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Contribuições dos frameworks DigComp e MIL para o combate às fake news e à desinformação
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Palavras-chave

Fake news
Desinformação
Competência Midiática e Informacional
Competência Digital
Competência em Informação

Como Citar

ANÇANELLO, Juliana Venancio; CASARIN, Helen de Castro Silva. Contribuições dos frameworks DigComp e MIL para o combate às fake news e à desinformação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023013, 2023. DOI: 10.20396/rdbci.v21i00.8671533. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8671533. Acesso em: 5 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Introdução: O consumo de informações e de notícias no ambiente virtual, caracterizado pelo conteúdo infinito, conexão permanente e excesso informacional, dificulta o discernimento do que é ou não uma informação factual. Objetivo: Investigar quais são as diretrizes propostas pelos documentos DigComp e MIL para preparar os indivíduos contra às fake news e a desinformação. Metodologia: Utilizou-se a Análise de Conteúdo, mais especificamente a análise categorial, para análise dos frameworks selecionados. Foram criadas três categorias de análise com sete inferências. Resultados: Na categoria Conceitos-chave, apenas a inferência de desinformação é apresentada nos dois documentos. Há recomendações para a avaliação da informação em ambientes informacionais não tradicionais como inferido na categoria dois em ambos frameworks analisados. Verificou-se que o DigComp traz diretrizes pontuais quanto a categoria Habilidades, Conhecimentos e Atitudes, enquanto o MIL, contempla duas das três inferências propostas na categoria. Conclusão : Os documentos oferecem um conjunto de referenciais conceituais, pedagógicos e de estratégia-ação que oferecem elementos norteadores para a preparação dos usuários e é imprescindível que profissionais da informação sejam proativos em relação desinformação e fake news, além de conhecer, analisar e criticar os referenciais disponíveis para que desenvolvam estratégias fundamentadas na integração de diferentes competências a fim de preparar os sujeitos para utilizar os ambientes informacionais não tradicionais.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v21i00.8671533
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