Banner Portal
Pandemia trouxe oportunidades para mais inclusão na ciência
Imagem de laboratório realizando experiência com um profissional
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B

Palavras-chave

Acesso aberto
Acesso à informação
Pandemia
Covid-19

Como Citar

OLIVEIRA, Monique Batista de; BARATA, Germana Fernandes; HAFIZ , Mariana; MARSHALL, Melanie Benson; PINFIELD, Stephen. Pandemia trouxe oportunidades para mais inclusão na ciência: uma análise temática de documentos sobre práticas de ciência aberta . RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023015, 2023. DOI: 10.20396/rdbci.v21i00.8673918. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8673918. Acesso em: 4 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Introdução: A pandemia da Covid-19 produziu um grande volume de dados científicos e fomentou práticas abertas de ciência em função do compartilhamento de dados para o controle do vírus Sars-CoV-2. Tal cenário gerou oportunidades para o movimento da Ciência Aberta (CA). Objetivo: O intuito deste artigo é mapear as narrativas circulantes sobre práticas de CA durante a pandemia – com destaque aos debates sobre acesso público ao conhecimento e a práticas e valores características de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI). Metodologia: Realizou-se análise documental e temática de 30 artigos científicos, notícias na imprensa, posts de blogs e materiais institucionais publicados em português obtidos mediante busca por palavras-chave no SciELO, Google e bibliotecas da Câmara e do Senado. Resultados: Observou-se que 36,6% (11) dos documentos mencionaram valores de EDI, enquanto 70% (21) incluíram discussões sobre acesso público e universal ao conhecimento. Os textos poderiam apresentar ambas as temáticas, sendo contabilizados tanto na categoria de EDI quanto de acesso público. Da amostra, 23% (7) não mencionaram nenhuma dessas duas categorias e 77% apresentaram ao menos uma delas. Conclusão: De modo geral, o uso da ciência aberta foi associado à rápida produção de respostas para a pandemia, o que levanta questões sobre a continuidade de práticas abertas em períodos em que essa urgência não esteja presente. Quanto ao debate sobre EDI, embora ainda incipiente, a pandemia apresenta oportunidades de coprodução do conhecimento e práticas mais inclusivas — com experiências de debates públicos em tempo real da construção de evidências.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v21i00.8673918
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B

Referências

ALONSO, A. Métodos qualitativos de pesquisa: uma introdução. Em: Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Qualitativo. [s.l.] : Sesc São Paulo/Cebrap, 2016.

AMARO, B. et al. Iniciativas informacionais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em tempos da pandemia. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5400–e5400, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5400.

APÓSTOLO, J. L. A; da SILVA, R. C. G. Ciência cidadã e aberta em tempos de pandemia! Revista de Enfermagem Referência, [S. l.], v. serV, n. 8, 2021. DOI: 10.12707/rv21eds8. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3882/388270423001/388270423001.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.

BARATA, G. Divulgação científica eleva acesso aberto a novo patamar. Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC, 2022. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/novo/2022/03/divulgacao-cientifica-eleva-acesso-aberto-a-novo-patamar/. Acesso em: 5 abr. 2023.

BECK, U. Risk society: towards a new modernity. London; Newbury Park, Calif.: Sage Publications, 1992. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&scope=site&db=nlebk&db=nlabk&AN=53304. Acesso em: 22 set. 2016.

BELLI, S.; MUGNAINI, R.; BALTÀ, J.; ABADAL, E. Coronavirus mapping in scientific publications: When science advances rapidly and collectively, is access to this knowledge open to society? Scientometrics, [S. l.], v. 124, n. 3, p. 2661–2685, 2020. DOI: 10.1007/s11192-020-03590-7.

Berlin Declaration on Open Access to Knowledge in the Sciences and Humanities. , 2003. Disponível em: https://openaccess.mpg.de/67605/berlin_declaration_engl.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

BERMÚDEZ-RODRÍGUEZ, T.; MURARO DA SILVA, V.; SPATTI, A. C.; MONACO, C. A. S. L. M. O impacto do acesso aberto na produção e difusão de conhecimento sobre a Covid-19. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5296, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5296.

Bethesda Statement on Open Access Publishing. , 2003. Disponível em: https://www.ouvrirlascience.fr/bethesda-statement-on-open-access-publishing. Acesso em: 3 abr. 2023.

BRASIL. COVID-19: Fontes Primárias de Informação. Brasília: Senado Federal: Biblioteca do Senado Federal, , 2021. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/570174/Coronavirus_COVID-19_Fontes_primarias.pdf?sequence=11&isAllowed=y. Acesso em: 3 jun. 2023.

