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Cultura informacional voltada para instituição de ensino superior
Alunos se reúnem para discutir sobre a cultura informacional
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Palavras-chave

Valores
Cultura informacional
Cultura organizacional
Ensino superior

Como Citar

SAMBO, Acia Domingos Cumbane; WOIDA, Luana Maia. Cultura informacional voltada para instituição de ensino superior: valores e crenças como elementos centrais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024008, 2024. DOI: 10.20396/rdbci.v22i00.8673474. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8673474. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A cultura informacional envolve critérios fundamentais, valores e crenças, que refletem no comportamento informacional consistindo no modo como a informação é interpretada e manejada por indivíduos e grupos. Objetivo: Analisar a cultura informacional voltada a Instituição de Ensino Superior (IES), privilegiando que o pano de fundo se constitua em Moçambique, e que se consolida a partir de valores da filosofia da organização por parte dos seus membros, cujos principais integrantes são docentes, funcionários e estudantes. Metodologia:  Utilizou-se a pesquisa bibliográfica de nível exploratório e abordagem qualitativa, buscando-se várias fontes, desde artigos científicos e teses que discutem a temática, priorizando-se a consulta à base de dados BRAPCI. Resultados: Faz-se necessária a compreensão da cultura informacional, na medida que ela interfere na construção e o uso de normas e políticas de IES, estimulando formas aceitáveis e esperadas de comportamentos e compartilhamento da informação, por fim, Conclusão: Os valores voltados a CI tem base em novos conhecimentos, aprendizagem contínua entre docentes, discentes e funcionários das IES na como na distribuição hierárquica, no acesso, busca e produção de conhecimento científico e administrativo.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v22i00.8673474
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