Banner Portal
O papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Biblioteca universitária.
Serviço de referência.
Canal de vídeos na internet.
Mídias sociais.
Tecnologia da informação e comunicação.

Como Citar

TEIXEIRA, R. da S. O papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital: uso do canal de vídeos da Biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IF UFRJ. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021033, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8667336. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667336. Acesso em: 1 mar. 2024.

Resumo

Introdução: o tema do relato de experiência é o uso do canal de vídeos da Biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IF UFRJ como ferramenta para desenvolver habilidades informacionais dos usuários. O relato aponta uma problemática contemporânea a respeito da utilização de mídias sociais nas Unidades de Informação e organização de conteúdos virtuais. Objetivo: tem como objetivo avaliar a funcionalidade do canal de vídeos, objetivando assim enquadrá-lo como uma ferramenta de disseminação de informação em consonância com as demandas do público alvo. Metodologia: a metodologia se caracteriza na tipologia de caráter exploratório, teor qualiquantitativo; e envolveu no seu desenvolvimento atividades ligadas a métodos e técnicas aplicados. Resultados: os resultados indicaram que o canal de vídeos é uma importante ferramenta para capacitar usuários na utilização de fontes de informação ligadas ao cenário científico da Física. Constatou-se, também, que o relato contribuiu para reafirmar o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Biblioteca do IF UFRJ, no momento que possibilitou capacitar os usuários através de uma plataforma de compartilhamento de vídeos disponível na Internet. Conclusão: a conclusão é que a implementação do canal de vídeos possibilitou alcançar de maneira mais ágil e efetiva as demandas dos usuários que utilizam a Unidade de Informação e o consequente desenvolvimento de habilidades informacionais.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8667336
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ALVES, A. P. M.; VIDOTTI, S. A. B. G. O serviço de referência e informação digital. Biblionline, João Pessoa, v. 2, n. 2, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/611/448. Acesso em: 31 ago. 2021.

ANJOS, C. R.; MARTINS, G. L.; SILVA, K. M. C. et al. O serviço de referência da Biblioteca do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ e seu programa de capacitação de usuários. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 2, p. 90- 96, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/10569/8640. Acesso em: 31 ago. 2021.

ARELLANO, M. A. M. Serviços de referência virtual. Ci. Inf., Brasília, v. 30, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2001. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/919/956. Acesso em: 31 ago. 2021.

ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2021.

BATISTA, F. P. S. Gestão de marcas por meio das redes sociais: um estudo sobre a utilização do Facebook. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. 168 f. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26102011-172523/pt-br.php. Acesso em: 12 set. 2021.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. 13.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. 311 p.

BURIN, C.; HOFFMANN, S. G. Novas tecnologias nos serviços de referência em unidades de informação. 2015. Disponível em: www.crb7.org.br. Acesso em: 31 ago. 2021.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venâncio e Klauss Brandini Gerhardt.8.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1. 617 p. Disponível em: https://bit.ly/3H4Hy21. Acesso em: 31 ago. 2021.

FERREIRA, P. A.; LUZ, C. R. M.; MACIEL, I. M. S. As redes sociais como fonte de informação: o uso do Whatsapp como ferramenta de apuração da notícia (Rio de Janeiro, Brasil) In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38.; Rio de Janeiro, 2015. Anais... Rio de Janeiro: INTERCOM, 2015. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007. 192 p.

GOMES, H. F. O Ambiente informacional e suas tecnologias na construção dos sentidos e significados Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 1, p. 61-70, jan./abr. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/fYJPqDY3wycSRTYhyyhmtqd/?format=pdf. Acesso em: 31 ago. 2021.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

PUPO, D. T.; MELO, A. M.; FERRES, S. P. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas: Unicamp, 2008. 137p.

PRADO, N.S; PERUZZO, T; OHIRA, M.L.B. Análise dos sites das bibliotecas universitárias do estado de santa Catarina: funções e usabilidade. Revista ACB, v. 10, n. 1, p. 76-106, jan./ dez. 2005. Disponível em: file:///C:/Users/Robson-Bib/Downloads/416-1799-1-PB.pdf. Acesso em: 31 ago. 2021.

PRADO, J. M. K. do; CORREA, E. C. D. Bibliotecas universitárias e presença digital: estabelecimento de diretrizes para o uso de mídias sociais. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 165-181, jul./set. 2016. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2733. Acesso em: 08 ago. 2021.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. (Coleção Cibercultura).

SANTAELLA, L.; LEMOS, R. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter.2.ed. São Paulo: Paulus, 2010.(Coleção Comunicação). 206 p. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/livros/redes_sociais_na_internet.pdf. Acesso em: 31 ago. 2021.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4.ed. São Paulo: Edusp, 2021. (Coleção Milton Santos; 1). 392 p.

SANTOS, V. L. C. As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. Holos, ano 30, vol. 6, p. 307-328, 2014. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1936/pdf_144. Acesso em: 31 ago. 2021.

SHIOZAWA, Pedro; UCHIDA, Ricardo Riyoiti. Social media during a pandemic: bridge or burden?. São Paulo Medical Journal, p. 1-2, 2020. Disponível em: https://fcmsantacasasp.edu.br/wp-content/uploads/2020/05/shiozawa_SPMJ_2020151.pdf. Acesso em: 31 ago. 2021.

SILVA, P. M. Sistemas de informação em bibliotecas: o comportamento dos usuários e bibliotecários frente às novas tecnologias de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 5, n. 2, p. 1-24, jan/jun. 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2010/2131. Acesso em: 31 ago. 2021.

TEIXEIRA, Robson da Silva; SOUZA, Rodrigo Otávio Lopes de. Avaliação da aplicabilidade de um museu virtual como ferramenta de disseminação de informação: estudo de caso no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ci.Inf., Brasília, DF, v.47 n.3, p.177-189, set./dez. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4333/3982. Acesso em: 31 ago. 2021.

TORRES, C. A bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec, 2009. 352 p.

VIEIRA, D. V.; BAPTISTA, S. G.; CERVERÓ, A. C. Adoção da Web 2.0 em Bibliotecas de Universidades Públicas Espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as Redes Sociais – relato de pesquisa. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 167-181, maio 2013. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1704. Acesso em: 06 set. 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Robson da Silva Teixeira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...