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O processo de desinformação e o comportamento informacional
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Palavras-chave

Desinformação
Comportamento informacional
Comunicação
Política – Brasil

Como Citar

FONSECA, Diego Leonardo de Souza; SANTOS NETO, João Arlindo dos. O processo de desinformação e o comportamento informacional: uma análise sobre a escolha de voto nas eleições municipais de 2020 . RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021020, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8666087. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666087. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Introdução: O artigo analisa como o processo de desinformação, por meio das fake news, pode influenciar o comportamento informacional de eleitores/moradores da Zona Leste da cidade de Manaus/Amazonas, na decisão do voto para as eleições municipais de 2020. Método: O método de análise teórico-metodológica foi baseado na Teoria da Ação Política, cuja aplicação do estudo deu-se a partir da coleta de dados por meio do questionário remoto no Google Forms, disponibilizado e gerenciado em grupos de WhatsApp. Resultados: Os resultados mostraram que o aspecto comportamental dos eleitores, tanto no campo informacional, quanto no seio da política e do contexto social retratado na pesquisa, se apresentou como bastante heterogêneo, sendo então observada que há uma predileção dos eleitores pelos veículos de comunicação mais tradicionais, tais como a TV e o Rádio, mesmo que o consumo da informação seja nitidamente originário de notícias veiculadas em mídias sociais e grupos de mensagem instantânea. Conclusão: Considera-se que a decisão do voto e os critérios de escolha dos candidatos sofreram influências diretas do tipo de conteúdo informacional consumido pelos eleitores, independente do tipo de mídia (tradicional ou alternativa), podendo inferir que o comportamento informacional dos mesmos tende a ser ditado por notícias falsas ou informações de baixa qualidade.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8666087
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