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Produção Científica Brasileira: Perfil de Autoria em Gestão do Conhecimento
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Declaração de Originalidade de Artigo

Palavras-chave

Bibliometria. Gestão do conhecimento. Perfil de autoria. Produção científica.

Como Citar

CORRÊA, Fábio; RIBEIRO, Jurema Suely de Araújo Nery; SILVA, Elaine Drumond Pires e; ZIVIANI, Fabrício. Produção Científica Brasileira: Perfil de Autoria em Gestão do Conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 647–669, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v15i3.8649660. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649660. Acesso em: 15 out. 2024.

Resumo

O crescente desenvolvimento de estudos relacionados ao conhecimento e a aplicação prática destes em solo organizacional confere certa relevância a Gestão do Conhecimento, que se consolida como uma temática complexa devido as interações orbitais com a cultura, tecnologia, pessoas, dentre outros elementos. Consequentemente, o número de publicações científicas relacionadas a esta temática se eleva em detrimento a fatores como aumento de programas de pós-graduação, elevação do número de mestres e doutores, exigências de manutenibilidade do pesquisador no campo acadêmico e as regras de avaliação da CAPES. Neste contexto, contemplado por estudiosos de diversas áreas as quais a Gestão do Conhecimento se relaciona, este estudo discorre análises sobre o perfil dos autores na produção científica brasileira de Gestão do Conhecimento. Para a realização de tais análises a metodologia é caracterizada pela natureza descritiva e utilizou abordagem quantitativa por meio do emprego da bibliometria. Alguns dos resultados evidenciam que as produções em dupla são mais frequentes que as individuais e a cada elevação do número de autores há decremento da quantidade de publicações e os autores que publicam individualmente e em parceria tendem a apresentar um comportamento veementemente mais colaborativo. As interações entre as titulações dos autores apresentam relações mais frequentes entre os indivíduos de mesma titulação e, em segundo momento, os doutores se relacionam mais com mestres que com doutorandos. A replicabilidade da pesquisa em outro recorte temporal é sugestão de trabalho futuro, permitindo evidenciar novas percepções quanto aos perfis acadêmicos brasileiros.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i3.8649660
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