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Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG
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Palavras-chave

Tecnologia da informação e comunicação. Ensino superior. Alfabetização digital. Competência em informação

Como Citar

GODINHO, Natalia Bermudez; GONÇALVES, Renata Braz; ALMEIDA, Alex Serrano de. Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 437–454, 2015. DOI: 10.20396/rdbci.v13i2.8635591. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635591. Acesso em: 3 dez. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa mais ampla que buscou verificar como ocorrem as buscas informacionais para realização de pesquisas acadêmicas de estudantes universitários dos cursos vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande, tendo como enfoque a competência informacional. Neste texto, focaliza-se a alfabetização digital, elemento importante e considerado inter-relacionado com a competência informacional. O estudo abrangeu uma amostra de 85 estudantes, sendo que sua metodologia constituiu-se de uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados mostraram que alguns estudantes julgam seu desempenho no uso de TIC como sendo entre ruim e péssimo. Já o acesso à internet é considerado entre ruim e péssimo por uma pequena parcela, enquanto a maioria aponta que saber utilizar o computador e a internet pode influenciar na realização de suas pesquisas. Percebeu-se em alguns investigados sentimentos de exclusão e identificou-se algum grau de dificuldade ou desconhecimento no uso de alguns recursos tecnológicos, como bases de dados e gestores de referências, entre outros. As dificuldades apresentadas pelos estudantes sugerem a necessidade de fomento à alfabetização digital e informacional, trabalhando-se, preferencialmente, com esses conceitos integrados.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i2.8635591
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