Resumo
Introdução: O artigo analisa como o processo de desinformação, por meio das fake news, pode influenciar o comportamento informacional de eleitores/moradores da Zona Leste da cidade de Manaus/Amazonas, na decisão do voto para as eleições municipais de 2020. Método: O método de análise teórico-metodológica foi baseado na Teoria da Ação Política, cuja aplicação do estudo deu-se a partir da coleta de dados por meio do questionário remoto no Google Forms, disponibilizado e gerenciado em grupos de WhatsApp. Resultados: Os resultados mostraram que o aspecto comportamental dos eleitores, tanto no campo informacional, quanto no seio da política e do contexto social retratado na pesquisa, se apresentou como bastante heterogêneo, sendo então observada que há uma predileção dos eleitores pelos veículos de comunicação mais tradicionais, tais como a TV e o Rádio, mesmo que o consumo da informação seja nitidamente originário de notícias veiculadas em mídias sociais e grupos de mensagem instantânea. Conclusão: Considera-se que a decisão do voto e os critérios de escolha dos candidatos sofreram influências diretas do tipo de conteúdo informacional consumido pelos eleitores, independente do tipo de mídia (tradicional ou alternativa), podendo inferir que o comportamento informacional dos mesmos tende a ser ditado por notícias falsas ou informações de baixa qualidade.
Referências
AMORIM NETO, Octavio. A crise política brasileira de 2015-2016? : diagnostico, sequelas e profilaxia. Relações Internacionais, 52, 2016, p.43-54.
BOIANOVSKY, Mauro. A formação política do Brasil segundo Furtado. Revista de Economia Política, v.34, n. 2, 2014, p. 198-211.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996.
BRAGA, Renê Morais da Costa. A indústria das fake news e o discurso de ódio. In: PEREIRA, Rodolfo Viana. Direitos Políticos, Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio. Belo Horizonte: Idde, 2018. p. 203-220.
BRANDÃO, Ramon Taniguchi Piretti. Cultura política e processo eleitoral no Brasil. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v. 6, n. 2, p. 17-32, maio/ago. 2016.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CAUNE, Jean. As relações entre cultura e comunicação: núcleo epistêmico e forma simbólica, Líbero, ano 6, n. 22, 2008. Disponível em: https://bit.ly/2V6Jt3R. Acesso em: 24 abr., 2021.
CHOO, Chun Wei. The knowing organization: how organizations use information to construct meaning, create knowledge, and make decisions. 2.ed. New York: Oxford University Press, 2006.
CLAVERY, Elisa Cristina Sá Fortes. Fact-checking: jornalismo de checagem da política midiatizada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social/ Jornalismo) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.
COUTINHO, Clara Pereira; LISBÔA, Eliana Santana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, v. 18, n. 1, 2011.
CHOMSKY, Norman; HERMAN, Edward S. Manufacturing Consent. NY: Vintage Books, 1994.
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DERVIN, B. An overview of sense-making research: concepts, methods, and results to date. International Communications Association Annual Meeting, Dallas, Texas, 1983.
DUARTE, Rodrigo. Teoria Crítica da Indústria Cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
ELLIS, David. A. Behavioral approach to information retrieval system design. Journal of documentation, v. 45, n. 3, 1989, p. 171-212.
FÁBIO, André Cabette. O que é ‘pós-verdade’, a palavra do ano segundo a Universidade de Oxford. NEXO Jornal, 16 nov. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3mWlX5c. Acesso em: 10 mar. 2021.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O pensamento reflexivo na busca e no uso da informação na comunicação científica. 2008. 242 f. 2008. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Departamento de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; COSTA, Sely Maria de Souza. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v.39, n.1, p.21-32, jan./abr., 2010.
GENESI, Silvio. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP, São Paulo, n. 116, p. 45-58, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.
HORKHEIMER, Max. Teoria Crítica. São Paulo: Perspectiva: EDUSP, 1990.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas.In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p.169-214.
LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 364p.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
MARTÍNEZ-SILVEIRA, Martha.; ODDONE, Nanci. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p. 118-127, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n2/12.pdf . Acesso em: 10 jun. 2021.
MIGUEL, Luis Felipe. Os meios de comunicação e a prática política. Lua nova. n. 55-56, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ln/n55-56/a07n5556.pdf. Acesso em: 05 abr. 2021.
MORAES, Sonia Cristina Bocardi de; ALMEIDA, Carlos Cândido de. Informação, Verdade e Pós-Verdade: uma crítica pragmaticista na Ciência da Informação. Encontros Bibli: Revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da informação, 25, 01-22, 2020.
PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. Editora Contexto. São Paulo. 2005.
PINHEIRO, Marta Macedo Kerr; BRITO, Vladimir de Paula. Em busca do significado da desinformação. DataGramaZero: Revista de Informação, v.15, n.6, p.01-06, 2014. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/45886. Acesso em: 10 jan. 2021.
PINTO, Djalma. Direito eleitoral. São Paulo: Atlas, 2003.
PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na web 2.0. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2006, Brasília. Anais [...]. 2006. Disponível em: http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf . Acesso em: 30 jan. 2021.
RUA, Maria das Gracas. Ciência política: conceitos básicos. 2015. Disponível em: http://igepp.com.br/uploads/arquivos/igepp_texto_basico_ciencia_politica.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.
SAES, Decio Azevedo Marques de. A questão da evolução da cidadania política no Brasil. Estudos avançados, v.15, n.42, 2001, p.379.
SANTOS -D’AMORIM, Karen; MIRANDA, Májory K. Fernandes de Oliveira. Informação incorreta, desinformação e má informação: Esclarecendo definições e exemplos em tempos de desinfodemia. Encontros Bibli: Revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da informação, v.26, p. 1-23, 2021.
TOBIAS, Mirela Souza. O fenômeno da pós-verdade no facebook: análise das fake news relacionadas aos candidatos à presidência do Brasil no primeiro turno das eleições de 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação, Florianópolis, Santa Catarina, 2018.
THOMPSON, John B. A nova visibilidade. In: Matrizes, n. 2, p. 15-38, abril de 2008. Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/ojs/index.php/matrizes/article/viewFile/40/pdf_22. Acesso em: 06 jan. 2021.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. 3. ed. Florianópolis: Insular, 2012.
WILSON, T. D. On user studies and information needs. Journal of Documentation, v. 31, n. 1, p. 3-15, 1981.
WILSON, T. D. Information behaviour: an interdisciplinary perspective. Information Proceeding and Management, v. 33, n. 4, p. 551-572, 1997.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. São Paulo: Bookman, 2015.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Diego Leonardo de Souza Fonseca, João Arlindo dos Santos Neto