Budapest Open Access Initiative. , 2002. Disponível em: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/read/. Acesso em: 3 abr. 2023.

BURGELMAN, J.; PASCU, C.; SZKUTA, K.; VON SCHOMBERG, R.; KARALOPOULOS, A.; REPANAS, K.; SCHOUPPE, M. Open Science, Open Data, and Open Scholarship: European Policies to Make Science Fit for the Twenty-First Century. Frontiers in Big Data, [S. l.], v. 2, p. 43, 2019. DOI: 10.3389/fdata.2019.00043.

CALLWOOD, K. A.; WEISS, M.; HENDRICKS, R.; TAYLOR, T. G. Acknowledging and Supplanting White Supremacy Culture in Science Communication and STEM: The Role of Science Communication Trainers. Frontiers in Communication, [S. l.], v. 7, p. 787750, 2022. DOI: 10.3389/fcomm.2022.787750.

CANDIDO, V. O que é ciência aberta. E quais os entraves para ela. 2023. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2023/01/15/O-que-%C3%A9-ci%C3%AAncia-aberta.-E-quais-os-entraves-para-ela. Acesso em: 17 jan. 2023.

CHRIST, T. Bio-manguinhos promove painel sobre Ciência Aberta e Covid-19. 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/bio-manguinhos-promove-painel-sobre-ciencia-aberta-e-covid-19. Acesso em: 17 jan. 2023.

COALISION S. cOAlision S: Why Plan S, 2021. Disponível em: https://www.coalition-s.org/why-plan-s/. Acesso em: 15 ago. 2023

COBB, M. The prehistory of biology preprints: A forgotten experiment from the 1960s. PLOS Biology, [S. l.], v. 15, n. 11, p. e2003995, 2017. DOI: 10.1371/journal.pbio.2003995.

da CUNHA, M. B. Aaron Swartz: bandido ou herói do acesso aberto? Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 475–479, 2020. DOI: 10.26512/rici.v13.n2.2020.31711.

DAGNINO, R. Tecnologia social: contribuições conceituais e metodológicas. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2014.

DAVID, P. A. The Historical Origins of “Open Science”: An Essay on Patronage, Reputation and Common Agency Contracting in the Scientific Revolution. Capitalism and Society, [S. l.], v. 3, n. 2, 2008. DOI: 10.2202/1932-0213.1040. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.2202/1932-0213.1040/html. Acesso em: 26 jun. 2023.

DONATO, H.; VILLANUEVA, T.; ESCADA, P. 26 - Publicação médica em tempos de pandemia. Medicina Interna, [S. l.], 2020. DOI: 10.24950/rspmi/COVID19/H.Donato/T.Villanueva/P.Escada/S/2020. Disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/246. Acesso em: 16 jan. 2023.

EBSCO. O argumento a favor de uma pesquisa aberta em tempos de COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.ebsco.com/e/pt-br/blog/o-argumento-a-favor-de-uma-investigacaeo-aberta-em-tempos-de-covid-19. Acesso em: 17 jan. 2023.

EMERI. EmeRI: Emerging Research Information. 2020. Disponível em: https://preprints.ibict.br/sobrePreprint.jsp. Acesso em: 5 jul. 2023.

FERREIRA, M. C. Z. A importância do acesso aberto em tempos de pandemia. São Paulo

FINLAY, S. M.; RAMAN, S.; RASEKOALA, E.; MIGNAN, V.; DAWSON, E.; NEELEY, L.; ORTHIA, L. A. From the margins to the mainstream: deconstructing science communication as a white, Western paradigm. Journal of Science Communication, [S. l.], v. 20, n. 1, p. C02, 2021. DOI: 10.22323/2.20010302.

FRASER, N.; BRIERLEY, L.; DEY, G.; POLKA, J. K.; PÁLFY, M.; NANNI, F.; COATES, J. A.. The evolving role of preprints in the dissemination of COVID-19 research and their impact on the science communication landscape. PLOS Biology, [S. l.], v. 19, n. 4, p. e3000959, 2021. DOI: 10.1371/journal.pbio.3000959 .

HEATH, V.; VÉZINA, B. Agora é a hora para políticas de acesso aberto - veja por quê. CC Brasil, 2020. Disponível em: http://br.creativecommons.net/2020/03/24/agora-e-a-hora-para-politicas-de-acesso-aberto-veja-por-que/. Acesso em: 17 jan. 2023.

