Banner Portal
Acesso ao conhecimento no contexto da ciência aberta
Foto de um corpo com chave na boca, simbolizando o acesso aberto ilegal
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B

Palavras-chave

Sci-Hub
Comunicação científica
Acesso aberto
Direito autoral
Desobediência intelectual

Como Citar

ODDONE, Nanci; SOUZA, Leticia Vitória Rodrigues Lima de. Acesso ao conhecimento no contexto da ciência aberta: o segredo da popularidade do Sci-Hub. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024001, 2023. DOI: 10.20396/rdbci.v22i00.8673883. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8673883. Acesso em: 30 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Introdução: O Sci-Hub é um canal de acesso a textos científicos totalmente gratuito e sem necessidade de cadastro que recupera documentos através do título ou de identificadores persistentes, mesmo quando são textos protegidos pelas leis de direito autoral. O artigo apresenta o contexto de criação do Sci-Hub e seu funcionamento, informando sobre as barreiras à comunicação científica impostas pelo sistema editorial vigente. Objetivo: O estudo investigou a extensão do uso do Sci-Hub no Brasil entre estudantes de pós-graduação stricto sensu de diferentes áreas. Metodologia: A pesquisa envolveu um survey sobre as motivações para o uso do Sci-Hub, aplicado com o auxílio do Google Formulários. Resultados: Os resultados mostraram que cerca de 20% dos respondentes não conheciam o Sci-Hub. Entre os 779 pós-graduandos que conheciam a ferramenta, 88% indicaram usá-la regularmente, seja pelo custo zero ou pela praticidade (74%). Pouco mais de 14% assinalaram desobediência intelectual como motivação para usar o Sci-Hub. Os resultados indicaram também que o Sci-Hub tem se mantido como um atalho entre o pesquisador e o conteúdo científico indispensável para a realização de sua pesquisa e para a evolução da ciência. Conclusões: Conclui-se que a criação do Sci-Hub e sua intensa utilização no Brasil e ao redor do mundo são um sintoma da reação dos cientistas ao esquema deteriorado de comunicação científica mantido pelas editoras internacionais e uma constatação da importância dos princípios da Ciência Aberta.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v22i00.8673883
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B

Referências

ALBAGLI, S. Ciência aberta em questão. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L.; ABDO, A. H. (org.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. Disponível em: https://bit.ly/36JYGxd. Acesso em: 2 mar. 2022.

ALBAGLI, S. Informação, saber vivo e trabalho imaterial. In: ALBAGLI, S. (org.). fronteiras da Ciência da Informação. Brasília: IBICT, 2013. Disponível em: http:/livroaberto.ibict.br/handle/1/1020. Acesso em: 23 mar. 2023.

APPEL, A. L.; ALBAGLI, S. Acesso aberto em questão: novas agendas e desafios. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 29, n. 4, p. 187-208, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/50113. Acesso em: 13 jan. 2022.

APT, K. R. One more revolution to make: free scientific publishing. Communications of the ACM, New York, v.44, n. 5, p. 25-28, maio 2001. DOI: https://doi.org/10.1145/374308.374325.

BOHANNON, John. Who’s downloading pirated papers? Everyone. Science, Washington, DC, v. 352, n. 6285, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3hDKmIJ. Acesso em: 10 jan. 2022.

BOAI: BUDAPEST OPEN ACCESS INITIATIVE. Read the Budapest Open Access Initiative, 2002. Disponível em: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/read. Acesso em: 29 abr. 2023.

CHEN, G.; POSADA, A.; CHAN, L. Vertical integration in academic publishing: implications for knowledge inequality. In: CHAN, L.; MOUNIER, P. (dir.). Connecting the Knowledge Commons: from projects to sustainable infrastructure. Marselleise: OpenEdition Press, 2019. Disponível em: https://books.openedition.org/oep/9068. Acesso em: 23 abr. 2023.

COUTO, W. E. et al. Guia para bibliotecas: direitos autorais e acesso ao conhecimento, informação e cultura. Repositório - FEBAB. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6214. Acesso em: 15 nov. 2023.

DARAT, N.; TELLO, A. M. “Desobediencia intelectual”: resistencias a la privatización del conocimiento. Polis: Revista Latinoamericana, Santiago, Chile, n. 43, 2016. Disponível em: https://journals.openedition.org/polis/11640. Acesso em: 06 jan. 2022.

EISENSTEIN, E. A revolução da cultura impressa: os primórdios da Europa Moderna. São Paulo: Ática, 1998.

ELBAKYAN, A. Sci-Hub is a goal, changing the system is a method. Engineuring, [S.l.], mar. 2016. Disponível em: http://tinyurl.com/tkevxrwj. Acesso em: 13 dez. 2022.

FIGUEIREDO, N. M. de. O processo de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 8, n. 2, p. 119-138, 1979. Disponível em: https://bit.ly/3McROZA. Acesso em: 2 mar. 2022.

HARNAD, S. Subversive proposal. In: NETWORK SERVICES CONFERENCE, 1994, London. [Proceedings of the...]. London: NSC, 1994. (Groups Google Listserv).Disponível em: http://tinyurl.com/2kuwwpyv. Acesso em: 22 mar. 2023.

