gestão da informação, Avaliação em C&T, Socialização da informação e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, Engajamento em ciência e Competência em saúde (health literacy). 

Jeorgina Gentil Rodrigues, FIOCRUZ

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1982), especialista em Indexação da Informação pela Universidade Santa Úrsula (1990), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio IBICT (1996) e doutora em Informação, Comunicação em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (2014). Atualmente é servidora da Fiocruz, onde atua como bibliotecária/pesquisadora da Biblioteca de Manguinhos (Ciências Biomédicas) do Icict/Fiocruz. Presidente da Associação dos Profissionais de Informação e Documentação em Ciências da Saúde do Rio de Janeiro - APCIS/RJ.

Camila Clementino Lamarão, FIOCRUZ

Mestranda em Sociologia pelo IESP- UERJ. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é pesquisadora - Senai-Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, movimentos sociais, cultura, imigração, imperialismo e comportamento e consumo.

Vânia Guerra Silva, FIOCRUZ

Possui especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é Tecnologista Júnior da FIOCRUZ, lotada na Biblioteca de Saúde Pública, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Pública, Estudo de necessidades de usuários e Competência Informacional.

 

Diones Ramos Silva, FIOCRUZ

Formada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1989), especialista em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva na Universidade Estácio de Sá (2004) e especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (2008). Atualmente, atuo como bibliotecária responsável pela Biblioteca Virtual em Saúde em Doenças Infecciosas e Parasitárias (BVS-DIP) da Biblioteca de Manguinhos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e pela Biblioteca Virtual em Saúde em Inovação e Propriedade Intelectual (BVS-IPI) do Centro de Documentação Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fundação Oswaldo Cruz. Tenho experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: estudo de usuários, bibliotecas virtuais e organização da informação em Ciência e Tecnologia em Saúde.

Referências

CAMILE - Concerted Action on Management Information for Libraries in Europe. Disponível em: <http://www.staff.dmu.ac.uk/~camile/ >. Acesso em: 01 ago. 2005.

CARBONE, P. Èvaluer la performance des bibliothèques: une nouvelle norme. BBF, Paris, v. 43, n. 6, p. 40-45, 1998

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS – IFLA. International Guidelines for Performance Measurement in Academic Libraries, 1996. Disponível em: < http://www.ifla.org/V/saur.htm.>. Acesso em: 01 ago. 2005.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION – ISO 11620/98. Information and documentation – library performance indicators. Genève: ISO; 2003.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION - ISO 2789. Information and documentation – library performance . Genève: ISO, 2003.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION - ISO 9004-2. Guidelines for managing the quality of service activities. Genève: ISO, 1991.

LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de Biblioteca. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

LIBQUAL+TM: defining and promoting library service quality. Disponível em: < http://www.libqual.org/About/Information/index.cfm>. Acesso em: 29 jul. 2005.

MELO, L. B. Estatísticas e avaliação da qualidade e do desempenho em bibliotecas e serviços de informação: investigações recentes e novos projectos. In: CONGRESSO

NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 8., 2004, Lisboa. Anais eletrônicos... Lisboa: APBAD, 2004. Disponível em:

< http://eprints.rclis.org/archive/00004156/01/EstAvalBSI_LM_2004.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2005.

SAMPAIO, M. I. C; FONTES, C. A; REBELLO, M. A. F. R; ZANI, R. M. F. Z, BARREIROS, A. A; PRADO; A. M. M. C. et al. PAQ : Programa de avaliação da

qualidade de produtos e serviços de informação: uma experiência no SIBI/USP. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 33, n. 1, p. 142-148, 2004.

SERVQUAL: measuring service quality in academic libraries. 1997. Disponível em: < http://www.arl.org/newsltr/191/servqual.html>. Acesso em: 29 jul. 2005.

Downloads

Publicado

2006-09-18

Como Citar

LINS, E. G.; GUIMARÃES, M. C. S.; RODRIGUES, J. G.; LAMARÃO, C. C.; SILVA, V. G.; SILVA, D. R. Indicadores de desempenho de bibliotecas no campo da saúde: um estudo piloto na FIOCRUZ. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 116-131, 2006. DOI: 10.20396/rdbci.v4i1.2039. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2039. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Pesquisa em andamento