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A leitura na escola em tempo de e-book
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Palavras-chave

Leitura
Midiatização
Escola
Impresso
E-book

Como Citar

AMIN, Vanda do Socorro Furtado; TEIXEIRA, Lucilinda Ribeiro; CASTRO, José Guilherme de Oliveira. A leitura na escola em tempo de e-book. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 17, p. e019016, 2019. DOI: 10.20396/rdbci.v17i0.8652571. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652571. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva identificar as formas e os suportes de leitura, assim como verificar as práticas de leitor no cotidiano escolar no contexto da midiatização. Na interface comunicação e educação, destaca-se a relação com saber dos sujeitos que atuam no espaço pedagógico e suas experiências de leitores mediadas por materiais impressos e digitais. Procedeu-se à pesquisa bibliográfica e a um estudo de caso realizado numa escola pública federal de Belém, com alunos do ensino do fundamental, em outubro e novembro de 2016, com aplicação de observação participante e entrevista com formulário. Recorreu-se aos aportes teóricos que tratam do debate sobre comunicação, midiatização, mídia impressa, leitura e educação. Com base nessas articulações, fez-se um cotejo em torno da questão da prática da leitura mediada por suportes distintos: o livro impresso e o livro eletrônico ou digital, tendo-se como referência o lugar da aprendizagem formal, a escola.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8652571
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