Resumo
Introdução: Para disponibilizar informações relevantes aos seus usuários, a biblioteca disponibiliza o serviço de referência e informação, que auxilia, de maneira personalizada, os usuários a satisfazerem suas necessidades informacionais. Para atingirem seus propósitos, a biblioteca e o serviço de referência e informação precisam acompanhar as mudanças apresentadas pelo ambiente onde atuam, o que fez surgir, entre outras coisas, as bibliotecas híbridas. Método: Com o objetivo de verificar as necessidades de adequações do serviço de referência e informação para serem ofertados em bibliotecas híbridas, foi realizado um estudo de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica em referenciais teóricos específicos das duas temáticas – serviço de referência e informação e bibliotecas híbridas - no âmbito da Ciência da Informação. Resultados: Como resultados, destaca-se que existem necessidades de adequações do serviço de referência e informação para que as bibliotecas se configurem como híbridas. Conclusão: Afirma-se que o serviço de referência e informação é diretamente afetado pelo conceito de biblioteca híbrida, o que traz a necessidade de repensar seu escopo e visão.
Referências
ACCART, J-P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.
ARAÚJO, E. A.; OLIVEIRA, M. de. A produção de conhecimentos e a origem das bibliotecas. In: OLIVEIRA, M. de (coord.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=UGrv24g0u8C&printsec=frontcover&hl=ptBR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 25 set. 2019.
ARELLANO, M. A. M. Serviços de Referencia Virtual, Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2001.
BELLUZZO, R. C. B.; MACEDO, N. D. de. A gestão da qualidade em serviços de informação: contribuição para uma base teórica. Ciência da informação, v. 22, n. 2, p. 124-131, 1993.
BRAGA, M. de F. A. Meios e modos de apropriação da informação e do conhecimento. In: CASTRO, C. A. (org.). Ciência da informação e biblioteconomia: múltiplos discursos. São Luís: EDUFMA; EDFAMA, 2002.
BREAKS, M. Building the hybrid library: a review of UK activities. Learned publishing, Hertfordshire, v. 15, n. 2, p. 99-107, 2002.
CARVALHO, L. S.; LUCAS, E. R. O. Serviço de Referência e Informação: do tradicional ao on-line. Anais do VI CINFORM – Encontro Nacional de Ciência da Informação. Salvador, 2005.
CAVALCANTE, K. V.; BRITO, Y. R.; VLAXIO, F. As metamorfoses da biblioteca para a Geração Z: proposta de implementação para o Espaço Cultural Bezerra de Menezes. Revista Analisando em Ciência da Informação, v. 4, n. 2, p. A03, 2016. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/v/a/28284. Acesso em: 18 jul. 2019.
DAMIAN, I. P. M.; SILVA, M. R. Serviço de Referência Virtual: uma análise estratégica por meio da aplicação da matriz SWOT. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 7, n. 2, p. 118-135, 2016.
FIGUEIREDO, N. M. Serviços de Referência & Informação, São Paulo; Polis, 1992.
FUNARO, V. M. B. O.; CARVALHO, T. de; COSTA, L. M. S. V. Inserindo a disseminação seletiva da informação na era eletrônica. São Paulo: Serviço de Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da USP, 2000.
GARCEZ, E. M. S.; RADOS, G. J. V. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação a distância. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010019652002000200005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 jul. 2019.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GUY, R. F. Developing the hybrid library: progress to date in the national library of Scotland. Electronic Library, v. 18, n. 1, p. 40-50, 2000. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/57500478?accountid=8112. Acesso em: 01 maio 2020.
MACEDO, N. D. Princípios e reflexões sobre o SRI. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 23, n. 1/4, p. 9-37, jan./dez. 1990.
MANGAS, S. F. A. Como planificar e gerir um serviço de referência, Biblios, n. 28, 2007.
MARCIAL, V. F. La biblioteca, espacios culturales em desuso: análisis crítico de las estratégias de promoción. Revista Biblios, Madrid, v. 7, n. 25-26, p. 1-9, jul. 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16172510. Aceso em: 16 jan. 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostras e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARSHALL, C.; ROSSMAN, G. B. Designing qualitative research. Newbury Park, CA: Sage, 1989.
