Resumo
Análise do panorama da mudança terminológica de Formação e Desenvolvimento de Coleções para Gestão de Estoques Informacionais na literatura da área e nos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Propõe uma reflexão sobre a necessidade de atualização de conceitos para a atividade, demonstrando o atual estado-da-arte do uso do termo “Gestão de Estoques de Informação” em artigos de periódicos eletrônicos da área publicados entre 2000 e 2012 através de sua ocorrência nos títulos, resumos e palavras-chave dos artigos e da avaliação da oferta de disciplinas com a mesma nomenclatura nas escolas de Biblioteconomia Brasileira, analisando suas ementas a fim de identificar novas práticas. Conclui que a literatura não apresenta artigos com o descritor “Gestão de Estoques de Informação”, o que indica uma possível desconexão com a gestão na organização de acervos. Da mesma forma, de um universo de 37 escolas, apenas 5 cursos brasileiros posuem disciplina com essa nomenclatura. Porém, a análise de suas ementas revela a manutenção dos conceitos clássicos de formação e desenvolvimento de coleções. Estes dados indicam a necessidade de uma mudança paradigmática teórico-prática diante das demandas da sociedade contemporânea.
Referências
BELLUZZO, R.C.B. O profissional da informação na era do conhecimento: mediadores e interagentes? São Paulo, 2010. Slides de apresentação no Seminário de Biblioteconomia e Ciência da Informação.
BUONACORE, Domingo. Diccionario de Bibliotecología. 2.ed.aum. Buenos Aires: Ediciones Marymar, 1976.
CHAGAS, J. ; ARRUDA, S.; BLATMANN, U. Interação do usuário na busca de informações. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers/interacao.html. Acesso em: 10 nov. 2013
FIGUEIREDO, N.M. Desenvolvimento e avaliação de coleções. Brasília: Thesaurus, 1998.
GARCIA-REYES, C. J. Gestíon de unidades de informacíon. In: VERGUEIRO, W.; MIRANDA, A.C.D.(orgs). Administração de unidades de informação. Gramado: FURG, 2007. Cap. 1, p. 11-34.
GUIMARÃES, J.A.C. O Profissional da Informação sob o prisma de sua formação. In: VALENTIM, M.P. (org.) Profissionais da Informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. Cap. 2, p. 53-69
HOLANDA, C.; NASCIMENTO, A. Bibliotecário: gestor das unidades de informação. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIENCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA REGIÃO SUL, 12., 2010, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2010. Disponível em: http://rabci.org/rabci/node/127. Acesso em: 09 jul. 2012.
LANCASTER, F.W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
LUNARDELLI, R.S.A. Usuários ou clientes de bibliotecas? Uma reflexão do ponto de vista da lexicologia. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/textos_conteudo.php?cod=134. Acesso em: 10 nov. 2013
MACIEL, A.C.; MENDONÇA, M.A.R. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2000.
McGARRY, K. O conceito dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasilia: Briquet de Lemos/Livros, 1999.
MOREIRA, A.D. Administração da produção e operações. 3. Ed. Roteiro adaptado. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CE4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.grupos.com.br%2Fgroup%2Ffacear_engenharia%2FMessages.html%3Faction%3Ddownload%26year%3D10%26month%3D5%26id%3D1274819181215281%26attach%3DCONTROLE%2520ESTOQUE_DM.doc&ei=NEH4T8aZLYi08ATbwqX4Bg&usg=AFQjCNHlBcQiIuhA3qptsfqmrn1oJjucYQ&sig2=Wx4PN6GRtMw1fnFPSMo09Q Acesso em: 07 jul 2012.
PRIMO, A.. Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador. Limc, n. 45, 2005. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Tecnologia/cibercultura/Enfoques%20e%20desfoques%20no%20estudo%20da%20intera%C3%A7%C3%A3o%20mediada%20por%20computador.pdf Acesso em: 10 nov. 2013.
SCHARNBERG, J.M.R.; STREHL, L. Introdução à política de desenvolvimento de coleções como atividade de planejamento bibliotecário. 2012. Slides de aula da disciplina Pesquisa e Desenvolvimento de Coleções. Disponível em: http://www.slideshare.net/leticia.strehl/2-desenvolvimento-de-colees-poltica. Acesso em: 10 nov. 2013.
SOUZA, F.C. O ensino da biblioteconomia no contexto brasileiro: século XX. 2. ed. Revista. Florianópolis: UFSC, 2009.
VALENTIM, M.P. (org.) Profissionais da Informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000.
VERGUEIRO, W.de C.S. Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais. Brasília, Ciência da Informação, v.22, n.1, 1993.
LIMA, I.F, SOUZA, R.R.; DIAS, G.A. Interatividade e usabilidade em bibliotecas digitais no processo ensino-aprendizagem. DGZ, v.13, n.3, jun. 2012. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun12/Art_03.htm. Acesso em: 10 nov.2013
A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.