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O papel da biblioteca comunitária na construção dos direitos humanos
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Palavras-chave

Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares. Direitos Humanos. Educação não formal. Literatura. Mediação

Como Citar

SALCEDO, Diego Andres; ALVES, Mariana. O papel da biblioteca comunitária na construção dos direitos humanos. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 561–578, 2015. DOI: 10.20396/rdbci.v13i3.8635770. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635770. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Pressupõe que a biblioteca comunitária, denominada aqui como instituição de educação não formal, busca emancipar os indivíduos da comunidade em que está inserida. Para isso, promove e provê acesso ao livro, a literatura e cria condições de práticas e mediação de leitura. Para fins da pesquisa, então, foi feito um trabalho exploratório de cunho qualitativo, dividido em três etapas: revisão bibliográfica, observação e entrevista. Focou a pesquisa na Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, localizada numa favela do bairro do Recife. Verificou que as atividades de leitura literária proporcionaram alfabetização das crianças; apropriação da escrita pelos moradores e mediadores; consciência social e ambiental; contato com a língua estrangeira francesa e aspectos culturais da França. Constatou que esse tipo de atividade social cria as condições à emancipação e profissionalização dos mediadores envolvidos. Concluiu que não, apenas, é notória a perseverança diante das dificuldades econômico-sociais ou a crença numa militância pelo gosto da leitura e emergência dos afetos, mas, particularmente, que trata de uma ação coletiva em prol dos Direitos Humanos.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i3.8635770
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