Gerenciamento de processos de negócio em biblioteca pública

Thatiane Aparecida de Lima Giviani, Ana Rita Tiradentes Terra Argoud

Resumo


Este trabalho traz um estudo da Divisão de Tratamento Técnico da Informação do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBI/SC). O objetivo é mapear os processos do setor de processamento técnico do material bibliográfico do sistema, desde sua aquisição até sua disponibilização para o usuário. Para isto, fez uso da modelagem de processos de negócios.  A metodologia empregada foi a pesquisa-ação e bibliográfica. Como resultado do mapeamento foram identificados pontos críticos e propostas soluções, visando a melhoria dos serviços prestados no Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos.


Palavras-chave


Gerenciamento de processos de negócio. Biblioteca. Gestão pública. Integração de processos. Mapeamento de processos

Texto completo:

PDF

Referências


ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Manual de gestão de processos organizacionais da ANEEL. 4.ed., 2012, 69p. Disponível em: < http://www.aneel.gov.br/arquivos/word/Manual_de_Gest%C3%A3o_de_Processos_RM_capa.doc>. Acesso em: 07 mai. 2014.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Departamento de Governo Eletrônico. Guia de gestão de processos de governo. Brasília, 2011, 25p. Disponível em: < http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-ping-padroes-de-interoperabilidade/guia-de-gestao-de-processos-de-governo>. Acesso em: 15 mai. 2014.

CAMPOS, Eneida Rached. Metodologia de gestão por processos. Grupo GEPRO da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Campinas: UNICAMP, 2007, 162p. Disponível em: < http://www.ccuec.unicamp.br/gepro/pdf/Metodologia_22102007.pdf>. Acesso em: 08 mai. 2014.

DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de processos: como mudar na empresa através da tecnologia de informação. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

FORTUNATO JUNIOR, Rogério. Modelagem de processos de negócios: uma abordagem ao processo de execução de obras na Universidade Federal de São Carlos. 2010, 170p. Monografia (Pós-Graduação em Engenharia de Produção), Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível em: < http://www.srh.ufscar.br/blog/cqa/wp-content/uploads/MONOGRAFIA_ROGERIO_FORTUNATO_JR_MPN_OBRAS_UFSCAR.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2013.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As Empresas são grandes coleções de processos. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 6-19, 2000.

HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengenharia – revolucionando a empresa. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

LACERDA, Rogerio Tadeu de Oliveira; ENSSLIN, Leonardo; ENSSLIN, Sandra Rolim. Metodologia de gestão de processos e dynamic capabilities. Revista de Administração FACES Journal, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 111-134, jul./set. 2012.

NUNES, Andressa Silva. Especificação de requisitos para o desenvolvimento de um aplicativo de gestão para a biblioteca do Colégio Jardim Anchieta. 2012, 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia, Habilitação em Gestão da Informação), Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: < http://www.pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1 >. Acesso em: 19 mar. 2014.

OLIVEIRA, Saulo Barbará de. (Org). Gestão por processos: fundamentos, técnicas e modelos de implementação: foco no sistema de gestão da qualidade com base na ISO 9000:2000. 2.ed. 1 reimpr. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.

OLIVEIRA, Greissi Gomes; AMARAL, Roniberto Morato do. Mapeamento de processos em bibliotecas: um estudo de caso em uma biblioteca do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. In: XVII SNBU - SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 2012, Gramado. Anais... Porto Alegre: UFRS, 2012. Disponível em: < http://200.136.214.89/nit/refbase/arquivos/oliveira/2012/603_Oliveira+Amaral2012.pdf>. Acesso em: 06 out. 2013.

PAVANI JUNIOR, Orlando; SCUCUGLIA, Rafael. Mapeamento e gestão por processos – BPM. São Paulo: MBooks, 2011.

PEREIRA, Neocles Alves; ARGOUD, Ana Rita Tiradentes Terra. Unidade 1: Ferramentas de apoio à gestão por processos, 2013a. In:______. Gestão por processos. São Carlos: UFSCar/UAB, 2013. 77p. Apostila. Disponível em: < http://ead.sead.ufscar.br>. Acesso em: 5 ago. 2014.

PEREIRA, Neocles Alves; ARGOUD, Ana Rita Tiradentes Terra. Unidade 2: Gestão por processos, 2013b. In:______. Gestão por processos. São Carlos: UFSCar/UAB, 2013. 87p. Apostila.Disponível em: < http://ead.sead.ufscar.br>. Acesso em: 5 ago. 2014.

SANTOS, Luciano Costa. Projeto e análise de processos de serviços: avaliação de técnicas e aplicação em uma biblioteca. 2000, 110f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. Disponível em: < http://www.lgti.ufsc.br/public/luciano.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2014.

SANTOS, Luciano Costa; FACHIN, Gleisy Regina Bóries; VARVAKIS, Gregorio. Gerenciando processos de serviços em bibliotecas. Ciência da Informação, v. 32, n. 2, p. 85-94, 2003. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/ci/v32n2/17037.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2013.

SANTOS, Luciano Costa; VARVAKIS, Gregorio. Servpro: uma técnica para a gestão de operações de serviços. Revista Produção, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 34-45, 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/prod/v12n1/v12n1a03.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2013.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Gestão Pública. Guia de modelagem de estruturas organizacionais: metodologia de gestão por processos. São Paulo, 2006, 5p. Disponível em: < http://www.gestaopublica.sp.gov.br/conteudo/guia/Exercicio_3.pdf>. Acesso em 20 ago. 2014.

SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Metodologia de modelagem e gestão de processos. 2007, 119p. Disponível em: < http://gestaodeprocessos.sebrae.com.br/getinfoitemembeddedfile_ID=14308.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2014.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 14.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

TOLEDO, José Carlos de. Visão geral dos métodos para análise e melhoria da qualidade. 2007, 14p. Disponível em: < http://www.gepeq.dep.ufscar.br/arquivos/Apostila Ger de Processos-09092008.pdf> . Acesso em: 25 jul. 2014.

TOLEDO, José Carlos de; BORRÁS, Miguel Ángel Aires; MERGULHÃO, Ricardo Coser; MENDES, Glauco Henrique de Souza. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

VALLE, Rogerio; OLIVEIRA, Saulo Barbará de. (Org.). Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação BPMN (Business Process Modeling Notation). 1.ed. 4.reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2007.




DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i3.8635782

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

(c) RDBCI: Rev. Digit. Bibliotecon. e Cienc. Inf. / RDBCI : Digit. J. Libr. and Inf. Sci., Campinas (SP) - ISSN 1678-765X.