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A competência em informação aliada as tarefas do bibliotecário escolar
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Declaração de originalidade

Palavras-chave

Políticas públicas
Competência em informação
Biblioteca escolar
Aprendizagem ao longo da vida
Desenvolvimento de saberes.

Como Citar

OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes de; SALA, Fabiana. A competência em informação aliada as tarefas do bibliotecário escolar. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 17, p. e019005, 2019. DOI: 10.20396/rdbci.v17i0.8653232. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8653232. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A competência em informação é fundamental para que os indivíduos saibam acessar, avaliar e usar a informação de maneira eficaz ao longo da vida. Consiste em saber utilizar as tecnologias, buscar as informações em vários lugares, interpretar o texto, verificar a fonte de informação e produzir novos conhecimentos. O objetivo deste estudo é propor a aplicação dos princípios da Competência em informação ao elenco de tarefas dos bibliotecarios escolares. Os procedimentos metodológicos envolvem a pesquisa bibliográfica no âmbito da Competência em informação e das políticas públicas voltadas ao contexto das bibliotecas escolares. Para tanto, buscou-se em livros e artigos impressos e digitais em diferentes periódicos da área da ciência da informação.  Como considerações finais, defende-se que a Competência em informação precisa ser considerada pelas políticas públicas da biblioteca escolar no Brasil, a fim de que se torne subsídio à prática do bibliotecário escolar e melhore o serviço oferecido pelas bibliotecas.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8653232
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