MARTINS, M. G. de; RIBEIRO, M. L. G. Serviço de referência e assistência aos leitores. Porto Alegre; UFRGS, 1972.
MILANESI, L. Biblioteca. Cotia: Ateliê Editorial, 2002. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=jxD9Myg1xQC&printsec=frontcover&hl=ptBR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepa ge&q&f=false. Acesso em: 25 set. 2019.
MONTEIRO, A. I. V.; MEDEIROS, M. N. de; FERNANDES, M. C. P.; CAVALCANTE, M. de S. Estratégias para a implantação de bibliotecas híbridas como apoio à aprendizagem semipresencial de cursos a distância. Informação & Informação, Londrina, v. 11, n. 2, p. 1-13, 2006. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/v/a/4367. Acesso em: 18 jul. 2019.
MORESI, E. Metodologia da pesquisa. Brasília: Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, 2003. Disponível em: http://www.inf.ufes.br/~pdcosta/ensino/2010-2-metodologia-de-pesquisa/MetodologiaPesquisa-Moresi2003.pdf. Acesso em: 09 jan. 2021.
OPPENHEIM, C.; SMITHSON, D. What is the hybrid library? Journal of Information Science, Reino Unido, v. 25, n. 2, p. 97-112, out./nov. 1999. Disponível em: http://jis.sagepub.com/content/25/2/97.full.pdf+html. Acesso em: 17 jan. 2020.
PEREIRA, M. R. S.; BRENHA, T. C. P. Serviço de Referência em bibliotecas: reflexões, CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, MULTICULTURALIDADE E INCLUSÃO SOCIAL, 24. Anais... Maceió, 2011.
PINFIELD, S.; EATON, J.; EDWARDS, C.; RUSSELL, R.; WISSENBURG, A.; WYNNE, P. Realising the hybrid library. New Review of Information Networking, v. 4, p. 3-21, 1998. Disponível em:
https://search.proquest.com/docview/57469110?accountid=8112. Acesso em: 19 maio 2019.
PRAKASAN, E. R.; SWARNA, T.; KUMAR, V. Human resource development in hybrid libraries. In: NATIONAL CONVENTION ON LIBRARY AND INFORMATION NETWORKING, 2., 2000, Madras, Chennai. Anais... Madras, Chennai: India, 2000. p. 292-299. Disponível em: http://eprints.rclis.org/5864/1/pdf.pdf. Acesso em: 18 jan. 2020.
ROSTIROLLA, G. Gestão do conhecimento no serviço de referência em bibliotecas universitárias: uma análise com foco no processo de referência. Dissertação – (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2006.
RUSA. Measuring and Assessing Reference Services and Resources: A Guide. Disponível em:
http://www.ala.org/rusa/sections/rss/rsssection/rsscomm/evaluationofref/measrefguide. Acesso em: 05 maio 2020.
RUSSELL, R.; GARDNER, T.; MILLER, P. Hybrid information environments: overview and requirements. 1999. Disponível em: http://www.ukoln.ac.uk/dlis/models/requirements/overview/. Acesso em: 20 jan. 2020.
SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/08/pdf_fd9fd572cc_0011621.pdf. Acesso em: 11 fev. 2020.
SILVA, R. C. da. Gestão de bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo de bibliotecas híbridas no âmbito nacional e internacional em prol do desenvolvimento de comunidades. 2017. 288 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília. 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150798. Acesso em: 31 jul. 2019.
SILVA, R. C. da; OTTONICAR, S. L. C.; CALDAS, R. F.; CASTRO FILHO, C. M. de. A competência em informação e o comportamento informacional dos usuários de bibliotecas híbridas: um estudo comparativo no Brasil e na Escócia. Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 1, p. 398-423, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/30906. Acesso em: 15 jul. 2019.
SUTTON, S. Future service models and the convergence of functions: the reference librarian as technician, author and consultant. In: LOW, K. (ed.). The roles of reference librarians, today and tomorrow. Nova Iorque: Haworth Press, 1996, pp. 125-143.
TAMMARO, A. M.; SALARELLI, A. A biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Ieda Pelógia Martins Damian, Rafaela Carolina da Silva, João Arlindos dos Santos Neto