Profissional da informação e a co-criação de valor em serviços informacionais

contribuições teóricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8670520

Palavras-chave:

Co-criação de valor, Serviços informacionais, Profissionais da informação

Resumo

Introdução: A co-criação de valor é fator relevante para o desenvolvimento de melhores serviços informacionais prestados por bibliotecas. Estes serviços carecem de reavaliações de processos que envolvem seus diversos participantes. A co-criação de valor oferece oportunidades para uma melhor integração entre prestador e utilizador dos serviços informacionais. Neste aspecto, questiona-se o como entender a participação dos participantes neste processo. Objetivo: Construir um quadro teórico de referência que permita a investigação acerca dos processos de co-criação de valor em serviços informacionais sob a perspectiva do provedor de serviços (biblioteca e seus profissionais). Justifica-se pela carência e insipiência no entendimento de como ocorre a co-criação de valor em bibliotecas, principalmente sobre os aspectos da prestação de serviços informacionais. Metodologia: Trata-se de um ensaio teórico, de natureza conceitual e analítica. Resultados: Por meio de revisões de literatura nacional e internacional foi possível delimitar o cenário do estudo, que resultou em uma estrutura de conexões, que possibilitou a construção do quadro de referência. Conclusão: Conclui-se que o quadro de referência possa contribuir para o avanço teórico e desenvolvimento de estudos que permitam a investigação dos processos/elementos de co-criação de valor dos usuários, e quiçá a construção de modelos e a gestão destes elementos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Murilo Mauro Silveira, Poder Judiciário de Santa Catarina

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bibliotecário do Poder Judiciário de Santa Catarina (Florianópolis, SC - Brasil).

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology . Professor titular do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópólis, SC - Brasil). 

  • Reconhecimentos: Os autores agradecem a todos que contribuíram para o estudo, em especial aos avaliadores e revisores da RDBCI pelos seus valiosos comentários e sugestões.
  • Financiamento: Não aplicável.
  • Conflitos de interesse: Os autores certificam que não têm interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesses em relação ao manuscrito.
  • Aprovação ética: Não aplicável.
  • Disponibilidade de dados e material: Não aplicável.
  • Contribuições dos autores: Conceitualização, Curadoria de Dados, Análise Formal, Investigação, Metodologia, Visualização, Redação –rascunho original, Supervisão, Validação: SILVEIRA, M. M.; RADOS, G.J.V.; Redação –revisão & edição: SILVEIRA, M. M.

Referências

ANNA, Jorge Santa. Trajetória histórica das bibliotecas e o desenvolvimento dos serviços bibliotecários: da guarda informacional ao acesso. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 13, n. 1, p. 138-155, 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i1.1585

ALBINSSON, Pia A.; PERERA, B. Yasanthi; SAUTTER, Pookie Truly. DART scale development: diagnosing a firm’s readiness for strategic value co-creation. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 24, n. 1, p. 42-58, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/10696679.2016.1089763

BARON, Steve; WARNABY, Gary. Individual customers' use and integration of resources: Empirical findings and organizational implications in the context of value co-creation. Industrial Marketing Management, v. 40, n. 2, p. 211-218, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2010.06.033

BECKER, Larissa Carine Braz; SANTOS, Cristiane Pizzuti dos; NAGEL, Mateus de Brito. A relação entre os elementos da co-criação, satisfação e confiança no contexto de serviços. REMmark – Revista brasileira de marketing. São Paulo, v. 15, n. 2, p. 263-280, 2016. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v15i2.3063

FIDELIS, Joubert Roberto Ferreira; BARBOSA, Ricardo Rodrigues. A competência informacional e sua influência na percepção de variáveis organizacionais estratégicas em IES privadas. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, n. 2, p. 27-39, 2012.

GOLOOBA, Moses. Factors affecting value co-creation effectiveness in digital Library service quality. 2017. Thesis (Doctor of Philosophy in information tecnology) - International Islamic University Malaysia, Kuala Lumpur, 2017

ISLAM, Md Anwarul; AGARWAL, Naresh Kumar; IKEDA, Mitsuru. Conceptualizing value co-creation for service innovation in academic libraries. Business Information Review, v. 32, n. 1, p. 45-52, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0266382115573155

MELO, Ana Virgínia Chaves de; ARAUJO, Eliany Alvarenga de. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362007000200012

NASCIMENTO, Raimundo Benedito do; TROMPIERI FILHO, Nicolino; BARROS, Francisca Giovania Freire. Avaliação da qualidade dos serviços prestados nas unidades de informação universitárias. Transinformação, v. 17, n. 3, p. 235-251, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-37862005000300003

OLIVEIRA, Eugenia; RODRIGUES, Elisvânia. Uma análise sobre a gestão e a aplicação de serviços de informação em bibliotecas escolares: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito CE. Folha de Rosto, v. 2, n. 1, p. 5-14, 2016. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34231

PASSOS, Ketry Gorete Farias dos et al. Inovação em serviços de informação: uma análise bibliométrica da produção científica. Biblios, Brasília, n. 63, p. 28-43, 2016. DOI: https://doi.org/10.5195/BIBLIOS.2016.283

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, Venkat. Co-Creation Experiences: The Next Practice in Value Creation. Journal of Interactive Marketing, v. 18, n. 3, p. 5-14, 2004a. DOI: https://doi.org/10.1002/dir.20015

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2017. E-book.

ROZADOS, Helen Beatriz Frota. A informação científica e tecnológica e os serviços de informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 16, n. 1, 2006.

ROSSI, Tatiana; COSTA, Marília Damiani; PINTO, Adilson Luiz. Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em Bibliotecas Universitárias Required competences to the librarians in information provision at university libraries. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 19, n. 1, p. 111-123, 2014.

SERRAT, Olivier. Notions of Knowledge Management. In: Asian Development Bank. Knowledge solutions: tools, methods, and approaches to drive development forward and enhance its effects. Mandaluyong City, Philippines: Asian Development Bank, 2010

SIDDIKE, Md Abul Kalam; UMEMOTO, Katsuhiro; KOHDA, Youji. Transformation of public libraries: co-creation of values at multipurpose community learning centers. In: 2014 IIAI 3rd International Conference on Advanced Applied Informatics. IEEE, p. 109-114, 2014. DOI: https://doi.org/10.1109/IIAI-AAI.2014.32

VENKATESH, N.; KALPAVALLI, S. Building knowledge management-based Systems: Initiatives at research centre imarat. DESIDOC Journal of Library and Information Technology, v. 34, n. 4, 2014. DOI: https://doi.org/10.14429/djlit.33.5841

VICTORINO, Márcio de Carvalho; SCHIESSL, Marcelo. O papel do profissional da

Informação na automação de serviços de informação utilizando o método ágil Scrum. Informação& Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 24-44, 2018.

ZANINELLI, Thais Batista; NOGUEIRA, Cibele Andrade; PERES, Ana Luísa Moure. Bibliotecas universitárias: uma perspectiva teórica sobre inovação em serviços informacionais. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 17, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8652821

ZUCCARI, Patrícia; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A competência em informação e o perfil empreendedor no âmbito das organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, p. 61-71, 2016.

profissionais da informação e serviços

Publicado

2022-11-12

Como Citar

SILVEIRA, M. M. .; VARVAKIS, G. Profissional da informação e a co-criação de valor em serviços informacionais: contribuições teóricas. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022026, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670520. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670520. Acesso em: 27 jan. 2023.