HOMOLAK, J.; KODVANJ, I.; VIRAG, D. Preliminary analysis of COVID-19 academic information patterns: a call for open science in the times of closed borders. Scientometrics, [S. l.], v. 124, n. 3, p. 2687–2701, 2020. DOI: 10.1007/s11192-020-03587-2.

HOOK, D. Open Access surpasses subscription publication globally for the first time. 2021. Disponível em: https://www.dimensions.ai/blog/open-access-surpasses-subscription-publication-globally-for-the-first-time/. Acesso em: 5 jul. 2023.

JUDD, K.; MCKINNON, M. A Systematic Map of Inclusion, Equity and Diversity in Science Communication Research: Do We Practice what We Preach? Frontiers in Communication, [S. l.], v. 6, p. 744365, 2021. DOI: 10.3389/fcomm.2021.744365.

LARIVIÈRE, V.; SHU, F.; SUGIMOTO, C. R. O surto de coronavírus (COVID-19) ressalta sérias deficiências na comunicação científica. , 2020. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2020/03/12/o-surto-de-coronavirus-covid-19-ressalta-serias-deficiencias-na-comunicacao-cientifica/. Acesso em: 9 mar. 2023.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. Laboratory life: the social construction of scientific facts. Beverly Hills: Sage Publications, 1979.

LEWENSTEIN, B. The need for feminist approaches to science communication. Journal of Science Communication, [S. l.], v. 18, n. 04, p. C01, 2019. DOI: 10.22323/2.18040301.

MAHMOUDI, M. Gender parity among the Altmetric Top 100 publications on COVID-19. Future Science OA, [S. l.], v. 7, n. 2, p. FSO651, 2021. DOI: 10.2144/fsoa-2020-0175.

MENDONÇA, A.; TANIGUSHI, C.; PACKER, A. L. Servidor SciELO Preprints completa dois anos de operação, contribuindo para o avanço da Ciência Aberta | SciELO em Perspectiva. , 2022. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2022/05/11/servidor-scielo-preprints-completa-dois-anos-de-operacao-contribuindo-para-o-avanco-da-ciencia-aberta/. Acesso em: 29 jun. 2023.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

NASSI-CALÒ, L. Por que é importante apoiar infraestrutura aberta para publicar preprints? SciELO em Perspectiva, 2022. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2022/11/11/por-que-e-importante-apoiar-infraestrutura-aberta-para-publicar-preprints/. Acesso em: 9 mar. 2023.

OLIVEIRA, M.; B., M. F.; BUENO, A.; DE SOUSA, D. P.; PIGOZI, P. L.; MORYIA, R.; AKERMAN, M. Actions during the COVID-19 pandemic to protect the most vulnerable population: what is the potency amid chaos? Health Promotion International, [S. l.], p. daab122, 2021. DOI: 10.1093/heapro/daab122.

OLIVEIRA, T.; ARAUJO, R. F.; CERQUEIRA, R. C.; PEDRI, P. Politização de controvérsias científicas pela mídia brasileira em tempos de pandemia: a circulação de preprints sobre Covid-19 e seus reflexos. Revista Brasileira de História da Mídia, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.26664/issn.2238-5126.101202111810. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/11810. Acesso em: 31 jan. 2023.

ONU. Saiba porque o movimento da “Ciência aberta” pode acelerar a busca pela vacina da COVID-19. 2020. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/100283-saiba-porque-o-movimento-da-%E2%80%9Cci%C3%AAncia-aberta%E2%80%9D-pode-acelerar-busca-pela-vacina-da-covid-19. Acesso em: 17 jan. 2023.

ORTHIA, L. A.; MCKINNON, M.; VIANA, J. N.; WALKER, G. Reorienting science communication towards communities. Journal of Science Communication, [S. l.], v. 20, n. 03, p. A12, 2021. DOI: 10.22323/2.20030212.

PENIDO, C.; LANZARINI, C.; RIBEIRO, M. D.; ESHER, A.; SOUZA, M. C. Urgência da geração de conhecimento durante a pandemia de covid-19: um retrospecto sobre a integridade em publicações em saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 530–547, 2022. DOI: 10.29397/reciis.v16i3.3303.

PETROU, C. 2020 – Como foi a Produção Científica no ano da pandemia? 2020. Disponível em: https://www.acessoaberto.usp.br/2020-producao-cientifica-no-ano-da-pandemia/. Acesso em: 17 jan. 2023.

PORTER, S. J.; HOOK, D. W. How COVID-19 is Changing Research Culture. Digital Science, [S. l.], 2020. DOI: 10.6084/M9.FIGSHARE.C.4997174.

