Profissionais da informação e o mapeamento do conhecimento nas organizações: o caso da kpmg Brasil

Autores

  • Nadia M.S. Hommerding BIREME
  • Waldomiro Vergueiro USP/ECA

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v2i1.2071

Palavras-chave:

Profissional da informação, Gestão do conhecimento, Intranet, KPMG Brasil

Resumo

Análise e descrição da gestão da Informação nos processos de Gestão do Conhecimento da empresa KPMG Brasil, com ênfase no mapeamento do conhecimento tácito e explícito, buscando disponibilizar/compartilhar as informações mapeadas, por meio da Intranet, ferramenta facilitadora para o compartilhamento e divulgação da informação. Conclui que os Profissionais da Informação têm potencial para liderar e administrar processos de mapeamento do conhecimento nas organizações, principalmente porque possuem especializações inerentes à sua formação, no que concerne a localização, organização, estruturação e disponibilização de dados e informações que, posteriormente, serão transformados em conhecimento. Outra conclusão positiva refere-se ao uso da Tecnologia da Informação, neste caso específico, a Intranet, como aliada no trabalho do bibliotecário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nadia M.S. Hommerding, BIREME

Doutorado em Ciência da Informação (2007) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, Mestrado em Ciências da Comunicação (1998) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1990) pela ECA/USP. Docente na pós-graduação da Escola Pós-graduada da FESPSP (Núcleo de Ciência da Informação), ministrando as disciplinas de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Docente do curso de pós-graduação da FAINC - Faculdades Integradas Coração de Jesus, em Santo André. Gestão e Implantação de Bibliotecas virtuais e físicas em empresas privadas nas mais distintas áreas do conhecimento. 

Waldomiro Vergueiro, USP/ECA

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1977), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (1985), doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela Loughborough University of Technology (Inglaterra) e Universidad Carlos III de Madrid (Espanha). Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atuando na graduação em Biblioteconomia, bem como no mestrado e doutorado em Ciência da Informação e Ciências da Comunicação, tendo orientado 11 mestrados e 12 doutorados, além de supervisionado diversas pesquisas de pós-doutorado. Atualmente é professor titular aposentado da ECA/USP.

Referências

CHASE, R. L. Knowledge navigators. Information Outlook, v. 2, n. 9, p. 17- 26, September 1998.

DAVENPORT, T. H. (1996). Knowledge management case study. Disponível em: < http://www.bus.utexas.edu/kman/hpcase.htm > Acesso em: 03 maio 2001.

____________; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 237 p.

____________; LONG, D. W., BEERS, M. C. Successfull Knowledge Management Projects. Sloan Management Review, Winter 1998.

HARVARD BUSINESS SCHOOL. Kpmg peat Marwick U.S.: one giant brain. Boston: Harvard Business School Publishing, 1997. [Study case 9-397-108]

HOMMERDING, N. M. S. O profissional da informação e a gestão do conhecimento nas empresas: um novo espaço para atuação, com ênfase nos processos de mapeamento do conhecimento e disponibilização por meio da Intranet, 2001. 210 f. Tese (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

KNOWLEDGE management glossary. Disponível em: < http://www.mccombs.utexas.edu/kman/glossary.htm > Acesso em: 05 mar. 2000.

KPMG AUDITORES INDEPENDENTES. Kworld deployment: the brazilian experience. São Paulo: KPMG, October 2000. 15 p.

KPMG AUDITORES INDEPENDENTES. Informativo Kworld, n. 1, jan. 2001.

__________________________________. Informativo Kworld, n. 2, jan. 2001.

KPMG BRASIL. Disponível em: < http:// www.kpmg.com.br>. Acesso em: jun. 2003.

MANAGEMENT review, December 1999. Disponível em: <http://www.amanet.org>.

MICROSOFT. KPMG turns Knowledge into value with Kworld. Disponível em: < http:// www.microsoft/knowledge/kworld.html>. Acesso em: 09 jun. 2001.

SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações. Rio de janeiro: Campus, 1998.

UNIVERSITY OF ILLINOIS AT URBANA- CHAMPAIGN. Master of Science Degree Program. Disponível em : < http://www.lis.uiuc.edu/gslis/degrees/ms.html>. Acesso em: set. 2003.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

HOMMERDING, N. M.; VERGUEIRO, W. Profissionais da informação e o mapeamento do conhecimento nas organizações: o caso da kpmg Brasil. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 17–36, 2004. DOI: 10.20396/rdbci.v2i1.2071. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2071. Acesso em: 23 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos