Resumo
Introdução: A co-criação de valor é fator relevante para o desenvolvimento de melhores serviços informacionais prestados por bibliotecas. Estes serviços carecem de reavaliações de processos que envolvem seus diversos participantes. A co-criação de valor oferece oportunidades para uma melhor integração entre prestador e utilizador dos serviços informacionais. Neste aspecto, questiona-se o como entender a participação dos participantes neste processo. Objetivo: Construir um quadro teórico de referência que permita a investigação acerca dos processos de co-criação de valor em serviços informacionais sob a perspectiva do provedor de serviços (biblioteca e seus profissionais). Justifica-se pela carência e insipiência no entendimento de como ocorre a co-criação de valor em bibliotecas, principalmente sobre os aspectos da prestação de serviços informacionais. Metodologia: Trata-se de um ensaio teórico, de natureza conceitual e analítica. Resultados: Por meio de revisões de literatura nacional e internacional foi possível delimitar o cenário do estudo, que resultou em uma estrutura de conexões, que possibilitou a construção do quadro de referência. Conclusão: Conclui-se que o quadro de referência possa contribuir para o avanço teórico e desenvolvimento de estudos que permitam a investigação dos processos/elementos de co-criação de valor dos usuários, e quiçá a construção de modelos e a gestão destes elementos.
Referências
ANNA, Jorge Santa. Trajetória histórica das bibliotecas e o desenvolvimento dos serviços bibliotecários: da guarda informacional ao acesso. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 13, n. 1, p. 138-155, 2015.
ALBINSSON, Pia A.; PERERA, B. Yasanthi; SAUTTER, Pookie Truly. DART scale development: diagnosing a firm’s readiness for strategic value co-creation. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 24, n. 1, p. 42-58, 2016.
BARON, Steve; WARNABY, Gary. Individual customers' use and integration of resources: Empirical findings and organizational implications in the context of value co-creation. Industrial Marketing Management, v. 40, n. 2, p. 211-218, 2011.
BECKER, Larissa Carine Braz; SANTOS, Cristiane Pizzuti dos; NAGEL, Mateus de Brito. A relação entre os elementos da co-criação, satisfação e confiança no contexto de serviços. REMmark – Revista brasileira de marketing. São Paulo, v. 15, n. 2, p. 263-280, 2016.
FIDELIS, Joubert Roberto Ferreira; BARBOSA, Ricardo Rodrigues. A competência informacional e sua influência na percepção de variáveis organizacionais estratégicas em IES privadas. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, n. 2, p. 27-39, 2012.
GOLOOBA, Moses. Factors affecting value co-creation effectiveness in digital Library service quality. 2017. Thesis (Doctor of Philosophy in information tecnology) - International Islamic University Malaysia, Kuala Lumpur, 2017
ISLAM, Md Anwarul; AGARWAL, Naresh Kumar; IKEDA, Mitsuru. Conceptualizing value co-creation for service innovation in academic libraries. Business Information Review, v. 32, n. 1, p. 45-52, 2015.
MELO, Ana Virgínia Chaves de; ARAUJO, Eliany Alvarenga de. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, 2007.
NASCIMENTO, Raimundo Benedito do; TROMPIERI FILHO, Nicolino; BARROS, Francisca Giovania Freire. Avaliação da qualidade dos serviços prestados nas unidades de informação universitárias. Transinformação, v. 17, n. 3, p. 235-251, 2005.
OLIVEIRA, Eugenia; RODRIGUES, Elisvânia. Uma análise sobre a gestão e a aplicação de serviços de informação em bibliotecas escolares: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito CE. Folha de Rosto, v. 2, n. 1, p. 5-14, 2016.
PASSOS, Ketry Gorete Farias dos et al. Inovação em serviços de informação: uma análise bibliométrica da produção científica. Biblios, Brasília, n. 63, p. 28-43, 2016.
PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, Venkat. Co-Creation Experiences: The Next Practice in Value Creation. Journal of Interactive Marketing, v. 18, n. 3, p. 5-14, 2004a.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2017. E-book.
ROZADOS, Helen Beatriz Frota. A informação científica e tecnológica e os serviços de informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 16, n. 1, 2006.
ROSSI, Tatiana; COSTA, Marília Damiani; PINTO, Adilson Luiz. Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em Bibliotecas Universitárias Required competences to the librarians in information provision at university libraries. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 19, n. 1, p. 111-123, 2014.
SERRAT, Olivier. Notions of Knowledge Management. In: Asian Development Bank. Knowledge solutions: tools, methods, and approaches to drive development forward and enhance its effects. Mandaluyong City, Philippines: Asian Development Bank, 2010
SIDDIKE, Md Abul Kalam; UMEMOTO, Katsuhiro; KOHDA, Youji. Transformation of public libraries: co-creation of values at multipurpose community learning centers. In: 2014 IIAI 3rd International Conference on Advanced Applied Informatics. IEEE, p. 109-114, 2014.
VENKATESH, N.; KALPAVALLI, S. Building knowledge management-based Systems: Initiatives at research centre imarat. DESIDOC Journal of Library and Information Technology, v. 34, n. 4, 2014.
VICTORINO, Márcio de Carvalho; SCHIESSL, Marcelo. O papel do profissional da
Informação na automação de serviços de informação utilizando o método ágil Scrum. Informação& Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 24-44, 2018.
ZANINELLI, Thais Batista; NOGUEIRA, Cibele Andrade; PERES, Ana Luísa Moure. Bibliotecas universitárias: uma perspectiva teórica sobre inovação em serviços informacionais. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 17, n. 1, 2019.
ZUCCARI, Patrícia; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A competência em informação e o perfil empreendedor no âmbito das organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, p. 61-71, 2016.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Murilo Mauro Silveira, Gregório Varvakis