RODE, S. de M. Ciência Aberta e preprints na publicação científica. 2020. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35765/ciencia-aberta-e-preprints-na-publicacao-cientifica. Acesso em: 17 jan. 2023.

RODE, S. de M.; FONTES, I. Diversidade, equidade e inclusão na ciência. Em: RODE, Sigmar De Mello et al. (eds.). Desafios e perspectivas da editoria científica. [s.l.] : Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), 2022. DOI: 10.21452/abec.2022.isbn.978-65-993452-2-7.cap3. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Desafios_e_perspectivas_da_editoria_cientifica_2021.pdf#cap3. Acesso em: 26 jun. 2023.

RODRIGUES, E. A pandemia e a emergência da Ciência Aberta. Em: A Universidade do Minho em tempos de pandemia. Minho: Universidade do Minho, 2020. p. 263–294. DOI: 10.21814/uminho.ed.24.12. Disponível em: https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/view/26/52/445-1. Acesso em: 17 jan. 2023.

RODRIGUES, E. Ciência Aberta: Resposta de Emergência ou o Novo Normal? Acta Médica Portuguesa, [S. l.], v. 35, n. 12, p. 853–855, 2022. DOI: 10.20344/amp.19200.

da ROSA, S. S.; da SILVA, F. C. C.; PAVÃO, C. M. G. Iniciativas de acesso aberto no combate à pandemia: dados abertos e propriedade intelectual na disseminação da informação e conhecimento. RDBCI Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, [S. l.], v. 19, p. 1–22, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8666880.

SANTOS-D’AMORIM, K. A comunicação científica em movimento: das origens aos debates atuais | Brazilian Journal of Information Science: research trends. Brajis - Brasilian Journal of Information Science, [S. l.], 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/11468. Acesso em: 23 jan. 2023.

SCHREIBER, M. Coronavírus: uso de dados de geolocalização contra a pandemia põe em risco sua privacidade? BBC News Brasil, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52357879. Acesso em: 5 jul. 2023.

SILVA, Elsa Costa E. Entrevista com Eloy Rodrigues: “Não Haverá Ciência Aberta, Se Não For Abandonado o Uso Excessivo e Errado das Métricas”. Revista Lusófona de Estudos Culturais, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 139–146, 2022. DOI: 10.21814/rlec.4044.

SPINAK, E. Aviso aos navegantes – os tempos estão mudando. SciELO em Perspectiva, 2020. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2020/07/01/aviso-aos-navegantes-os-tempos-estao-mudando/. Acesso em: 9 mar. 2023.

STUEBER, K.; da SILVEIRA, F. X.; TEIXEIRA, M. do R. F. Ciência Aberta, acesso aberto: revisão de literatura da comunicação científica sobre Covid-19 na plataforma SciELO (2020). Saúde em Debate, [S. l.], v. 46, n. spe1, p. 348–367, 2022. DOI: 10.1590/0103-11042022e124.

TERRY, G.; HAYFIELD, N.; CLARKE, V.; BRAUN, V. Thematic Analysis. Em: The SAGE Handbook of Qualitative Research in Psychology. 1 Oliver’s Yard, 55 City Road London EC1Y 1SP: SAGE Publications Ltd, 2017. DOI: 10.4135/9781526405555. Disponível em: https://sk.sagepub.com/reference/the-sage-handbook-of-qualitative-research-in-psychology. Acesso em: 22 nov. 2022.

UNESCO. Acesso aberto para facilitar a pesquisa e a informação sobre a COVID-19. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/communicationinformationresponse/opensolutions. Acesso em: 17 jan. 2023.

UNESCO. Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta. [s.l.] : UNESCO, 2021. DOI: 10.54677/XFFX3334. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por. Acesso em: 29 maio. 2023.

UNESCO. COVID-19: Colaboração científica e ciência aberta. [s.d.]. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/covid19/sciencesresponse. Acesso em: 21 fev. 2023.

WELLCOME TRUST. Sharing research data and findings relevant to the novel coronavirus (COVID-19) outbreak. 2020. Disponível em: https://wellcome.ac.uk/press-release/sharing-research-data-and-findings-relevant-novel-coronavirus-covid-19-outbreak. Acesso em: 02 jun. 2023.

WHO. WHO third global infodemic management conference: whole-of-society challenges and approaches to respond to infodemics, online, October–December 2020. Geneva: World Health Organization, 2021. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/349341. Acesso em: 14 fev. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Monique Oliveira, Germana Barata, Mariana Hafiz , Melanie Benson Marshall, Stephen Pinfield

Downloads

Não há dados estatísticos.