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A mediação cultural na biblioteca escolar e o bibliotecário infoeducador
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Palavras-chave

Bibliotecas escolares
Acesso à biblioteca
Bibliotecários
Políticas e ações de informação

Como Citar

PAJEÚ , Hélio Márcio; ALMEIDA, Arthur Henrique Feijó de. A mediação cultural na biblioteca escolar e o bibliotecário infoeducador . RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e020025, 2020. DOI: 10.20396/rdbci.v18i0.8660541. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8660541. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Ao longo do tempo, a biblioteca escolar tem modificado o seu perfil, abrindo as portas para a mediação cultural ao tentar deixar para trás o estigma de lugar silencioso e cobrando uma nova atuação do bibliotecário escolar. Este artigo tem por objetivo analisar o caminho trilhado pela biblioteca escolar no Brasil a fim de refletir sobre sua atual configuração como um espaço de mediação cultural e o papel do bibliotecário infoeducador no contexto atual desses espaços, por meio de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e documental e de uma revisão diacrônica do conceito de biblioteca escolar. Como resultados podemos afirmar que o papel fundamental da biblioteca escolar na formação de seus usuários por meio de uma prática que vá além do suporte à sala de aula e do incentivo à leitura, como também a necessidade de profissionais capacitados para tal.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8660541
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