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Comunicando ciência
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Palavras-chave

Comunicação científica
Divulgação científica
Periódicos científicos
Ciência aberta

Como Citar

REZENDE, Laura Vilela Rodrigues; DRUMOND, Larissa Bárbara Borges. Comunicando ciência: o uso das redes sociais públicas pelos periódicos científicos brasileiros da Área “Comunicação e Informação”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023025, 2023. DOI: 10.20396/rdbci.v21i00.8672917. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8672917. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

Introdução: Em 2002, com a Declaração de Budapeste, a comunidade científica de muitos países começou a apoiar iniciativas em prol do Acesso Aberto ao conhecimento científico. Desde então, outras ações surgiram baseadas na realização de pesquisas científicas mais colaborativas e a democratização do acesso aos seus resultados, culminando em práticas de Ciência Aberta. Quanto à democratização do conhecimento, os periódicos científicos são os canais mais utilizados para a comunicação dos resultados das pesquisas científicas para além dos pares, possuindo portanto a potencialidade de comunicar tais resultados ao público não especializado, dando evidência aos cientistas e suas instituições. Objetivo: Analisar o engajamento das postagens realizadas no Instagram, Facebook e Twitter pelos periódicos científicos avaliados com Qualis A1 e A2, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2017-2020), na área “Comunicação e Informação” e verificar se as postagens possuem conteúdo inteligível ao público não especializado. Metodologia: Levantamento informacional, análise de conteúdo e cálculo de engajamento das páginas e postagens dos periódicos nas referidas redes sociais. Identificaram-se sete periódicos, sendo analisadas 341 postagens realizadas entre agosto de 2022 a janeiro de 2023, das quais 173 foram categorizadas como “Promoção de manuscrito científico, número ou volume”, de interesse do estudo. Resultados:  Como resultado do cálculo de engajamento das postagens e sua relação com o número de seguidores das páginas. Conclusão: Conclui-se que os periódicos possuem potencial para utilizar as redes sociais públicas para alcançar o público leigo, desde que se atentem à principal pergunta da divulgação científica: a quem se destina?  

https://doi.org/10.20396/rdbci.v21i00.8672917
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