Banner Portal
A configuração do espaço dos livros no interior da sala de aula
Português
Inglês

Palavras-chave

Livros. Espaço físico. Cultura material escolar

Como Citar

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. A configuração do espaço dos livros no interior da sala de aula. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 348–362, 2016. DOI: 10.20396/rdbci.v14i2.8643592. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8643592. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este texto assume por objetivo apresentar e compreender o modo como os livros estão dispostos em diferentes espaços físicos, no interior da sala de aula, e como são percebidos pelos docentes e discentes, regulamentando ações e atuações dos sujeitos. Para tanto, realiza-se uma pesquisa de campo, a partir da coleta de diferentes imagens dos ambientes escolares em que os livros estão expostos. A análise das imagens se embasa nas concepções teóricas sobre o espaço de Rodríguez, articulada à ideia de cultura escolar, na percepção de Vidal e de cultura material escolar de Viñao Frago e Escolano Benito. A reflexão embasa-se, ainda, na concepção de materialidade do livro e de representação, segundo Chartier. As observações das imagens sinalizam ações de propagação de um ambiente escolar de interação com o livro, caracterizadas ora pela mobilidade do espaço físico, ora determinadas pela necessidade da visibilidade e demarcação de um espaço estável, de modo a priorizar o acesso aos livros e o acomodamento do leitor.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v14i2.8643592
Português
Inglês

Referências

BOJUNGA, Lygia. Livro: um encontro. 6. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2004.

BRASIL. Código do Consumidor. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm>. Acesso em: 22 fev. 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa, ano 1, unidade 2. Brasília: MEC; SEB, 2012.

CARPINTEIRO, Antônio Carlos; ALMEIDA, Jaime Gonçalves. Teorias do espaço.

Brasília: Universidade de Brasília, 2008.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ESCOLANO BENITO, Agostín. El espacio escolar como escenario y como representación. Revista Teias, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p. 1-12, 2000.

ESCOLANO BENITO, Agostín. El livro escolar como espacio de memoria. In: OSSENBAH, G.; SOMOZA, M. (eds.) Los mauales escolares como fuente para la historia de la educación en America Latina. UNED: Madrid, 2001.

FERNANDES, Rogério. Cultura de escola: entre as coisas e as memórias. Pro-Posições, Campinas, v.16.n.1 (46), p.19-39, jan./abr. 2005.

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. O livro objeto de estudo e de memória de leitura. 2009, fs. 189. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Um livro, diferentes modos de ler. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.29, n.56, p.27-35, 2011.

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. O livro que “abre caminhos”: entre experiências de leitura, representações e afetividade. Revista Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, n.3, n.1, p.1-15, jan./jun., 2012.

GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. São Paulo: Estação da Liberdade, 2001. (1996?)

MUÑOS RODRÍGUEZ, Jose Manuel. El lenguage de los espacios: interpretación em términos de educaión. Teoria y Educación, Salamanca, v.17, p. 209-226, 2005.

TOZZI, Juliana Bernardes. Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias. Pro-Posições, Campinas, v.24, n.2 (71), p. 127-145, maio/ago. 2013.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas: autores Associados, 2005.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.14, p.19-24, maio/ago. 2000.

VIDAL, Diana Gonçalves. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 25-41, 2009.

VIDAL, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente do Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Historia de la educación e historia cultural: posibilidades, problemas, cuestones. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 0, p. 63-82, 1995.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.