Banner Portal
Metodologias ativas como estratégia pedagógica
Pessoas escolhendo metodologias
PARECER A
PARECER B
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Biblioteconomia
Metodologias ativas
Estratégia pedagógica
Relato de experiência docente

Como Citar

LIMA, Leandro Cearenço; PEREIRA, Frederico Cesar Mafra. Metodologias ativas como estratégia pedagógica: um relato de experiência docente na graduação em Biblioteconomia. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023022, 2023. DOI: 10.20396/rdbci.v21i00.8672272. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8672272. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Atualizada e aplicada em modo presencial por dois semestres consecutivos, a disciplina de Marketing de Serviços para Usuários da Informação foi ofertada na modalidade optativa em duas turmas, ao longo do ano de 2022, no curso de bacharelado em Biblioteconomia, da Universidade Federal de Minas Gerais. Objetivo: Relatar a experiência docente na disciplina, na qual se lançou mão das metodologias ativas como estratégia pedagógica. Metodologia: O relato se caracterizou como qualitativo, uma vez que, foram descritas as características, etapas, recursos e condução da prática docente na disciplina, além do feedback dos alunos via depoimentos.  Resultados: Percebeu-se que a experiência das metodologias ativas como estratégia provocou maior engajamento e despertou interesse pela temática proposta. Conclusão: Embora a disciplina tenha abordado os conteúdos de Marketing no contexto da Biblioteconomia, quando aplicados por meio de metodologias ativas, proporcionaram maior possibilidade de se tornar concretas as abstrações e os conceitos inerentes. A estratégia relatada no caso se desvelou rica, sendo possível desenvolver experiências e situações vivenciadas no contexto da turma no cotidiano.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v21i00.8672272
PARECER A
PARECER B
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

BARBOSA, R. R. et. al. Novo nome e novo paradigma: da biblioteconomia à ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 5, p. 81-91, 2000. Disponível em: https://encurtador.com.br/ix238. Acesso em: 15 jan 2023.

CAMPOS, A. F. D.; GOSLING, M. S.; GOSLING, I. T. S. Marketing de serviços e suas contribuições em unidades de informação: uma revisão de literatura. Marketing & Tourism Review, Belo Horizonte, v. 4, n.1, 2022. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/7375 Acesso em: 15 jan 2023.

CAMPOS, A. F. D.; GOSLING, M. S.; LIMA, L. C. Processo de serviço de entregas em hortifrutigranjeiros: análise Process-Chain Network (PCN). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 16, n. 2, p. 98-114, 2022. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18076 Acesso em: 15 jan 2023.

ESPÍNDOLA, M. A.; PEREIRA, F. C. M. Metodologias Ativas de Aprendizagem aplicadas ao ensino técnico: modelo adotado pelo SENAC em Divinópolis-MG. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 25, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/19719 Acesso em: 06 fev 2023.

ESPÍNDOLA, M. A.; PEREIRA, F. C. M. Uso da Gamificação no Ensino Técnico: estudo sobre a percepção de docentes de uma escola de ensino técnico-profissional de Divinópolis-MG. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://encurtador.com.br/rILP6. Acesso em: 06 fev 2023.

FERREIRA, G. M. S.; OZÓRIO, G. G.; MOREIRA, L. C. P. Metodologias ativas nas concepções de docentes do ensino superior “um nome novo que não diz nada”?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v.9, p. 1-24, 2023. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8665518. Acesso em: 15 jan 2023.

LIMA, L. C.; et. al. A Ciência da Informação e a Relação com a Ciência da Administração à Luz de uma Possível Interdisciplinaridade. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 16, p. 1-22, 2022a. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/13017 Acesso em: 15 jan 2023.

LIMA, L. C.; et. al. Ferramentas de Administração: aplicação do Business Model Canvas no serviço de intervenção precoce do Transtorno do Espectro Autista - TEA. Revista PRETEXTO, Belo Horizonte, v. 23, n. 4, p. 67-84, 2022b. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9206 Acesso em: 15 jan 2023.

LOTUMOLO JUNIOR, J.; MILL, D. Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro. Conjectura – Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 25, n. 1, p. 1-29, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8126603 Acesso em: 15 jan 2023.

MACHADO, F. B. et. al. Metodologias ativas de aprendizagem: avanços e desafios no ensino superior. REDES, São Bento, PB, v. 2, n. 1, p. 60-70, 2022. Disponível em: https://facsu.edu.br/revista/wp-content/uploads/2022/04/7.pdf Acesso em: 15 jan 2023.

NORONHA, G. F. ALMEIDA; M. B. Estágio docente durante a pandemia: uma experiência docente em sistemas de recuperação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n.2, p. 544–567, 2022. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45035 Acesso em: 15 jan 2023.

NOVAES, M. A. B. et. al. Metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem: Alternativas didáticas emergentes. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 4, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14091 Acesso em: 15 jan 2023.

OSTERWALDER, A. The business model ontology: a proposition in a design science approach. 2004. Tese (doutorado) - Université de Lausanne, Faculté des hautes études commerciales, Lausanne, CH. Disponível em: https://bit.ly/3jIcY8m Acesso em: 15 jan 2023.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons, 2010.

PAIVA, M. R. F.; et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE - Revista de Políticas Públicas, Sobral, v. 15, n. 2, p. 145-153, 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049 Acesso em: 15 jan 2023.

PEREIRA, Z. T. G.; SILVA; D. Q. Metodologia Ativa: Sala de Aula Invertida e suas Práticas na Educação Básica. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Canoas, v. 16, n. 4, p. 63-78, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6665947 Acesso em: 15 jan 2023.

SANTOS, P. K.; et. al. Metodologias ativas para aprendizagem na educação superior: reflexões teóricas para a permanência. In: CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA SOBRE EL ABANDONO EM LA EDUCACIÓN SUPERIOR, 7., 2017, Cordoba. Anais Eletrônicos [...]. Cordoba, 2017, p. 1-7. Disponível em: https://encurtador.com.br/qzCD0. Acesso em: 15 jan 2023.

SILVA, F. G. A. et. al. O futuro do ensino: metodologias ativas na prática docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza: Anais Eletrônicos [...]. Fortaleza, 2019, p. 1-12. Disponível em: https://encurtador.com.br/ruzDM. Acesso em: 15 jan 2023.

SOBRINHO JR, J. F.; MORAES, C. C. P. Parâmetros conceituais à estratégia pedagógica no contexto de metodologia ativa. Cadernos Cajuína, Teresina, v. 7, n. 1, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/565 Acesso em: 15 jan 2023.

SOUZA, A. L.; MURTA, C. R.; LEITE, L. G. S. Tecnologia ou metodologia: aplicativos móveis na sala de aula. In: ENCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE, 1., 2016, Belo Horizonte: Anais Eletrônicos [...]. UFMG, 2016, p. 1-8. Disponível em: https://encurtador.com.br/nvDHS. Acesso em: 15 jan 2023.

STROHER, J. N. et. al. Estratégias pedagógicas inovadoras compreendidas como metodologias ativas. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 734-747, 2018, Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/891 Acesso em: 15 jan 2023.

TORI, R. Tecnologia e metodologia para uma educação sem distância. EmRede - Revista de Educação a Distância, Brasília, DF, v. 2, n. 2, p. 44-55, 2016. Acesso em: 15 jan 2023. https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/64 Acesso em: 15 jan 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Leandro Cearenço Lima, Frederico Cesar Mafra Pereira

Downloads

Não há dados estatísticos.