Desafios para qualificação dos periódicos científicos digitais da Pós-Graduação na UNEB

a experiência com indicadores bibliométricos em uma revista de Educação no Quadriênio 2018-2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8668003

Palavras-chave:

Periódicos científicos digitais, Qualificação de periódicos, Indicadores de qualidade, Bibliometria, Educação

Resumo

Introdução: Os periódicos científicos digitais da Pós-Graduação Stricto Sensu são considerados de fundamental importância para difusão do conhecimento produzido por pesquisadores das diferentes áreas de atuação. Objetivo: Neste artigo objetiva-se descrever o acompanhamento de uma Revista enquanto periódico científico digital vinculado a um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, em busca de melhoria da sua qualificação durante o quadriênio 2018-2021. Método: Adota-se a perspectiva Quali-Quantitativa, considerando as ações desenvolvidas pela Equipe Editorial visando à melhoria de indicadores bibliométricos que, atualmente, se destacam no contexto da avaliação de periódicos como Volume de Acessos, Total Indexadores e Índice h de Citação do Google. Resultado/Conclusão: Os resultados apresentados demonstram um possível caminho que novos periódicos digitais da Área de Educação podem seguir para uma maior qualificação pautada na bibliometria.

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Biografia do Autor

Márcea Andrade Sales, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação  pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (Salvador, BA - Brasil). 

Gilvania Clemente Viana, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Analista Universitário da Universidade do Estado da Bahia (Salvador, BA - Brasil).

Referências

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Publicado

2022-03-03

Como Citar

SALES, M. A. .; VIANA, G. C. . Desafios para qualificação dos periódicos científicos digitais da Pós-Graduação na UNEB: a experiência com indicadores bibliométricos em uma revista de Educação no Quadriênio 2018-2021 . RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022006, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8668003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668003. Acesso em: 2 dez. 2022.