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Avaliação crítica e uso de fontes de informação digitais por estudantes do curso Biblioteconomia a distância da Universidade Federal da Bahia
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Palavras-chave

Fontes de informação
Competência em informação - Ensino superior
Padrões ACRL/ALA
Avaliação crítica da informação

Como Citar

LESSA, Bruna; LEAL, Débora Leitão. Avaliação crítica e uso de fontes de informação digitais por estudantes do curso Biblioteconomia a distância da Universidade Federal da Bahia: uma análise baseada no Framework for Information Literacy for Higher Education - ACRL. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023018, 2023. DOI: 10.20396/rdbci.v21i00.8672271. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8672271. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O aumento da busca por formação em nível superior na modalidade a distância reflete a demanda social por aprendizagem mediada por tecnologias, corroborando para criação de documentos digitais, recursos educacionais abertos, metodologias de ensino apropriadas ao ambiente virtual, aumentando a possibilidade de acesso à graduação em diferentes domínios do conhecimento. Objetivo: Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar os níveis de competência em informação, conforme os conceitos do Framework for Information Literacy for Higher Education, da Association of College & Research Libraries, dos estudantes do curso de Biblioteconomia na modalidade a distância,  e suas habilidades em pesquisa no contexto digital. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa. O universo corresponde aos 173 estudantes matriculados nos quatro polos do curso na Bahia (Santo Amaro, Juazeiro, Vitória da Conquista e Ilhéus), e tem como instituição acadêmica o Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia. Resultados: Os resultados apontam que os estudos acadêmicos e profissionais são a principal motivação para as pesquisas realizadas em ambiente virtual. A competência para avaliação crítica da informação se evidencia, sobretudo, no âmbito da qualidade da informação. Conclusão: Para o desenvolvimento de competências em informação, em relação à avaliação de fontes de informação, deve-se considerar um projeto pedagógico do curso orientado à formação crítica em informação, e a formação continuada dos estudantes em nível superior.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v21i00.8672271
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