JOHNSON, R.; WATKINSON, A.; MABE, M. The STM Report: an overview of scientific and scholarly publishing. 5. ed. The Netherlands: International Association of Scientific, Technical and Medical Publishers, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3vBq5vJ. Acesso em: 12 jan. 2022.

KAPCZYNSKI, A. Access to knowledge: a conceptual genealogy. In: KAPCZYNSKI, A; KRIKORIAN, G. (org.). Access to knowledge in the age of intellectual property. New York: Zone Books, p. 17-56, 2010. Disponível em: https://library.oapen.org/handle/20.500.12657/26082. Acesso em: 13 jan. 2022.

KURAMOTO, H. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 35, n. 2, p. 91-102, 2006. Disponível em: https://bit.ly/36WJ2Pi. Acesso em: 13 jan. 2022.

KURAMOTO, H. Acesso livre à informação científica: novos desafios. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 154-157, 2008. Disponível em: http://tinyurl.com/2433muvj. Acesso em: 17 ago. 2022.

LARIVIÈRE, V.; HAUSTEIN, S.; MONGEON, P. The oligopoly of academic publishers in the digital era. PLOS ONE, San Francisco, v. 10, n. 6, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0127502. Acesso em: 2 mar. 2022.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Unesp, 2000.

LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Brasilia: Briquet de Lemos, 1996.

MACHIN-MASTROMATTEO, J. D.; URIBE-TIRADO, A.; ROMERO-ORTIZ, M. E. Piracy of scientific papers in Latin America: an analysis of Sci-Hub usage data. Information Development, London, v. 32, n.5, p. 1806-1814, 2016.

MADDI, A., SAPINHO, D. On the culture of open access: the Sci-hub paradox. Scientometrics, Budapest, 128, p. 5647–5658, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-023-04792-5.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MUELLER, S. P. M. O periódico científico. In: CAMPELLO, B.S.; CENDÓN, B.V.;

KREMER, J.M. (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. p. 73-96.

MUELLER, S. P. M. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 35, n. 2, p. 27-38, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652006000200004

NATIONAL ACADEMIES OF SCIENCES, ENGINEERING AND MEDICINE. Open Science by design: realizing a vision for 21st century research. Washington: The National Academies Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.17226/25116.

NEUBERT, P. S.; RODRIGUES, R. S. Oligopólios e publicação científica: a busca por impacto na América Latina. Transinformação, Campinas, SP, v. 33, e200069, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-0889202133e200069.

NEWTON, I. Letter to Robert Hooke. 1675. Disponível em: https://bit.ly/3HvcNmJ. Acesso em: 2 mar. 2022.

NOWAK, J. The good, the bad, and the commons: a critical review of popular discourse on piracy and power during anti-ACTA protests. Journal of Computer-Mediated Communication, Oxford, UK, v. 21, n. 2, p.177-194, 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jcc4.12149. Acesso em: 20 jul. 2023.

OLIVEIRA, F. V. A licença Creative Commons e a comunicação científica: a questão dos periódicos eletrônicos de acesso aberto. 2011. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2011.

OWENS, B. Sci-Hub downloads show countries where pirate paper site is most used. Nature News, 25 fev. 2022. Disponível em: https://go.nature.com/3hzdIrW. Acesso em: 2 mar. 2022.

PIWOWAR, H. et al. The state of OA: a large-scale analysis of the prevalence and impact of Open Access articles. PeerJ 6, [S.l.], e4375, 2018. DOI: https://doi.org/10.7717/peerj.4375.

SAMUELSON, P. Notice failures arising from copyright duration rules. Boston University Law Review, Boston, v. 96, n. 3, p. 667-689, 2016. Disponível em: http://tinyurl.com/3y4ntd8h. Acesso em: 20 jun. 2022.

SCHONFELD, R. C. Ithaka S+R: Meeting researchers where they start: streamlining access to scholarly resources. [New York]: Ithaka, 2015. DOI: https://doi.org/10.18665/sr.241038.

SCHONFELD, R. C. Revisiting: who has all the content? The Scholarly Kitchen, [S.l.],13 jul. 2023. Disponível em: https://shorturl.at/xCHX1. Acesso em: 22 jun. 2023.

SOUTO, P. C. N.; OPPENHEIM, C. Direitos autorais e o movimento de acesso aberto: um equilíbrio que demanda novas atitudes. In: FERREIRA, S. M. S. P.; TARGINO, M. G. (org.). Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão. São Paulo: Senac SP, 2008.

TARGINO, M. G. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/326. Acesso em: 10 jan. 2022.

WEITZEL, S. R. As publicações científicas como fonte de renda econômica de editores comerciais: o acesso aberto solapado. In: PRÍNCIPE, E.; RODE, S. M. (org.). Comunicação científica aberta. Rio de Janeiro: IBICT, 2022. p. 173-188. Disponível em: https://bit.ly/3kEtovu . Acesso em: 2 maio 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Nanci Oddone, Leticia Vitória Rodrigues Lima de Souza

Downloads

Não há dados estatísticos.