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Acesso ao conhecimento no contexto da ciência aberta
Foto de um corpo com chave na boca, simbolizando o acesso aberto ilegal

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Palavras-chave

Sci-Hub
Comunicação científica
Acesso aberto
Direito autoral
Desobediência intelectual

Como Citar

ODDONE, Nanci; SOUZA, Leticia Vitória Rodrigues Lima de. Acesso ao conhecimento no contexto da ciência aberta: o segredo da popularidade do Sci-Hub. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024001, 2024. DOI: 10.20396/rdbci.v22i00.8673883. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8673883. Acesso em: 11 out. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Introdução: O Sci-Hub é um canal de acesso a textos científicos totalmente gratuito e sem necessidade de cadastro que recupera documentos através do título ou de identificadores persistentes, mesmo quando são textos protegidos pelas leis de direito autoral. O artigo apresenta o contexto de criação do Sci-Hub e seu funcionamento, informando sobre as barreiras à comunicação científica impostas pelo sistema editorial vigente. Objetivo: O estudo investigou a extensão do uso do Sci-Hub no Brasil entre estudantes de pós-graduação stricto sensu de diferentes áreas. Metodologia: A pesquisa envolveu um survey sobre as motivações para o uso do Sci-Hub, aplicado com o auxílio do Google Formulários. Resultados: Os resultados mostraram que cerca de 20% dos respondentes não conheciam o Sci-Hub. Entre os 779 pós-graduandos que conheciam a ferramenta, 88% indicaram usá-la regularmente, seja pelo custo zero ou pela praticidade (74%). Pouco mais de 14% assinalaram desobediência intelectual como motivação para usar o Sci-Hub. Os resultados indicaram também que o Sci-Hub tem se mantido como um atalho entre o pesquisador e o conteúdo científico indispensável para a realização de sua pesquisa e para a evolução da ciência. Conclusões: Conclui-se que a criação do Sci-Hub e sua intensa utilização no Brasil e ao redor do mundo são um sintoma da reação dos cientistas ao esquema deteriorado de comunicação científica mantido pelas editoras internacionais e uma constatação da importância dos princípios da Ciência Aberta.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v22i00.8673883
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